Confira os SUVs que chegarão ao mercado em 2021. Há novidades das principais marcas que atuam no mercado brasileiro

Em caminho sem volta, o próximo ano será continuidade da onda de SUVs no mercado brasileiro. CAOA Chery, Chevrolet, Exeed, Fiat, Ford, Hyundai, Jeep, Mercedes-Benz, Nissan, Renault, Toyota e Volkswagen são as marcas que apresentarão novidades no cobiçado segmento. Confira os que serão lançados em 2021:

CAOA Chery

Dando continuidade ao seu plano de expansão, a CAOA Chery apresentará o Tiggo 2 reestilizado e também o Tiggo 7 em nova geração. A marca também deverá apresentar o Tiggo 8 com motorização flex.

Tiggo 2

Reestilizado, o CAOA Chery Tiggo 2 2022 terá novo conjunto mecânico. O motor 1.5 e o câmbio de automático de quatro marchas será trocado por um propulsor 1.0 de três cilindros Turbo com potência estimada de 120 cv e 17 kgfm de torque. O motor será ligado ao câmbio CVT com simulação de nove marchas.

No visual externo, o SUV compacto ganhará dianteira renovada com novos capô, faróis e grade em formato bem maior que a atual se destaca e abriga a logomarca da Chery no centro. Na traseira, somente o para-choque será trocado.

No interior, o SUV compacto recebeu novas saídas de ar, console central e novas texturas no acabamento do painel. A novidade em tecnologia fica por conta da nova central multimídia de nove polegadas.

Tiggo 7

A nova geração do Tiggo 7 estreia a nova identidade visual da marca chinesa batizada de Motion 3.0.

Na dianteira, o capô está mais paralelo ao chão e os faróis estão mais estreitos e posicionados junto a tampa do motor.

A grade enorme se destaca e abriga a logomarca da Chery no centro. A entrada de ar na parte inferior têm elementos horizontais. Já na extremidades do para-choque que é bem vincando ficam as luzes de condução diurna em LED.

Na traseira, as lanternas são estreitas e são unidas por uma faixa de plástico que se estendem pela tampa. A peça acompanha os vincos das laterais. Já placa de identificação fica no para-choque.

O conjunto 1.5 Turbo Flex e a transmissão automatizada de dupla embreagem será mantido.

Chevrolet

A Chevrolet passará 2021 sem lançamentos inéditos no segmento de SUVs. Confirmado para o próximo ano, o Equinox passará por sua primeira reestilização.

LEIA TAMBÉM: HATCHES E SEDÃS QUE SERÃO LANÇADOS EM 2021

Na mudança visual de meio ciclo de vida, o novo Equinox ganhou novos para-choque, grade e faróis na porção dianteira. O para-choque recebeu novos abrigos das luzes de neblina. Já a grade continua dividida em duas partes, mas com novo desenho em quatro barras horizontais, sendo a primeira mais grossa que abriga a logo da marca e que ainda passa por cima dos faróis dividindo-os em duas peças.

O Equinox reestilizado continuará a ser vendido nas versões LT, Midnigth e Premier com motores turbos 1.5 ou 2.0.

Para manter o Tracker em evidência, o SUV deverá contar novas versões em 2021. Midnigth será uma delas.

Exeed

Entre os SUVs que serão lançados em 2021 está a estreia da Exeed, divisão de luxo da Chery. Com produção local, a aposta recai sobre o LX cujas patentes foram registradas semanas atrás no INPI. A produção local começará em 2021. A fábrica não foi confirmada, mas levando-se em conta que a produção de SUVs é concentrada em Anápolis (GO) e que o Exeed LX é construído a partir da mesma plataforma T1X dos irmãos 5X, 7 e o do Tiggo 8.

Aliás, do Tiggo 8, o Exeed LX herdará o motor 1.6 TGDI movido somente a gasolina, a potência de 187 cv a 5.500 rpm e torque de 28 kgfm entre 2000 a 4000 rpm. O câmbio é um automatizado de dupla embreagem de sete velocidades.

Fiat

2021 marcará a estreia da Fiat no segmento de SUVs compactos com a chegada do inédito modelo derivado do Argo. Construído a partir da mesma plataforma do hatch, o SUV Fiat seguirá os passos do VW Nivus, assim ele manterá o mesmo “miolo” do Argo, com portas idênticas e mesmo interior.

A diferença em relação ao hatch será altura mais elevada em relação ao solo e também por conta das novas dianteira e traseira.

No quesito motorização, o SUV do Argo terá os motores 1.3 Firefly e 1.0 Turbo Firefly.

Ford

Em sua virada no mercado brasileiro, a Ford seguirá apostando em SUVs em 2021. A bola da vez é o Bronco Sport que chegará via produção mexicana. O SUV que será mais um a tentar encarar o Compass no próximo ano chegará em três versões Wildtrak, Black Diamond e Big Bend.

As versões do Ford Bronco Sport que serão vendidas no Brasil serão equipadas com o motor 2.0 EcoBoost. O propulsor rende potência de 245 cv a 5.500 rpm e torque de 38 kgfm a 3.000 rpm. O motor será ligado ao câmbio automático de oito marcas com opção de trocas manuais por Paddle Shifters. O sistema de tração 4×4 com diferencial Dana 44 distribui o torque sob demanda para as rodas com bloqueio eletrônico.

Hyundai

A Hyundai apresentará em 2021 o Creta com o controverso visual. Mantendo as mesmas linhas de carroceria da geração atual, todas as estampagens da carroceria são novas. De lado, os vinco estão mais destacados, o superior se estendem pelos para-lamas dianteiro e traseiro.

Na dianteira, os para-lamas ganharam formas mais arredondas, assim com o capô. O para-choque abriga a enorme grade e na parte inferior um aplique prateado completa o visual. Na frente, o SUV recebeu conjunto de faróis duplos. A primeira peça é um filete fino que junto ao capô, a segunda metade fica alojada no para-choque em formas nada agradáveis aos olhos.

A traseira não é menos controversa que a dianteira e suas linhas são difíceis de se acostumar. As lanternas repetem o formato do farol principal dianteiro e ganhou uma aplique aos estilo tunning na cor da carroceria.

O Creta 2022 terá o mesmo motor 1.0 TGDi Flex com 120 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 17,5 kgfm a 1.500 rpm não importado se está abastecido com etanol ou gasolina. O motor deverá ser ligado somente ao câmbio automático de seis velocidades.

VEJA TAMBÉM: SAIBA COMO FAZER O MOTOR DURAR MAIS

Além do m 1.0 Turbo, o SUV continuará a ser equipado com o motor 1.6 de 130 cv ligado oaos câmbios manual ou automático de seis velocidades. As versões topo de linha manterão 2.0 rende 166 cv e é ligado somente ao câmbio automático de seis velocidades. 

Jeep

O próximo ano será agitado para Jeep, a marca da FCA terá modelo inédito, reestilização e novos motores.

Compass

As novidades começarão entre e abril e maio com o novo Compass 2022 que terá visual levemente retocado e interior completamente renovado. Na dianteira, a grade sete fendas manteve praticamente o mesmo formato atual. Já os faróis estão mais estreitos e são “invadidos” pelo para-choque na parte que se encontra a grade principal.

Os faróis auxiliares também mudaram de formato, assim com o entrada de ar inferior que terá tamanho bem maior que a atual.

Na porção traseira, o SUV médio de maior sucesso do mercado terá apenas novos desenhos internos das lanternas traseiras que manterão o mesmo formato.

No interior, o SUV terá novo painel com central multimídia flutuante. O quadro de instrumentos é a único detalhe que não mudou e manteve a tela de TFT de 7” no centro sendo ladeada com pelos mostradores analógicos. De resto tudo é novo, o painel é flutuante e a cobertura é com material emborrachado e em suas extremidades contarão com duas saídas de ar.

No Brasil, o Jeep Compass 2022 abandonará o motor 2.0 TigerShark Flex e a transmissão automático de seis velocidades. No lugar entrará o motor 1.3 Firefly Turbo com potência estimada de 180 cv e torque por volta dos 29 kgfm. O motor será ligado a transmissão automática CVT fornecida pela Aisin.

Já o motor 2.0 Turbo diesel também será recalibrado para render mais potência e toque, mas continuará ligado ao câmbio ZF de nove velocidades e com tração 4×4.

Além do visual renovado e novo motor. O Compass ganhará uma versão com tecnologia híbrida que chegará importada da Europa.

O Compass híbrido terá motor 1.3 Turbo Firefly movido a gasolina. O propulsor a combustão é responsável por impulsionar as rodas dianteiras. Já o elétrico fornece força para as rodas traseiras, o sistema de tração elétrica 4WD recebeu o nome de 4xe. A bateria do motor elétrico é carregada pelo sistema Plug In.

Renegade

O Jeep Renegade manterá o visual da reestilização de 2018, mas ganhará o motor 1.3 Turbo Firefly. O Jeep Renegade com motor 1.3 Firefly Turbo será ofertado praticamente nas mesmas versões atuais. O SUV compacto será comercializado nas opções Sport, Longitude, Limited e na Night Eagle que voltará a ser versão, depois de um tempo sendo vendida como pacote de acabamento.

Já o motor 1.8 E.torQ ligado ao câmbio automático de seis velocidades será vendido em versão única, nossa aposta é que ele será mantido na atual opção de entrada Standard.

AVALIAÇÃO: JEEP RENEGADE MOAB

O motor 2.0 Turbo diesel continuará a ser ofertado Moab, Longitude, Trailhawk e também em futura versão Limited.

Assim com o Compass, o Renegade também terá versão híbrida importada. O conjunto é o mesmo do Compass Hybrid com motor 1.3 Firefly e motor elétrico. Assim com o Compass Hrybrid, o Renegade terá sistema de tração 4WD.

Jeep de sete lugares

O modelo inédito da Jeep será o terceiro produto fabricado em Pernambuco. Derivado do Compass, o Jeep de sete lugares terá nome próprio e identidade dianteira e traseira exclusiva.

O inédito Jeep de sete lugares é diretamente derivado do Compass. Até a coluna “B” tudo será igual ao irmão. Da porta traseira para trás que são observadas as mudanças como a própria porta que está maior para facilitar o acesso aos dois bancos extras.

O entre-eixos também ficou ligeiramente maior. A porção traseira também têm suas diferenças em relação ao Compass, a coluna “C” está mais larga e tampa do porta-malas está bem verticalizada para abrir o espaço para o conjunto de bancos. Aliás não se deve esperar um espaço para os passageiros do “fundão muito diferente do que já é oferecido pelo Volkswagen Tiguan AllSpace.

Assim como os irmãos Renegade e Compass e a prima Toro, o projeto do Jeep de 7 lugares será construído a partir da plataforma Small Wide 4×4. Por conta do maior tamanho, a marca trabalha em reforços na plataforma. Aliás, a plataforma continuará rendendo frutos no Brasil e a nova geração do Jeep Renegade prevista para 2022 será construído a partir da arquitetura.

O novo Jeep para sete ocupantes deverá contar somente com motor 2.0 Turbo diesel que terá potência e torque revistos. Ele continuará ligado ao câmbio automático de nove velocidades e manterá a tração 4×4.

O SUV também poderá ser equipado com o motor 1.3 Firefly Turbo e câmbio CVT.

Kia

Nos últimos anos a Kia tem prometido entrar no segmento de SUVs compactos. Para 2021, a promessa é da possível estreia do Kia Niro Híbrido, quem anunciou foi José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.

O Kia Niro Híbrido conta com 4,37 metros e 2,70 m de entre-eixos.

O Niro Híbrido usa sistema plug-in que permite carregamento por tomada. O SUV tem motor 1.6 aspirado que trabalha em conjunto com um elétricos. A potência combinada é de 141 cv e torque de 26,9 kgfm. A marca coreana diz que a autonomia no modo elétrico é de 58 km.

Mercedes-Benz

Novo Mercedes-Benz GLA
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

Uma das novidades do Mercedes-Benz será a nova geração do GLA. O modelo roda em testes desde de janeiro deste ano e sua estreia será no primeiro semestre de 2021. Com o fechamento da fábrica de Itirapina (SP), o novo GLA chegará ao país importado.

A nova geração do Mercedes-Benz GLA cresceu em quase todas as dimensões com exceção do comprimento que ficou 1,4 centímetro mais curto.  Agora, o SUV mede 4,41 metros de comprimento, 1,61 m de altura, 2,73 m de entre-eixos e 1,83 m de largura. O porta-malas também cresceu e agora passa a ter capacidade para 435 litros de bagagem.

Na versão 200 o SUV é equipado com o motor 1.3 16V Turbo de quatro cilindros em linha. Movido a gasolina, o propulsor rende potência de 163 cv de potência máxima a 5.500 rpm e torque máximo de 16,3 kgfm de 1.620 a 4.000 rpm. Já o câmbio é um automatizado de dupla embreagem de sete marchas.

Além do 1.3, o novo Mercedes-Benz GLA conta com o motor 2.0 Turbo de 224 cv e torque de 35,7 kgfm na opção 250.

Nissan

O Nissan Kicks passará pelo bisturi no próximo ano e deverá fazer sua estreia já em fevereiro. Na frente, o Nissan Kicks 2022 reestilizado recebeu novo para-choque que manteve a grade em “V”, mas em tamanho bem maior. Os faróis são mais estreitos e ganharam iluminação de Full LED, mas o protótipo mostra que nem todas as versões terão as luzes em LED do modelo tailandês. Já os faróis auxiliares ficam bem mais destacados nas extremidades do para-choque.

Já na traseira, as lanternas mantiveram o mesmo formato e receberam apenas novas lentes. A mudança mais significativa é o novo para-choque.

No interior, o Kicks 2022 reestilizado terá novos revestimentos do bancos e central multimídia renovada. Aliás, o sistema será o mesmo do Versa 2021. A central tem display touch screen colorido de 7″, Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth, compatível com aplicativo Nissan Smart Phone.

Na motorização, o Kicks manterá o motor 1.6 aspirado ligado aos câmbios manual e automático do tipo CVT. O motor híbrido E-Power fará sua estreia no fim de 2021 conforme apurações do Autos Segredos.

Peugeot

Tentando aumentar sua participação no mercado que cai ano a ano, a Peugeot apresentará em 2021, o 3008 reestilizado. A mudança visual dará fôlego para modelo encarar as novidades que estrearão entre os SUVs médios em 2021.

Na dianteira, o Peugeot 3008 recebeu novos faróis que invadem a grade que ficou maior. O para-choque foi redesenhado e recebeu linhas mais agressivas, duas barras cromadas atravessam as extremidades do para-choque.

O Peugeot 3008 reestilizado manterá o motor 1.6 THP movido a gasolina e o câmbio automático de seis velocidades.

Renault

Sem novidades em relação a novos produtos, a Renault terá como principal novidade a chegada de seu novo motor 1.3 Turbo Flex que serão usados por sua dupla de SUVS em 2021. O motor fará sua estreia no Captur que terá pequeno retoque visual e interior renovado. O Duster também receberá o propulsor.

Captur

O Captur brasileiro terá o para-choque da reestilização de meio de vida da primeira geração do modelo europeu. Basicamente, a mudança visual fica restrita à porção dianteira do SUV. O Captur 1.3 Turbo terá novos faróis em Full Led, grade e para-choque redesenhados. Os faróis de neblina também serão em Led.

De lado, tudo fica como está, com exceção de rodas com novo desenho. Na traseira, o SUV terá o para-choque levemente retocado. As lanternas deverão contar com novos desenho interno.

Para dar um ar mais premium ao Renault Captur 1.3 Turbo, a Renault fará mudanças no interior do SUV, painel e forros de porta terão suas linhas atualizadas e passarão a ser revestidos com materiais sensíveis ao toque (soft touch). Novos tecidos para os bancos também farão parte das mudanças. Para completar, a central multimídia será a mesma do novo Duster 2021 que também cederá o volante redesenhado.

Duster

Completamente renovado no começo de 2020, o Duster também terá o motor 1.3 Turbo Flex ligado ao câmbio CVT que simula oito marchas. A chegada será depois do Captur como novidade da linha 2022 do SUV de entrada da marca francesa.

Toyota

Com fabricação nacional, o Toyota Corolla Cross chegará em março com duas opções de motorização. De acordo com apurações do Autos Segredos, em versão de entrada terá preço na casa dos R$ 150 mil para brigar com os SUVs médios em 2021.

O motor 2.0 16V VVT-iE é chamado de Dynamic Force Dual e rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgfm a 4.400 rpm. A transmissão é automática do tipo CVT que simula dez marchas.

Já o 1.8 16V VVT-i Híbrido tem potência combinada com os dois motores elétricos de 123 cv de potência. Já o torque não foi revelado pelo fabricante. O propulsor a gasolina rende 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque. A transmissão é CVT com engrenagens planetárias.

O inédito SUV da Toyota que será produzida em Sorocaba (SP) seguirá as mesmas versões do sedã Corolla. As versões GLi, XEi e Altis serão equipadas com o motor 2.0 Flex e a transmissão CVT Direct Shift. Já o motor 1.8 Hybrid ficará restrito a topo de linha Altis.

Volkswagen

Produzido na Argentina, o Volkswagen Taos estreará no primeiro quadrimestre de 2021. O SUV será vendido nas versões Comfortline e Highline sempre equipadas com motor 1.4 TSI e câmbio automático de seis velocidades.

O VW Taos será o quarto SUV da marca no mercado brasileiro composta por Nivus, T-Cross e Tiguan Allspace, aliás, o SUV terá posicionamento de preços entre os dois últimos.

O SUV argentino será equipado com o motor 1.4 TSI (250 TSI) com potência de 150 cv e torque de 25,5 kgfm. Ele será ligado ao câmbio automático de seis velocidades.

Construído a partir da plataforma MQB, o VW Taos tem 4,46 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,63 m de altura e 2,68 m de entre-eixos.

Entre os itens de série desde a versão de entrada estão o painel Active Info Display e infotainment VW Play. Em relação a segurança, o VW Taos 2022 terá seis airbags, freios com sistema ABS e EBD, controles de tração e estabilidade, entre outros itens.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.