Veja os modelos prometidos para o ano que começa ainda na ressaca da pandemia do novo coronavírus

Por Fernando Miragaya

Se você acha que no próximo ano os SUVs vão dominar a agenda de lançamentos, você está, em boa parte, certo. Como visto aqui no Autos Segredos, diferentes utilitários esportivos vão ditar o setor automotivo em 2021. Porém, como diria Paulinho da Viola, há um caso diferente… Hatches e sedãs, em 2021, se manterão na ativa, firmes e fortes, com lançamentos importantes.

Teremos no ano que vem não só projetos inéditos no país, como também novas gerações de modelos conhecidos, remodelações e até versões interessantes de um líder da categoria. Confira os heróis da resistência, ou melhor, os hatches e sedãs de 2021.

Toyota Corolla GR-S

O ano começa com a estreia do Corolla GR-S, a versão esportiva do sedã médio mais vendido do país. A variante com o selo Gazoo Racing, a divisão de motorsport da marca japonesa, tem as mudanças mais significativas no desenho. Spoiler exclusivo na traseira, capas dos retrovisores e teto pintados de preto, para-choques mais largos, saias laterais, rodas aro 17″ próprias, além de emblemas alusivos à configuração.

Dentro do Corolla metido a esportivo, acabamento escurecido com partes revestidas de couro e pespontos vermelhos aparentes. Bancos, tapetes e volantes têm o logo Gazoo Racing e o quadro de instrumentos com tela digital de TFT de 4,2” é personalizável. Nada muda no conjunto mecânico, com o 2.0 16V aspirado, com injeção direta, 177/169 cv, 21,4 kgfm e câmbio CVT com 10 marchas simuladas.

A marca japonesa, contudo, promete um acerto mais rígido na calibragem da suspensão. O jogo é o mesmo – McPherson na frente e multibraço, atrás, com barras estabilizadoras -, mas a GR-S terá defletores aerodinâmicos no assoalho, braço estrutural ligado ao chassi e novos amortecedores e molas – diferentes do restante da linha do sedã. O modelo também será equipado com vários itens de condução semi-autônoma.

Honda City

A Honda também vai se mexer com hatches e sedãs em 2021, enquanto a nova geração do HR-V não vem. A grande novidade da marca japonesa para o próximo ano diz respeito à linha City, a começar pelo três-volumes, cuja terceira geração já foi lançada na Ásia e chega ao mercado brasileiro no primeiro trimestre. No design, chamam a atenção o capô abaulado e faróis e grade que remetem ao Civic.

Nas dimensões de um para-choque ao outro o novo City ficou 11 cm maior, totalizando agora 4,55 metros. Também ganhou 5,3 cm na largura e chega a totais 1,75 m. Porém, na contramão da tendência atual, o entre-eixos ficou menor: são 2,59 m, ou 1,1 cm a menos que a geração atual ainda vendida no Brasil. 

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Uma das grandes novidades do sedã estará no motor: um novo 1.0 três canecos e turbinado fabricado no Brasil – o câmbio continuará como CVT, só que com sete marchas virtuais. Lá fora, esse conjunto rende 122 cv de potência e 17,6 kgfm, além de consumo prometido acima dos 23 km/l! Com esta nova base, o City deverá ter mais argumentos para brigar com VW Virtus, Fiat Cronos, Nissan Versa e Toyota Yaris Sedan.

Honda City hatch

Pouco depois do sedã, o City hatch fará sua estreia no mercado brasileiro. Apesar de existir na Ásia desde a primeira geração da linha, esta variante jamais tinha sido vendida aqui, justamente porque o Fit ocupava esse segmento do mercado. Acontece que a nova geração do outrora monovolume compacto já foi apresentada no Japão com design bem controverso e plataforma considerada cara.

Sem saber como segurar preço e custos, e com medo da reação do público do Fit em relação ao desenho diferentão, a Honda, então, encontrou na fabricação do City hatch a solução para continuar em um segmento disputado por VW Polo, Fiat Argo, Toyota Yaris, Kia RIo e Peugeot 208. Com 4,35 m de comprimento – só 2,1 cm menor que o sedã -, 1,49 m de altura, 1,75 m de largura e 2,59 m de entre-eixos, será lançado com a mesma frente do três-volumes e o mesmo conjunto mecânico: 1.0 turbo flex com transmissão CVT de sete marchas virtuais.

Fiat 500e

A versão “na tomada” do subcompacto da Fiat será lançada entre junho e julho de 2021 para ser uma espécie de vitrine tecnológica da marca no Brasil. Importado de Turim (Itália) e fabricado sobre uma nova plataforma EV da montadora, não terá preço muito abaixo dos R$ 200 mil. O 500e chegará com motor elétrico de 118 cv e em duas versões de acabamento que também dizem respeito à autonomia.

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A mais “básica”, de 180 km, é voltada para uso urbano. Já as configurações mais caras prometem alcance de 320 km. Segundo a marca italiana, o Cinquecento elétrico cumpre o 0 a 100 km/h em 9 segundos e pode alcançar a velocidade máxima de 150 km/h, limitada eletronicamente. Uma curiosidade é que esse 500e é maior que o carrinho ainda fabricado no México: são 3,61 m de comprimento e 1,69 m de largura (6 cm a mais em cada uma das medidas) e 2,32 m de entre-eixos (2 cm adicionais).

Audi A3 Sedan

Outro aguardado para o primeiro trimestre entre hatches e sedãs de 2021 é o A3 Sedan. O modelo passou por uma remodelação na Europa e ganhou faróis com cortes mais irregulares e seções de LEDs retas. A grade frontal mudou e ficou maior. Com os novos para-choques, o três-volumes médio da Audi ganhou 4 cm no comprimento e totaliza agora 4,50 metros de uma ponta à outra.

Ao mesmo tempo, o A3 Sedan linha 2022 estará mais recheado. Além do pacote com itens de auxílio ao motorista (controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, monitoramento de faixa), será vendido – conforme a versão – com quadro de instrumentos digital Virtual Cockpit em tela de 12,3”, central multimídia atualizada com wi-fi a bordo e carregador de smartphones por indução.

Nissan Sentra

A marca japonesa quebra a cabeça para viabilizar a importação da nova geração de seu sedã médio do México a partir de meados de 2021. Devido ao dólar em outra galáxia, o desafio é trazer o Sentra com preços próximos a R$ 105 mil iniciais para ter condições de brigar com o Toyota Corolla – líder absoluto da categoria – e o Honda Civic – vice-líder -, ou mesmo se valer de um vácuo que será deixado com a provável saída de cena do Chevrolet Cruze. 

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Argumentos do carro, por si só, não faltarão. O modelo está com desenho elegante e moderno ao mesmo tempo. A tradicional grade em V integra os faróis retilíneos em uma proposta que já vemos no novo Versa e na reestilização do Kicks – este chegará em fevereiro como linha 2022. Na traseira, lanternas horizontais finas que se estendem pela tampa do porta-malas e vincos que lembram um duplo V. 

Se vier, o conjunto mecânico do Sentra manterá o 2.0 aspirado, só que com potência acima dos 150 cv e torque superior a 20 kgfm – nada de 1.3 turbo, este só para o face-lift de meia-vida do Sentra e para a segunda geração do Kicks no Brasil, coisa para 2023/24. A transmissão do sedã é do tipo CVT, agora com oito marchas simuladas.

Renault Kwid

O Kwid já mudou em seu país de origem, a Índia, mas chegará renovado ao Brasil no segundo semestre com desenho levemente diferente. Como Autos Segredos revelou com base nas patentes registradas no INPI, o nosso subcompacto terá grade com seções mais fechadas e distintas das do modelo indiano. Os faróis também deverão ser mais estreitos – e ganharão LEDs nas versões mais caras. No mais, mudam para-choques e tampa do porta-malas.

A expectativa é de melhorias no acabamento e no acerto aerodinâmico do carrinho, quesitos críticos no modelo atual. Na cabine, a Renault deve dar um belo banho de loja, com novos materiais de revestimento do painel, teto e portas. Comenta-se que o carro também pode receber reforços estruturais e se antecipar à obrigatoriedade de controles de estabilidade e tração para melhorar sua avaliação no Latin NCAP.

Toyota Yaris

Enquanto uma nova geração do Yaris já foi apresentada na Ásia, o Brasil terá de se contentar com um face-lift na linha do compacto da Toyota. Tanto hatch como sedã devem mudar faróis e grade no segundo semestre de 2021, com adoção de um estilo mais anguloso do conjunto ótico. A marca japonesa também vai melhorar o acabamento interno e trocar quadro de instrumentos, além de colocar a nova central Play + na gama. 

O motor continuará o mesmo 1.5 16V de 110/105 cv, sempre com caixa automática CVT com sete marchas virtuais. Na carona da remodelação, o hatch estreará uma versão GR-S com a mesma lógica do Corolla.

A reestilização do Yaris servirá para dar fôlego ao compacto. A ideia da Toyota é produzir aqui, entre 2023 e 2024, uma nova geração sobre uma versão simplificada da arquitetura TNGA-B (versão compacta da plataforma do Corolla). E é provável que o Yaris terá configurações mais baratas para decretar a morte do Etios a médio prazo. Desta base, também teremos no Brasil um SUV baseado no Yaris Cross asiático, que ficará posicionado abaixo do Corolla Cross para brigar com SUVs como Jeep Renegade, Nissan Kicks, VW Nivus e o futuro crossover do Fiat Argo.

Citroën C3

É isso mesmo que você está lendo. A Citroën vai se mexer e lançar uma nova geração do seu hatch compacto, só que mais altinho (na lógica do Renault Sandero). O modelo será feito em Porto Real (RJ) com desenho inspirado no C3 indiano e sobre uma variante mais simples da plataforma CMP (que serve ao novo Peugeot 208 na Argentina). Desta arquitetura ainda sairão um sedã inspirado no C3L asiático e um crossover que vai beber na fonte do C3 XR, já mostrado na China.

Só não espere novidades mecânicas para este modelo, que é conhecido nas internas como Projeto CC21. A ordem no Grupo PSA é enxugar custos e o C3 2022 se valerá do manjado motor 1.6 16V aspirado de 118/115 cv (que já equipava o hatch, além de C4 Cactus, 208 e 2008), com opções de câmbio manual ou automático. Ah, e não espere ver este novo C3 antes de outubro. Até lá, a marca francesa vai sobreviver apenas com um carro de passeio nas vitrines, o Cactus, já que o C3 e o Aircross sumiram das lojas – e da linha de produção.

Fiat Argo e Cronos

Hatches e sedãs em 2021 também reservam novidades mecânicas para carros já conhecidos. Argo e Cronos são aguardados para o fim de 2021 com duas importantes estreias: o motor turbo e a caixa automática do tipo CVT. A transmissão automática continuamente variável fornecida pela Aisin vai estrear entre outubro e novembro na picape Strada e há expectativa que ela chegue aos dois modelos ainda no ano que vem, e com possibilidade de marchas simuladas.

Já o motor 1.0 turbo será lançado primeiro no SUV do Argo, que deve ser apresentado entre agosto e setembro. Trata-se do Firefly de três cilindros, agora com 12 válvulas e turbinado, para entregar potência estimada na casa dos 130 cv. A questão é que a pandemia atrasou o cronograma da Fiat e pode ser que as versões turbo de Argo e Cronos fiquem para o início de 2022.

Volkswagen up!

O subcompacto vai diminuir sua capacidade máxima e será mais uma das novidades entre hatches e sedãs em 2021. A partir do ano que vem, o Up! passa a ser homologado apenas para quatro passageiros. Desta forma, a engenharia da Volks não precisa colocar no carrinho mais um encosto de mais um cinto de três pontos no banco traseiro, conforme exige a Resolução N° 518 do Contran, que entrou em vigor em janeiro de 2020 e tornou obrigatório os itens para todos os ocupantes para o qual o veículo for projetado. Vale lembrar que, na Europa, o Up!, 8 cm mais curto que o brasileiro, foi projetado para apenas quatro passageiros.

Além de diminuir a ocupação interna, o Up! Vai reduzir também suas opções no mercado. O modelo será comercializado em versão única Xtreme e com preço na faixa dos R$ 61 mil. A oferta solitária de motor pelo menos será da mais divertida: 1.0 TSI turbo 104/101 cv e 16,8 kgfm a 1.500 rpm.

E aí, gostou dos hatches e sedãs que serão lançados no mercado brasileiro em 2021?

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