InícioSegredosLançamentos Volkswagen 2023: confira quais serão os carros

Lançamentos Volkswagen 2023: confira quais serão os carros

- publicidade -
- publicidade -

As novidades da marca alemã para o próximo ano serão as reestilizações de Virtus e T-Cross, início das vendas do Polo Track e nova versão para o Nivus

Sem produtos inéditos desde a chegada do Nivus em 2020, os lançamentos da Volkswagen para 2023 serão basicamente as reestilizações de sua gama de produtos. Entre os modelos que terão retoque visual estão o T-Cross, Virtus, Virtus GTS e Polo GTS. A marca ainda começará a vender o Polo Track que será a maior aposta do fabricante em termos de produto de volume. A nova versão Sense para o Nivus também deverá ser uma das novidades.

VEJA TAMBÉM:

De produto inédito, o fabricante terá apenas o elétrico ID.4 que será mais um carro de imagem da marca para mostrar sua tecnologia ao consumidor brasileiro. 

Polo Track

A lista de lançamentos da Volkswagen para 2023 terá a largada até fevereiro com o início da comercialização do Polo Track que terá preço de R$ 79.990,00. Modelo será o único produto a ser produzido em Taubaté (SP) com o fim do Gol e do Voyage. 

O fabricante ainda não revelou todos os detalhes do Polo Track, mas adiantou que a lista de itens de série será composta por ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, e travamento elétrico e remoto das portas.

Na parte de itens de segurança, o novo Polo Track virá equipado com  quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais nos bancos dianteiros, Hill Hold Control – Assistente para partida em aclives e subidas, Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Sistema ISOFIX, Top tether para fixação de assento de criança, Alerta de afivelamento do cinto de segurança para todas as posições, Bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), entre outros. 

Durante a pré-venda, como ação especial, o hatch será oferecido com o pacote que contempla sistema de som com bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, entradas USB e antena de teto.

O novo VW Polo Track tem motor 1.0 de três cilindros com 77 cv de potência a 6.450 rpm e torque de 9,6 kgfm a 4.000 rpm. Já com etanol, a potência se manteve em 84 cv a 6.450 rpm e o torque é de 10,3 kgfm a 3.000 rpm. O motor é ligado ao câmbio manual de cinco marchas.

Virtus 2024

Assim como Polo, o Virtus 2024 será equipado com o motor 170 TSI em substituição ao 200 TSI. A motorização turbo será oferecida em todas as versões e o modelo terá opção de câmbio manual na versão de entrada. A estreia do Virtus reestilizado deve ocorrer no primeiro trimestre de 2023. 

A mudança visual do sedã da Volkswagen será mais percebida na dianteira, que terá novos capô, faróis e para-choque. A grade é exclusiva e se integra aos novos faróis. A parte inferior do para-choque ganha uma enorme entrada de ar com aplique na cor preta formando um conjunto com os faróis auxiliares. O desenho lembra o do Nivus.

De lado, o sedã apresenta apenas novas rodas. A traseira também muda pouco e na versão GT recebe lanternas fumê iluminadas por LED.

Já no interior, o VW Virtus 2023 segue as linhas do modelo vendido no Brasil, mas com detalhes em vermelho. Por aqui, o painel poderá receber materiais sensíveis ao toque.

O VW Virtus 170 TSI 2024 terá o motor 1.0 Turbo Flex que equipa o Polo 2023. O motor 170 TSI tem potência máxima de 109 cv a 5.000 rpm com gasolina e 116 cv a 5.000 rpm com etanol. Já o torque de 16,8 kgfm é válido para os dois combustíveis e está disponível entre 1.750 rpm e 4.250 rpm. O Virtus 170 TSI terá opções de câmbio manual de cinco marchas e automático de seis. 

As versões do Virtus devem ser a 170 TSI manual, Comfortline 170 TSI AT e Highline 170 TSI AT.

T-Cross 2024

Já flagrado pelo Autos Segredos, o T-Cross 2024 é mais um dos lançamentos da Volkswagen para 2023 que contempla apenas reestilização. 

A mudança visual do SUV será bem pequena, os faróis, por exemplo, mantêm o mesmo formato atual, mas com novos elementos internos. A grade principal seguirá com a mesma altura, mas, na largura, não se estenderá pela parte inferior dos faróis. A peça recebeu nova malha interna, ficando mais destacada, e tem elementos filetados lisos que se intercalam com outros simulando ondas.

Já a entrada de ar inferior também será renovada, recebendo dois filetes horizontais. Os faróis auxiliares, pelo que dá para notar pelo flagra, mantêm o mesmo formato do modelo atual, incluindo a divisão com as luzes de LED na parte inferior.

De lado, o SUV reestilizado receberá novas rodas de liga leve, dependendo da versão. Na traseira, apesar de não ter sido registrada, é provável que não vejamos muitas alterações. A única coisa visível no flagra são as lanternas, que parecem contar com lentes translúcidas.

Motores do T-Cross 2024

Atualmente vendido com os motores 200 TSI e 250 TSI, o T-Cross poderá se valer também do 170 TSI dos irmãos Polo e Virtus. O protótipo em testes ostenta as mesmas rodas do Polo 170 TSI. Caso seja oferecido, o SUV terá os seguintes motores e versões:

O motor 170 TSI tem potência máxima de 109 cv a 5.000 rpm com gasolina e 116 cv a 5.000 rpm com etanol. O torque de 16,8 kgfm é válido para os dois combustíveis e está disponível entre 1.750 rpm e 4.250 rpm. Se a marca optar por sua adoção no T-Cross 2024, ele será ligado somente ao câmbio automático de seis marchas.

As versões 200 TSI e Comfortline seguem com o motor 200 TSI e o câmbio automático de seis marchas. O propulsor rende 128 cv de potência a 5.500 rpm com etanol e 116 cv de potência a 5.500 rpm. Já o torque máximo é de 20,4 kgfm (e/g) de 2.000 a 3.500 rpm. A transmissão é a automática de seis velocidades.

O VW T-Cross Highline 2024 manterá o motor 250 TSI, que já foi atualizado para as novas normas de emissões. O motor 1.4 TSI entrega 150 cv entre 1.500 e 4.000 rpm e 25,5 kgfm de torque entre 1.500 e 3.800 rpm, não importando se está abastecido com gasolina ou etanol. O motor 250 TSI é ligado ao câmbio automático de seis marchas.

Nivus Sense

Como o Autos Segredos antecipou em julho deste ano, o fabricante tem na manga uma versão Sense para o Nivus, que poderá ser um dos lançamentos da Volkswagen para 2023. Caso a marca opte por seu lançamento, a estreia ocorrerá na linha 2024 do SUV Coupé. 

No visual externo, o VW Nivus Sense deve perder as rodas de liga leve que serão substituídas por outras de aço com calotas. Os faróis de LED devem dar lugar a luzes halógenas. De resto, tudo seguirá como é na Comfortline. 

Por dentro, o VW Nivus Sense terá revestimentos dos bancos em materiais mais espartanos. Assim como o T-Cross Sense, não haverá central multimídia e nem mesmo um rádio simples, o quadro de instrumentos será analógico. 

A lista de itens de série do VW Nivus ainda não é oficial, mas entre os itens que devem fazer parte estão sistema de alarme anti-furto com comando remoto, seis airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina), alto-falantes (2 dianteiros e 2 traseiro ), antena para recepção AM/FM, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen ,assistente para partida em aclives / subidas (“Hill Hold Control”), banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e Controle de tração (ASR) e saídas traseiras do ar condicionado.

Polo GTS e Virtus GTS

A dupla esportiva deverá ter lançamento em conjunto no segundo semestre de 2023. Ambos continuarão com o motor 250 TSI. 

O motor 1.4 TSI rende 150 cv entre 1.500 e 4.000 rpm e torque de 25,5 kgfm entre 1.500 e 3.800 rpm, não importando se está abastecido com gasolina ou etanol. Ele se manterá ligado ao câmbio automático de seis marchas.  

Polo e Virtus GTS reestilizados devem manter a mesma frente como é atualmente. O capô tem novos vincos. Para-lamas segue como são atualmente. Os faróis do sedã são os mesmos do Nivus, incluindo os elementos internos. A grade dos VW Polo e Virtus GTS é exclusiva em formato de colmeia, assim como a entrada de ar inferior. Os faróis auxiliares ficam destacados nas extremidades do para-choque sendo emoldurados com um aplique em preto que os une a entrada de ar inferior que também terá desenho em formato de colmeia. 

Na traseira, a dupla terá lanternas com lentes fumês e iluminadas por luzes de LED mantendo os formatos atuais. Já os para-choques serão novos recebendo elementos em formato de colmeia na parte inferior da peça.

VW ID.4

Em incursões pelo Brasil desde 2021, o ID.4 deverá ser um dos lançamentos inéditos da Volkswagen para 2023. O jornalista Marcus Celestino já o dirigiu (veja aqui). O elétrico será vendido em versão única de acabamento, provavelmente a First Edition.

O ID.4 tem motor elétrico de 204 cv e torque de 31,6 kgfm Já o conjunto de baterias é de 77 kWh. 

O SUV elétrico da marca alemã é construído a partir da plataforma MEB que foi desenvolvida exclusivamente para os carros elétricos do Grupo Volkswagen. Todos os modelos IDs têm as baterias posicionadas no assoalho do carro, permitindo um melhor aproveitamento do habitáculo.  

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -