Ao longo de mais de 40 anos de vida, hatch compacto teve edições especiais marcantes

Por Fernando Miragaya

O VW Gol é o carro mais vendido de toda história no Brasil e um dos grandes sucessos da indústria automotiva nacional. Em mais de 40 anos de trajetória, entre as cerca de 8 milhões de unidades produzidas, teve muitas séries especiais. Algumas marcantes, outras mais do mesmo, mas o fato é que estas edições limitadas ajudam a contar a história deste fenômeno sobre quatro rodas.

Teve séries bacanas do VW Gol, claro, no embalo dos patrocínios. Foram várias no ritmo do rock e muitas em alusão ao esporte – o que o próprio nome do carro ajudava. Algumas destas edições até viraram versões permanentes no catálogo.

Confira 10 séries bacanas do VW Gol.

VW Gol Star 1989

No fim da década de 1980 o VW Gol já era um sucesso de vendas e sua versão GTS era objeto de desejo da galera que curtia esportivos. Só que esta era uma opção que não alcançava todos os bolsos. A Volks, então, criou uma série limitada do compacto que chegava próximo à proposta da GTS, sem cobrar tanto.

O Gol Star tinha no design seu principal apelo. Foi vendido na cor vermelha, com ponteira de escapamento esportiva, grade e capas dos retrovisores no tom da carroceria, frisos de borracha laterais e para-choques envolventes na cor grafite, mesmo padrão das maçanetas das portas. Dentro, bancos esportivos e conta-giros no painel.

Apesar de a carroceria ser baseada no Gol CL 1.6, a estampa na tampa traseira anunciava que a edição Star estava mais próxima da GTS na proposta mecânica. O motor era o mesmo 1.8 a álcool de 99 cv da variante esportiva. Não tinha os mesmos acertos de suspensão e freios, mas cumpria o 0 a 100 km/h em 11,4 segundos, apenas 0,4 s mais lento que o GTS.

VW Gol Rolling Stones 1995

O famoso VW Gol Bolinha, a segunda geração do compacto lançada em 1994, teve uma das séries mais interessantes – e curiosas. Foi o Gol Rolling Stones, que surfava na onda dos shows que a cultuada banda britânica faria no Brasil no festival “Hollywood Rock”, nos estádios do Maracanã e do Morumbi, em 1995.

Mais uma vez uma edição especial usava como base a versão CLI. Na carroceria, destaque para as estampas “Rolling Stones – Voodoo Lounge”, com a arte da capa do mais recente álbum de mesmo nome dos Stones, e que se espalhavam pelas colunas centrais e tampa do porta-malas.

Outros diferenciais da edição limitada em 12 mil unidades eram a antena no para-brisa e o rádio com toca-fitas (!!!) de fábrica. Inclusive, o comprador do VW Gol Rolling Stones ganhava de brinde a fita cassete do álbum “Voodoo Lounge”. O motor era o AP 1.6 a gasolina de 76 cv.

VW Gol Atlanta 1996

Em 1996 a Volkswagen lançou uma série especial em alusão aos Jogos Olímpicos de Atlanta (EUA), que aconteceram naquele ano. A edição limitada “olímpica” do Gol Bolinha foi vendida com motores 1.6 e 1.8 – e replicada na linha Parati. Um dos destaques eram os faróis com refletores duplos.

Na lataria, o adesivo com referência às Olimpíadas nas cores da bandeira norte-americana. Em equipamentos, recebeu ar-condicionado, direção com assistência hidráulica e volante esportivo de três raios herdado do VW Gol GTI. Porém, as rodas eram de aço, aro 14” e com calotas.

Séries do Gol: VW Gol Sport 2002

O compacto teve duas séries chamadas Copa em alusão aos mundiais de futebol de 1982 e 1994. Porém, em 2002, a Volks optou por chamar apenas de Sport a edição especial no ano do pentacampeonato conquistado pela seleção na competição disputada no Japão e na Coreia do Sul. O modelo era referência ao torneio, mas a marca não queria datar demais a série.

De qualquer maneira, o VW Gol Sport foi lançado com um chamativo tom amarelo Solar, mas a paleta de cores incluía outras sete opções. No pacote de equipamentos, ar-condicionado, direção hidráulica, faróis de neblina e som com CD player. Mas as rodas tinham apenas as indefectíveis “supercalotas”.

VW Gol Copa 2006

A Volkswagen voltou a adotar o nome Copa para o Gol no Mundial da Alemanha. A série estava disponível com os motores 1.0 e 1.6 EA111 e, claro, mais uma vez tinha opção de cor amarela nada discreta. Na parte estética, finalmente uma série especial do compacto com rodas de liga leve e exclusivas.

O modelo de 2006 tinha grade dianteira e spoiler traseiro escurecidos, além da logo “Copa” na tampa do porta-malas. Esse emblema também estava presente no bordado dos bancos. Entre os equipamentos, o VW Gol Copa tinha banco com ajuste de altura, desembaçador traseiro, conta-giros e porta-copos, enquanto a variante 1.6 agregava faróis de neblina e direção hidráulica.

Séries do Gol: VW Gol Vintage 2011

Volkswagen lança série especial do Gol batizada de Vintage
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Esta edição limitadíssima surgiu primeiro como um conceito no Salão de São Paulo de 2010 para homenagear as três décadas do VW Gol. No ano seguinte, virou uma série com apenas 30 unidades (em alusão ao aniversário) a um preço – na época – de R$ 52 mil. Para destacar a exclusividade, numeração no painel, pintura especial branca com faixa preta no capô e tampa traseira, além do teto escurecido.

Volkswagen lança série especial do Gol batizada de Vintage

O para-choque traseiro tinha adesivo escuro e o nome da série aparecia estampado e em letra cursiva acima das faixas laterais da carroceria. Saltavam aos olhos as rodas de liga-leve brancas com aros de 16”. O revestimento interno era todo de couro, com apliques brancos no volante, faixas dos bancos, molduras do painel e maçanetas.

Nos instrumentos, LEDs brancos e telinha TFT vermelha. O item mais exclusivo, porém, era a guitarra Tagima desenvolvida especialmente para a versão. Ela tinha um sistema de pré-amplificação interno que possibilitava a conexão (por entrada especial) com o equipamento de som do carro.

VW Gol Rock in Rio 2011

Mais uma série especial no embalo musical. Patrocinadora do maior festival de música do país, a marca alemã não perdeu tempo e fez duas edições com referência ao Rock in Rio: uma para o Gol, com 900 unidades e sempre com motor 1.0, e outra para o Fox, com 300 carros.

Eram três opções de cores que seguiam os tons do evento: azul, vermelho e branco. Ainda por fora, adesivos com o símbolo do Rock in Rio nas laterais, colunas centrais em tom preto fosco, friso cromado no para-choque e faróis e lanternas com lentes escurecidas.

Por dentro, revestimento cinza e bordados vermelhos nos bancos, com a silhueta de uma guitarra azul nas laterais do encosto. O volante era o mesmo do Passat CC. O acabamento do teto e das colunas da cabine eram escurecidos e o modelo ainda trazia detalhes vermelhos no painel e no câmbio.

O VW Gol Rock in Rio também tinha soleiras de alumínio com a marca do festival. O sistema de som era equipado com quatro alto-falantes e dois tweeters, e CD player com Bluetooth, leitor MP3, entradas USB e para cartões SD e iPod. Os clientes da edição limitada ganhavam uma senha para baixar músicas gravadas durante o festival.

Séries do Gol: VW Gol 25 Anos 2012

A Volkswagen não usou de modéstia nesta série limitada, não. O VW Gol 25 Anos foi uma edição para celebrar o tempo de liderança do compacto no mercado brasileiro. Na  verdade, eram dois pacotes de equipamentos com o emblema “25 Anos” na altura dos para-lamas dianteiros.

O kit mais barato da edição incluía bancos com revestimento exclusivo, pneus 175/70 R14 (mas as rodas são de aço e com calotas), faróis e lanternas com lentes escurecidas, e frisos, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria. O mais caro trazia rodas de liga leve aro 14” e som com CD player, MP3 e entrada USB, Bluetooth e interface para iPod.

Com motor 1.0, o VW Gol 25 Anos saía com direção hidráulica, luzes indicadoras de direção integradas nos retrovisores, vidros dianteiros e travas elétricos, faróis de neblina e abertura interna da tampa do porta-malas, entre outros. Na campanha de lançamento, internautas eram provocados a sugerir, na página da marca alemã no Facebook, um recorde a ser quebrado pelo compacto.

Não sei se foi castigo por ter subido no salto. Mas dois anos após essa série o VW Gol perdeu o reinado para o Fiat Palio – e depois para o Chevrolet Onix – e nunca mais foi o carro mais vendido do país.

VW Gol Seleção 2013

Então patrocinadora da CBF, a Volkswagen voltou as atenções para o futebol novamente para lançar o Gol Seleção, em 2013. Como a série previa 20 mil unidades – incluindo, aí, Voyage e Fox -, havia variantes com motor 1.0 e 1.6 e ainda opções de câmbio manual ou automatizado i-Motion.

Por fora, o escudo da CBF aparecia nos para-lamas, enquanto o nome da versão era estampado na tampa do porta-malas. Rodas de liga-leve aro 14”, capas dos retrovisores pintadas de preto brilhante, faróis com máscara escurecida, pedaleiras esportivas e revestimento dos bancos em alusão a bolas de futebol completavam a diferenciação da série.

Na parte de equipamentos, o VW Gol Seleção trazia trio elétrico, assistência hidráulica da direção, retrovisores com função “tilt-down” e CD player com MP3, Bluetooth e entradas auxiliar e USB. A série deu azar. Lançada no embalo da conquista da Copa das Confederações daquele ano, foi a última série da seleção antes do acachapante 7 a 1

Séries do Gol: VW Gol Connect 2016

Uma das últimas séries bacanas do VW Gol surgiu na carona da derradeira remodelação da linha compacta. Em fevereiro de 2016, ao lançar o hatch e o sedã Voyage renovados, com o novo motor 1.0 três-cilindros EA211 e já como linha 2017, a marca aproveitou para criar essa série especial Connect.

O modelo foi oferecido apenas em uma bonita cor azul Lagoon. No pacote, a edição recebia rodas de liga leve aro 15”, grade com pintura preto brilhante e friso cromado, faróis de neblina, retrovisores com piscas integrados e adesivos “Connect” nas colunas traseiras. Na cabine, detalhes azuis.

Como o próprio nome da série sugeria, o VW Gol Connect era equipado com sistema multimídia mais completinho. Era o Discover Media, com tela de 6”, espelhamento de smartphones, GPS, entradas USB, auxiliar e para 2 cartões SD, CD player, Bluetooth, quatro alto-falantes e dois tweeters. Também oferecia suporte para celular na parte superior do painel.

Ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, chave tipo canivete com comando remoto das portas, para-sóis com espelhos e iluminação faziam parte da lista de equipamentos desta edição limitada de lançamento.

Bônus: VW Gol Ouro 2000

Mais uma alusão a um acontecimento esportivo, sem usar diretamente o nome do evento ou cidade. No caso, o Gol Série Ouro foi lançado em 2000 em uma referência aos Jogos Olímpicos de Sidney. O hatch tinha acabado de sofrer uma profunda remodelação, quando abandonou o estilo Bolinha e passou a ser chamado de G3.

O VW Gol Ouro era baseado nos modelos com motor 1.0 16V. Com opções de duas ou quatro portas, tinha entre os destaques a adoção de acelerador eletrônico. A lista de equipamentos reunia direção hidráulica, volante esportivo, cintos de segurança e banco do motorista com regulagens de altura e limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro.

No estilo, vidros verdes escurecidos, spoiler traseiro com brake-light embutido, faróis com refletores duplos e antena no teto. Havia adesivos com o nome da série nas laterais e na traseira. As rodas? De aço, com supercalotas!

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