InícioAvaliaçãoAvaliação: Volvo XC40 Plug-in Hybrid - alia bom desempenho com consumo de...

Avaliação: Volvo XC40 Plug-in Hybrid – alia bom desempenho com consumo de carro 1.0

- publicidade -
- publicidade -

XC40 Plug-in Hybrid estreia no país conjunto T5, motores de combustão interna e elétrico. Itens de direção autônoma e conforto completam o conjunto

Por Paulo Eduardo

Modelo mais vendido da marca sueca, que pertence aos chineses da Geely desde 2010, é o primeiro no Brasil a receber este conjunto que faz parte da estratégia de pôr fim aos carros da Volvo com apenas motor de combustão interna no país.

É a primeira versão híbrida do XC40, que terá uma totalmente elétrica, em breve. A filosofia da Volvo é abolir motor de combustão interna.

O motor 1.5 de três cilindros em linha de 180 cv atua juntamente com o elétrico de 82 cv, resultando, de acordo com a Volvo, numa potência combinada de 262 cv. O torque combinado é de 43,5 kgfm.

A bateria de 10,7 kWh tem autonomia para rodar até 47 quilômetros no modo elétrico (Pure), segundo a Volvo. Na prática, percorremos pouco mais de 30 quilômetros em topografia urbana acidentada.

O motor combustão carrega a bateria do motor elétrico pela tecla Charge, mas consumo de combustível aumenta. A tecla Hold bloqueia a bateria para que possa ser usada no momento adequado. Na estrada, a carga acaba rapidamente. O ideal é usar modo elétrico na cidade.

VEJA TAMBÉM:

CONFIRA AVALIAÇÃO DO AUDI Q3

O tempo para recarga total da bateria numa tomada doméstica aterrada de 220 volts e 16 ampères é de 3 horas. Numa tomada de amperagem menor, o tempo aumenta. Há um cabo de 4,5 metros para recarga sob o forro do porta-malas.

A bateria híbrida também é recarregada em freada suave e ao retirar o pé do acelerador em descida. No modo B do câmbio, o motor elétrico freia o veículo e o pedal do acelerador é liberado, recarregando a bateria híbrida.

Modos de condução do XC40 Plug-in Hybrid

Os outros modos de condução são o Hybrid, que combina motor elétrico e a combustão. Porém, ao pressionar um pouco mais o acelerador, o motor a combustão entra em funcionamento. É preciso suavidade na aceleração.

O modo Power é para condução esportiva com respostas mais rápidas na aceleração e troca de marcha.

Surpreendeu o modo off-road apropriado para terrenos irregulares, com controle de descida, que atua entre 20 km/h e 40 km/h. A tração é somente dianteira, pois os motores estão no mesmo eixo. No modo individual, as regulagens são feitas conforme preferência do motorista.

O desempenho é muito bom com acelerações fortes, trocas suaves e quase imperceptíveis do câmbio de dupla embreagem. Troca manual pelas aletas no volante. Arrancada é silenciosa por que somente o motor elétrico atua.

O comportamento dinâmico é bom para um SUV com 21 centímetros de altura do solo.

As rodas grandes e pesadas de 20 polegadas provocam desconforto no habitáculo sobre piso irregular. A transferência das imperfeições é inevitável, pois as rodas sobem e descem pesadamente. A suspensão traseira multilink não faz milagre.

A direção é destaque com leveza na manobra e calibragem refinada em movimento. Muito agradável e prazerosa assim como os bancos dianteiros com regulagens elétricas, incluindo a lombar e o extensor do assento. Bancos têm forração em couro e nobuck.

Assento é baixo

No banco traseiro, o acesso é dificultado pelo ângulo de abertura das portas. Assento é baixo e curto. Mais adequado à criança. Há saída de ar-condicionado e porta USB.

O acabamento interno revela a categoria superior, com materiais que aparentam qualidade, além da beleza. Montagem e encaixes benfeitos.

O XC40 Plug-in Hybrid está equipado com diversos itens de direção autônoma com câmeras e radar. Experimentamos a freada automática de emergência (City Safety) no anda e para do trânsito urbano. O sistema interpretou retardo de ação do motorista e freou antes. Muito eficiente.

Identifica também animais grandes, pedestres e ciclistas à noite. Entra em ação depois do alerta de colisão inevitável.

O controle de velocidade adaptativo atua em conjunto com o Pilot Assist e mantém a velocidade definida anteriormente e a distância do carro da frente com atuação na direção até 130 km/h para manter o carro na faixa.

O sistema de alerta de mudança de faixa atua com interferência na direção todas às vezes que o carro sai da faixa. Há assistência de arrancada em aclive, alerta de ponto cego com tráfego cruzado nos retrovisores.

Faróis totalmente em LED iluminam muito bem com bom alcance do facho baixo, regulagem automática de altura, e são direcionais em até 30 graus na curva. Facho alto tem regulagem automática para não ofuscar motorista à frente ou em sentido contrário.

Freios param bem com resposta imediata ao comando no pedal. Em outra simulação de emergência, o pedal não teve imediatismo anterior. Houve ligeiro retardo até entrar em ação. Lavadores de para-brisa estão integrados aos limpadores, ambos são eficientes.

Sistema multimídia tem tela tátil antirreflexo de 9 polegadas compatível com Apple e Android e informa sobre modos de condução, luzes, entre outros.

Quadro de instrumentos de 12 polegadas pode ser personalizado. Navegação é nativa. Sistema de som sofisticado tem 600 watts de potência e 13 alto-falantes.

Ar-condicionado de duas zonas, teto solar panorâmico, abertura do porta-malas sem as mãos, carregador de celular por indução, rodas aro 20, câmera de ré, airbags laterais dianteiros, e de cortina, estão entre os muitos itens de série.

Quanto custa?

Garantia é de dois anos sem limite de quilometragem. Preço sugerido do Volvo XC40 Plug-in Hybrid R-Design é de R$ 264.950. Rodar limpo ainda é para poucos.

Ficha técnica Volvo XC40 Plug-in Hybrid

Motor
De três cilindros em linha, 1.477cm³ de cilindrada, 12 válvulas, turbo, gasolina, de 180 cv de potência máxima a 5.800 rpm e torque máximo de 27,04 kgfm a 1.500 rpm; motor elétrico de 82 cv, torque de 16,3 kgfm; potência acumulada: 262 cv e torque acumulado, 43,4 kgfm; bateria: 10,7 kWh

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,4 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, Mc Pherson; traseira, multilink; altura do solo, 21,1 centímetros; ângulos de ataque/saída/vão central (graus), 21,7/30,4/21,9

Rodas/pneus
9 x 20” de liga leve/245/45R20

Peso
1.871 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
Não divulgado

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,425; largura, 1,863; altura, 1,651; distância entre-eixos, 2,702

Capacidades (litro)
Porta-malas, 460; tanque, 48

Desempenho
Velocidade máxima (km/h), 205; aceleração até 100 km/h (segundos), 7,3 segundos

Consumo (km/l)
Cidade, 24,6 / estrada, 22,3 

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -