[Primeira volta] Jeep Gladiator Rubicon é picape para qualquer desafio

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Vendida por R$ 499.990, a Jeep Gladiator chega na versão Rubicon sem opcionais. Ela tem motor 3.6 V6 de 284 cv de potência e torque de 35,4 kgfm

Por Marlos Ney Vidal 
De Cabaceiras (PB)

Primeira picape da Jeep no mercado brasileiro, a Gladiator chega com estilo arrojado, excelente capacidade off-road e boa lista de itens de série. O preço sugerido é de R$ 499.990 e a marca espera vender cerca de 300 unidades neste ano. Sem opcionais, o modelo é vendido na versão Rubicon que é a opção que tem o melhor pacote de recursos para o fora de estrada. 

Para os que gostam de exclusividade, a Jeep oferece via Mopar 72 opções de acessórios para customização do modelo. Há tela para o teto, portas tubulares, suporte para bicicletas, entre outros itens.

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A Jeep Gladiator é irmã do SUV Wrangler e a frente dos dois é quase a mesma, a picape tem a grade de sete fendas um pouco mais larga. Mas os característicos faróis, capô e para-lamas destacados são comuns aos dois modelos.

Jeep Gladiator Rubicon
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos -Jeep Gladiator tem 5,59 metros de comprimento

A picape conta com faróis dianteiros e de neblina de LED com uma nítida luz branca, enquanto as luzes de circulação diurna (DRL) formam uma auréola ao redor dos faróis.  

De lado, a picape tem as mesmas portas do Wrangler, as diferenças começam na coluna “C” por conta da caçamba. Aliás, na parte de trás, a Gladiator tem visual retrô com lanternas destacadas na carroceria. A tampa traseira tem um ressalto bem pronunciado no centro com o nome Jeep em destaque. 

Aliás, a tampa traseira é super leve para abrir e fechar. Sua descida é suave mesmo que a solte de uma vez. 

Por dentro, a Jeep Gladiator tem o painel do Wrangler e na versão Rubicon, há uma faixa central em vermelho. A central multimídia fica bem destacada e é de fácil visualização. O volante é comum a outros modelos da Jeep com comandos multifuncionais. 

O sistema Uconnect de 8,4” com Apple CarPlay e Android Auto, além de quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, conectores USB do tipo A e C, sistema de áudio premium Alpine com nove alto- falantes, barra de som traseira fixadas na estrutura do teto, subwoofer e amplificador de 552 Watts.  

Os comandos estão todos ao alcance das mãos do condutor sendo bem posicionados ergonomicamente. Somente os comandos dos vidros elétricos é que não ficam na posição ideal, como as portas podem ser retiradas, eles foram posicionados na parte central do painel. A explicação da Jeep é porque as portas podem ser retiradas um item elétrico a menos facilita sua remoção. 

Como é uma picape voltada para uso off-road, o acabamento é mais robusto e condizente com sua proposta. É possível inclusive lavar o assoalho que conta com saídas para escoamento de água. 

Os bancos dianteiros da Jeep Gladiator apoiam bem as pernas e as costas dos ocupantes. As abas do encosto mais largas ajudam a segurar o corpo dos passageiros, mesmo em terrenos pouco hostis. 

Os ocupantes do banco traseiro tem bom espaço para as pernas e há espaço para três ocupantes adultos, o do meio fica um pouco prejudicado por conta do console central, mas há como ele acomodar seus pés sem grandes malabarismos. 

Entretanto, o assento do banco é curto e não apoia bem as pernas dos ocupantes. Isso fica ainda um pouco mais complicado pelo posicionamento mais baixo do banco. Os joelhos acabam ficando em posição mais elevada.

Tamanho da Jeep Gladiator Rubicon

A Jeep Gladiator é menor do que a Ram 1500 Rebel, mas é maior que uma Toyota Hilux, por exemplo. São 5,59 metros de comprimento, 3,48 metros de entre-eixos, 1,90 m de altura e 1,89 m de largura. Já em relação ao Wrangler, a Gladiator é 81 centímetros maior. Apesar das dimensões bem avantajadas, a picape é fácil de ser domada, inclusive no trânsito urbano. É claro que mudanças de faixa requerem mais atenção, mas fora isso, é um carro prazeroso de se guiar.

No asfalto liso, a Jeep Gladiator tem praticamente o mesmo conforto a bordo que o Wrangler. A suspensão acaba filtrando bem as imperfeições do piso. Até mesmo em estradas de chão batido, a picape tem certo conforto, mas em pisos ruins não há milagres e o sacolejo no habitáculo é geral. 

A capacidade de carga da Gladiator é de 674 quilos e o volume da caçamba é de 1.000 litros. O compartimento de carga tem 1,53 metros de comprimento, 1,42 m de largura e 86 centímetros de altura. Apesar do preço, a Gladiator fica devendo um protetor de caçamba. No entanto, há ganchos para amarração de cargas, iluminação em LED e tomada de 220V. 

Motor da Jeep Gladiator

A Jeep Gladiator chega ao Brasil equipada com o motor 3.6 V6 movido a gasolina com potência de 284 cv a 6.400 rpm e 35,4 kgfm de torque a 4.100 rpm. O propulsor é ligado ao câmbio automático de oito marchas. O tanque de combustível leva 83 litros. 

O conjunto tem funcionamento suave e para quem quer ouvir um ronco extra do motor V6, terá que optar pelo escapamento Mopar que deixa a picape com uma sinfonia melhor. 

Mesmo com o peso acima das duas toneladas, o motor V6 a gasolina oferece bom desempenho para a picape, em nosso test drive fizemos ultrapassagens de carretas sem sustos, basta pisar mais fundo no pedal do acelerador que a picape mostra a que veio. O câmbio de oito marchas tem trocas rápidas e proporciona boas retomadas de velocidade. 

Off-road

No fora-de-estrada, a Jeep Gladiator encara bem os obstáculos à sua volta. A altura livre em relação ao solo é de 27 centímetros, o ângulo de entrada é de 43° e o de saída é de 26°. A picape tem capacidade de transpor trechos alagados com até 76 centímetros de altura. 

Como já escrevemos acima, a Jeep Gladiator Rubicon é a versão com maior capacidade  off-road da picape. Ela conta com a tração 4×4 Rock-Trac com relação reduzida 4:1 e crawl ratio de 77:1 permite que a picape entregue o máximo de força em baixa velocidade, para maior controle, além de aumentar a quantidade de torque disponível nas rodas. 

Além disso, a versão tem o sistema Tru-Lok que faz o bloqueio eletrônico dos dos diferenciais traseiro e dianteiro. O recurso trava mecanicamente os eixos fazendo com que ambas as rodas girem na mesma velocidade e evitando que as rodas sem contato com o solo girem em falso. Ele proporciona que a roda em contato com o solo tenha o máximo torque possível para superar os mais difíceis obstáculos. O eixo traseiro pode ser travado no modo 4HI, para uso em velocidades altas em terrenos de baixo atrito, especialmente em Dunas. 

Mas se o trecho for ainda mais severo, a Gladiator conta com barra estabilizadora com desconexão eletrônica que permite o aumento de 30% na articulação da suspensão dianteira. Em nosso test drive no Lajedo de Pai Mateus, o recurso foi um importante aliado, deixando inclusive o carro mais confortável no percurso bem acidentado. 

Segundo a Jeep, a Gladiator também tem o novo sistema Off-road+  que quando ativado, automaticamente ajusta a picape Jeep Gladiator para as condições do terreno. Atua nos principais sistemas da picape, como acelerador, controle Selec-Speed, controle de tração e trocas de marchas, a fim de garantir o desempenho ideal para o terreno. Se habilitado em 4-HI, ele adapta a operação para velocidades mais altas, para uso em dunas, por exemplo. Se habilitado em 4-LO, ele ajusta a operação para um off-road de baixa velocidade, ideal para terrenos com pedras (rock crawling).  

Os amantes das trilhas ainda contam com a câmera frontal off-road Trailcam que mostra o caminho a ser percorrido pela picape, evitando surpresas não visíveis. 

Itens de série

Entre os principais itens de série da Jeep Gladiator estão rodas de 17” com pneus de uso misto, HDC – Hill Descent Control, teto removível na cor da carroceria, para-brisa rebatível, 2 ganchos para reboque frontais e 1 traseiro, cluster digital de 7”, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, assistente de voz Hands Free, ar-condicionado Digital Dualzone, chave presencial com partida remota, monitoramento da pressão dos pneus, bancos revestidos em couro, porta objetos com chave sob o banco traseiro e porta da caçamba com 3 posições.

Segurança

Em relação a segurança, a picape conta com piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de tráfego cruzado, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro e airbags frontais e laterais, entre outros. 

 Cores

A Jeep Gladiator é oferecida nas cores Vermelho Firecracker, Branco Bright, Black, Granite Crystal e Sting Gray. Já as cores exclusivas de lançamento são o Prata Zenith, Vermelho Snazzberry e o Amarelo Gobi.

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