A atual geração do C3 ainda produzida no Brasil será a última descendente do modelo europeu. Em 2022, a nova geração do hatch terá raízes indianas, destinadas a países emergentes

Flagrado na Índia no fim de agosto, a nova geração do Citroën C3 começará a rodar em testes no Brasil nos próximos meses. Construído a partir de uma versão simplificada da arquitetura CMP, ele será produzido em Porto Real (RJ) e colocará fim as origens europeias do hatch que estreou no Brasil em 2003. A estreia está prevista para meados de 2021.

Nesta nova etapa no mercado brasileiro, o Citroën C3 2022 que nascerá do Projeto CC21 terá a mesma cara do modelo indiano, ou seja, assim como a também francesa Renault, a marca terá modelos para países emergentes no Brasil. O Projeto Smart Car ainda prevê o substituto do Aircross e um sedã compacto.

Assim como no Peugeot 208 2021, os custos devem ter falado mais alto e o Projeto CC21 que previa inicialmente motores 1.2 PureTech aspirado e turbo, passa a ter somente o 1.6 16V confirmado para o mercado brasileiro.

O novo C3 2022 receberá o motor 1.6 16V Flex com as mesmas atualizações do novo Peugeot 208 2021. Abastecido com gasolina a potência é de 115 cv a 5.750 rpm e torque de 15,4 kgfm a 4.000 rpm. Já com etanol a potência é de 118 cv a 5.750 rpm e o torque é de 15,47 kgfm a 4.750 rpm. Diferentemente do 208, o CC21 terá opções de câmbio manual de cinco velocidades e a automática de seis marchas.

Linhas

Com base no flagra indiano, o designer Du Oliveira, elaborou novas projeções do Citroën C3 2022. Nossa dianteira publicada em maio já estava bem próxima do modelo final. O novo hatch da Citroën terá porte de Renault Sandero.

Na dianteira, o Novo Citroën C3 2022 terá a frente mais alta e capô mais elevado bem paralelo ao chão. O modelo chegará com a nova identidade visual da marca que a apareceu mais evidente no 19_19 Concept e também nos conceitos CXPerience Concept e o Ami One Concept.

O novo hatch da marca terá a assinatura luminosa na forma de duas linhas de luz em “Y”. Dependendo da versão, a nova divisão da assinatura luminosa será em Full LED e se integra aos chevrons da grade.

O farol principal do hatch CC21 fica alojado entre as luzes de LED em formato de “Y”. A grade principal será semelhante a do C5 Aicross e na parte inferior a entrada de ar será em formato colmeia.

De lado, o hatch do Projeto CC21 terá os famosos airbumps na parte inferior das portas e sua maior altura fica bem vísivel.

Na traseira, a placa de identificação ficará na tampa do porta-malas que abrigará também a extensão das lanternas.

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