InícioAvaliaçãoTeste: Nissan Sentra Exclusive 2.0 - bom para o motorista e passageiros

Teste: Nissan Sentra Exclusive 2.0 – bom para o motorista e passageiros

- publicidade -
- publicidade -

Oitava geração do sedã tem linhas arrojadas e está bem equilibrado. Segurança e prazer de dirigir são destaques. Pequenos deslizes podem ser corrigidos. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

O sedã médio Nissan Sentra Exclusive agrada pelas linhas da carroceria. O melhor do carro é estar ao volante. Suspensão bem acertada, direção comunicativa e bom desempenho convidam o motorista por mais tempo ao volante. O carro está bem equilibrado.

Se a carroceria sedã perdeu espaço para a SUV, que tem menor comprimento e mais praticidade no transporte de carga, o prazer de dirigir é superior. Quem gosta de dirigir, encontra nesta geração do Sentra o que quer.

VEJA TAMBÉM:

O interior do Nissan Sentra Exclusive tem bom acabamento, apesar do material (polipropileno) duro no painel central ser camuflado com aplique de textura macia. O visual do painel central é agradável. A anatomia dos bancos, inclusive o traseiro, denominada gravidade zero, evita cansaço em viagem longa.

O do motorista tem regulagem lombar com acionamento elétrico. Os bancos dianteiros têm aquecimento. O Nissan Sentra Exclusive é importado do México e vendido nos EUA. O aquecimento tem utilidade apenas na região sul do Brasil onde as temperaturas são muito baixas no inverno.

Revestimento em material sintético sofistica o interior, mas não transpira. Neste caso, a ventilação nos bancos seria mais adequada.

A maioria dos comandos está ao alcance das mãos. A lamentar que os comandos dos vidros, exceto o do motorista, não têm iluminação assim como o porta-luvas. Inconcebível em carro que custa cerca de R$ 180 mil.

O volante agrupa muitos comandos e juntamente com revestimento liso contrariam a ergonomia. A posição ao volante é boa e a coluna de direção tem ajustes em altura e distância.

Retrovisores grandes e câmera de 360 graus ajudam na visibilidade, assim como limpadores de para-brisa e lavadores muito eficientes.

Acesso ao banco traseiro do Nissan Sentra Exclusive requer abaixar. Conforto e muito espaço para dois adultos. Encosto fracionado permite levar bagagem e ocupante. O porta-malas de bom tamanho tem limitação na colocação de objetos maiores por causa da abertura menor. Característica da carroceria sedã.

Deslize no acabamento é o prime sob o forro do porta-malas onde os olhos não alcançam. Esse procedimento é quase unânime atualmente na indústria automobilística. Um vale-tudo na redução de custo.

O quadro de instrumentos é completo, de fácil visualização de informações e uma tela TFT traz informações diversas do computador de bordo. O sistema multimídia é compatível com Android e Apple. Navegação não é nativa.

O freio de estacionamento do Nissan Sentra Exclusive é acionado com o pé. Assim, sobra espaço para porta-objeto no console central.

O acerto da suspensão multilink, uma novidade no carro, é percebido. O rodar é suave, apesar de usar pneus de perfil baixo (50). As transferências das imperfeições para dentro são bem absorvidas e não incomodam. Incomoda muito a frente esbarrar tanto na entrada quanto na saída de rampa.

O Sentra contorna curvas de baixa e de alta com segurança e movimentação quase imperceptível da carroceria. O carro tem o sistema que freia as rodas internas na curva com aumento do comportamento dinâmico.

A direção comunicativa e com boa definição de ponto central complementa o conjunto e torna muito prazeroso dirigir. Diâmetro de giro pequeno (10,4 metros) facilita manobra em espaço reduzido. Freios excelentes com disco nos dois eixos param o carro em espaço de segurança.

O motor 2.0 aspirado tem injeção direta de combustível e ciclo Atkinson, que mantém a válvula de admissão aberta durante a compressão. Isso aumenta a eficiência. Um eixo de balanceamento diminui vibrações e ruídos. Há material antirruído sob o capô e no painel de fogo.

O motor do Nissan Sentra Exclusive funciona somente com gasolina e forma par com o câmbio CVT Xtronic, que simula oito marchas e tem conversor de torque para resposta mais rápida na aceleração. Não ocorre a hesitação na arrancada que caracteriza o CVT. A 100 km/h o motor gira a 1.750 rpm.

O desempenho é muito bom na aceleração e na retomada (ultrapassagem). A relação peso/potência é de 9,3 kg/cv. No modo Sport, as rotações são elevadas visando melhorar o desempenho. Trocas manuais são feitas por meio de aletas no volante. 

No modo Eco, as marchas são trocadas em baixa rotação em busca do menor consumo. O consumo de gasolina registrado no computador de bordo variou entre 7 km/l e 8 km/l na cidade e atingiu 13 km/l na estrada, com ar desligado. 

Faróis com luzes de LED têm regulagem elétrica de altura de facho. Porém, o facho baixo tem alcance limitado e obriga a usar o alto, que ilumina bem. O farol alto é automático e evita o ofuscamento do carro da frente e em sentido contrário.

O Nissan Sentra Exclusive conta ainda com alerta de ponto cego, de tráfego cruzado na traseira, de saída de faixa sem interferência no volante, de colisão frontal, seis airbags, controles de tração e de estabilidade e, segundo o fabricante, estrutura reforçada da carroceria contra impactos.

Há muitos itens de conforto e conveniência, como partida remota do motor, objetos esquecidos no banco traseiro, ar digital, sistema de som sofisticado, retrovisor interno eletrocrômico, partida remota do motor e teto solar.

O Nissan Sentra Exclusive Premium tem preço sugerido de R$ 174.990. A pintura em duas tonalidades custa R$ 3 mil. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Nissan Sentra Exclusive 2.0

  • Motor
    De quatro cilindros em linha, transversal, gasolina, injeção direta, variação contínua do sistema da fase de abertura de válvulas, 1.997 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, de 150 cv de potência máxima a 6.000 rpm e torque máximo de 20 kgfm a 4.000 rpm
  • Transmissão
    Tração dianteira e câmbio CVT com oito marchas simuladas 
  • Direção
    Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,4 metros 
  • Freios
    Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira; ABS, VDC (controles de tração de estabilidade) e HSA (assistente de partida em rampa) 
  • Suspensão
    Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, multilink, barra estabilizadora; altura do solo, 13,4 centímetros; 
  • Rodas/pneus
    7×17”de liga leve /215/50R17
  • Peso
    1.405 kg
  • Carga útil (passageiros + bagagem)
    351 kg
  • Dimensões (metro)
    Comprimento, 4,646; largura, 1,816; altura, 1,456; distância entre-eixos, 2,70
  • Capacidades (litro)
    Porta-malas, 466; tanque, 47 
  • Desempenho
    Velocidade máxima, 200 km/h; aceleração até 100 km/h, 9,4 segundos
  • Consumo (km/l)
    Urbano, 11; estrada, 13,9 

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -