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Electric Experience: dirigimos Kia EV6 e Volkswagen ID.4

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Modelos, que chegarão em breve ao nosso mercado, podem ser avaliados no Motor Park Haras Tuiuti (SP) durante evento focado em test drives de elétricos. Autos Segredos foi conferir

Por Marcus Celestino

O Electric Experience, maior evento de test drives de veículos elétricos do Brasil, é um parque de diversões algo silencioso para os aficionados. No evento, realizado no Motor Park Haras Tuiuti (SP), e que abre as portas ao público neste sábado, 12, pode-se ouvir apenas o arrasto dos pneus e o vento sendo cortado. Barulho do motor, aqui, não é protagonista.

Nem por isso quem gosta de automóveis deixa, evidentemente, de se divertir. A reportagem de Autos Segredos esteve no evento e pode guiar ao menos uma dúzia dos cerca de 30 modelos eletrificados disponíveis para avaliação no local.

De toda a sorte de carrocerias e fabricantes (11 montadoras, além do tentáculo de seminovos da Movida, participam do evento) presentes no Electric Experience, nossa curiosidade ficou um tanto aguçada por duas “figuras”. Se você chutou Kia EV6 e Volkswagen ID.4, que compõem o título desta matéria, acertou.

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O Kia EV6 no Electric Experience

Comecemos pelo Kia EV6. Previsto para chegar ao mercado brasileiro em 2023, o modelo foi agraciado com o prêmio de Carro do Ano na Europa e já mostra a que veio no exterior, com design muito bem resolvido.

Na dianteira, o EV6 não traz nada de muito revolucionário, mas sua interpretação da identidade tiger nose, intrínseca aos Kia desde o início da “era Peter Schreyer”, é bem interessante. Os faróis são unidos por uma barra que faz as vezes da grade.

De lado, nada de invencionices. Todavia, destaque para as rodas de 19 polegadas. Elas têm moldura mais fechada, a fim de otimizar a aerodinâmica. Já a traseira…

Bem, a traseira do Kia EV6 certamente não é uma terceira via em termos de design. As soluções são mais ousadas, com os olhos do cliente tendo que se decidir se as prefere ou não.

Este repórter, particularmente, achou esta área do veículo a mais especial. Vale aqui exaltar as belas linhas de cortes precisos e as lanternas, que apontam para o chão e dão ao carro um estilo único. As setas, por sua vez, miram o sentido oposto, e apreciam as nuvens.

Por fim, outro ponto digno de loas é a pintura, com efeito matte que entrega beleza e discrição. Evidentemente, cuidar dela não é das missões mais fáceis, principalmente num país tropical, de “verão todo os dias”, como o Brasil.

Interior do modelo sul-coreano

O interior do Kia EV6 é de um bom gosto sem tamanho. O time de design da marca sul-coreana acertou ao trazer um conceito mais minimalista ao habitáculo, principalmente por conta do cliente que o veículo pretende atingir: o millennial pouco apegado aos excessos visuais e mais afeito às soluções tecnológicas.

O banco “zero gravidade” dá ao condutor muito conforto na hora de guiar e tem acabamento esmerado, assim como o restante da cabine. Cabine esta que se aproveita bem do espaço.

O console central é encurtado, mas não abdica de porta-copos e área para guardar objetos. Para completar, o assoalho plano, típico de modelos do segmento, dá ao terceiro ocupante do banco traseiro muita tranquilidade durante uma viagem de longa duração.

Única ressalva do interior fica por conta da central multimídia e do painel de instrumentos. As duas telas se assemelham às do Sportage, o que tira um pouco do brilho de um veículo que deve aportar em nosso país por valor nada módico.

Ao volante do EV6

Seria hipócrita afirmar que o veículo faz jus ao prêmio de Carro do Ano na Europa em 2022 por conta da dirigibilidade. Guiamos o Kia EV6, assim como o ID.4, em ambiente controlado.

Tudo bem que o traçado desenhado pela TSO, organizadora do Electric Experience, propicia diversão. No entanto, serve, claro, apenas como um breve test drive. Mesmo assim já dá para pescar alguns dos predicados dos veículos.

No caso do Kia EV6, surpreende o quão colado no chão o carro é. Ataca bem as curvas e, sem dúvidas, é favorecido pela boa distribuição dos seus 1.930 kg. Além disso, tem suspensão com feliz acerto e rolagem mínima da carroceria.

Em termos, porém, de desempenho, deixa um pouco a desejar. Tudo bem que os 35,7 kgfm de torque são liberados logo que o condutor dá aquela patada no pedal do acelerador. Todavia, os 228 cv, apesar de cumprirem o papel com competência, não entusiasmam tanto.

Mesmo assim, o crossover é competente nas retomadas. Se não é um magnum opus em termos de desempenho, está longe de desapontar – isso muito graças aos supracitados pontos positivos.

Por fim, deixamos aqui a autonomia do Kia EV6: 522 km no ciclo WLTP, segundo a fabricante. O pack de baterias é de 77,4 kWh. Ah! O modelo é feito sobre a plataforma E-GMP, dedicada aos elétricos Hyundai-Kia. Não à toa, tem parentesco com o Ioniq 5.

Volkswagen ID.4 no Electric Experience

Nosso contato com o Volkswagen ID.4 foi mais breve. Isso porque um grupo de colegas abusou do tempo com o modelo. Abusou mesmo. Mas a vida é assim, feita de vitórias e derrotas.

Guiamos o Volkswagen ID.4 na configuração First Edition, que, possivelmente, será a versão de estreia do modelo em nosso país.

ID.4 Electric Experience
Foto | Marcus Celestino/Autos Segredos – VW ID.4 deverá ser o primeiro elétrico da marca no Brasil

Para começo de conversa, não há manopla ou alavanca de câmbio – o que deixou outro jornalista bastante confuso. O seletor, posicionado próximo ao volante. É de causar certo embaraço, sim, mas é fácil se acostumar com o mecanismo.

O ID.4 tem quatro modos distintos de condução. Como estávamos numa pista, optamos pelo Sport. Mesmo um pouco mais “solto”, o modelo tem desempenho modesto.

Por conta do pacote de baterias de 77 kWh e das 2,66 toneladas, os 204 cv são algo insuficientes. O torque, de 31,6 kgfm, é, contudo, mais do que adequado.

ID.4 Electric Experience
Foto | Marcus Celestino/Autos Segredos – SUV elétrico tem motor com potência de 204 cv

O Volkswagen ID.4 é dono de uma tocada familiar. É um veículo cuja proposta é basicamente essa: de viajar com a prole com conforto e sem abusar no acelerador.

Justamente por isso, de modo contido, o modelo foi capaz de fazer uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro com uma única carga – e ainda ficar com 18% de autonomia de sobra.

Vale lembrar que a VW vem realizando inúmeros testes de rodagem com o ID.4 pelo Brasil. Além disso, tem levado o modelo a vários eventos, como o Electric Experience. Esta, aliás, é uma ótima oportunidade para conferir do que ele é capaz.

Interior do ID.4
Foto | Marcus Celestino/Autos Segredos

Os ingressos para o evento podem adquirir ingressos para o Electric Experience no site oficial do Electric Experience. A inteira sai por R$ 80, e a meia-entrada é vendida por R$ 40.

O test drive de eletrificados, como já dissemos, ocorre no Motor Park Haras Tuiuti, a cerca de 110 km da capital paulista. Saiba como chegar ao local.

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