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Hatches que serão vendidos no Brasil em 2022

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Novos modelos, motores inéditos e reestilizações. Confira os compactos que chegarão no ano que vem

Por Fernando Miragaya

O comércio já deu início à decoração natalina, então já está até tarde para falar de lançamentos para 2022. Autos Segredos vai adiantar as principais estreias reservadas para o ano que vem, e justamente por um segmento que ainda resiste firme e forte à voracidade dos SUVs: os hatches.

Destacamos diferentes modelos compactos que serão novidades no novo ano que já se aproxima, de um jeito ou de outro. Tem desde modelos consagrados com novo motor, nova geração de carros que precisam se recuperar no mercado e até aquele face-lift de meia-vida. Confira os hatches para 2022.

Fiat Argo CVT

Esqueça a transmissão automática de seis marchas da Aisin na linha Argo. Em 2022, o hatch é outro que ganhará a opção de caixa do tipo continuamente variável (CVT) com sete marchas simuladas, a mesma que estreou no Pulse. Equipará as versões com o motor 1.3 Firefly de 98/107 cv e com o 1.0 três canecos turbo já citado.

Nesta dança de versões, darão adeus as variantes HGT como conhecemos hoje, além da Trekking 1.8 AT6, já que não tem sentido ter um hatch bombado e metido a crossover pelo mesmo preço do que o Pulse. Porém, a variante pseudo off-road com o 1.3 aspirado pode ficar para ser uma opção para quem não tem bala na agulha para comprar o novo SUV.

Além disso, a Fiat trabalha para ter uma versão da linha 2023 do Argo com o 1.0 aspirado ainda mais barata que a mais básica atual, que custa, na tabela, pouco mais de R$ 67 mil. isso porque a marca precisa ocupar o hiato que terá entre o Mobi e o Argo com o fim do Uno (que hoje é negociado na concessionária entre R$ 63 mil e R$ 65 mil).


Na ponta lá de cima do Argo em 2022, novos equipamentos. As versões mais caras tendem a receber as centrais multimídias mais modernas, com o pacote de serviços digitais Fiat Connect Me, conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e carregador de smartphone por indução.

Citroën C3 

Já revelado em setembro, a terceira geração do hatch será lançada em fevereiro de 2022, mas a pré-venda começa um mês antes. Este novo C3 usa uma versão simplificada da plataforma modular CPM (que serve ao 208 na Argentina) para mercados emergentes, e entra no forno na fábrica de Porto Real (RJ) em dezembro. 

Fruto de um projeto indiano, o C3 segue o estilo “hatch altinho” — popular aqui nos anos 2000 com VW Fox, Chevrolet Agile e Renault Sandero. Porém, a linha em si não terá uma  versão aventureira, até porque já parece um crossover no estilo.

Além disso, dessa mesma arquitetura nascerá o SUV C3 Aircross, conhecido como Projeto CC24, que chega entre 2022 e 2023). Por sua vez, o sedã inspirado no C3L chinês, chamado nas internas de CC26, será apresentado até 2024.

O novo C3 hatch, na verdade, era para ser lançado este ano. Mas a pandemia atrasou os planos, assim como preciso de tempo para as melhorias que a engenharia da Stellantis julgou necessárias no projeto – comenta-se que o carro aparentava fragilidade excessiva no rodar.

Só não vai dar tempo de o C3 trazer o novo motor 1.0 turbo GSE de origem FCA que estreou no Fiat Pulse. Pelo menos, vai de 1.0 Firefly aspirado com câmbio manual de seis marchas e terá de se contentar com o manjado 1.6 16V da PSA Peugeot Citroën, aliado ao câmbio automático de seis marchas da Aisin. C3 turbo, só em 2023.

Volkswagen Polo 2023

A remodelação do Polo chegará ao Brasil com atraso de um ano. Reestilizado na Europa desde abril, o hatch será lançado por aqui como linha 2023 entre março e maio, com novos faróis com assinatura de LEDs diurnos diferentes, grade e para-choques redesenhados e o renovado emblema da VW.

Na cabine, a marca alemã tentará dar uma melhorada no criticado acabamento interno. Mudam revestimentos dos bancos e o volante será o mesmo do Nivus. A oferta da central VW Play, que estreou este ano em versões topo de linha do Polo, deve ser ampliada na linha.

Só não se anime muito porque o velho Polo continuará em produção para ser a opção de entrada da gama. Além de bastante aliviado em equipamentos, esta versão – chamada de Track – terá apliques aventureiros, como molduras nas caixas de rodas e detalhes escurecidos nos para-choques para não ficar tão datada. 

Esse Polo de entrada só usará o motor 1.0 aspirado de 84/75 cv. Será a forma encontrada pela Volks para segurar preços mais baixos no segmento de hatches em 2022, uma vez que o Gol perderá suas versões 1.6 (como veremos a seguir) e o Fox já deu adeus ao mercado. Ou seja: a marca precisa aproximar o Polo do Gol.

No restante da família, o motor 1.6 16V deverá deixar de ser oferecido. Restarão apenas os motores turbinados: o 1.0 TSI ou o 1.4 TSI (este apenas para a esportiva GTS), sempre com câmbio automático de seis marchas.

Renault Kwid 2023

O Kwid terá mudanças no desenho e na mecânica entre os hatches que serão lançados em 2022. No visual, inspiração no modelo indiano, com conjunto óptico duplo com faróis principais finos (“a la” Fiat Toro e Citroën C4 Cactus), grade com filetes horizontais e novo para-choque. Dentro, mudam painel, instrumentos (terá quadro digital) e multimídia.

Sob o capô do subcompacto, entra em cena o 1.0 SCe três-cilindros com comando variável que equipa as linhas Sandero e Logan – para atender as novas regras do Proconve 7. No Renault Kwid 2023, deverá ter potência um pouco menor que os 82/79 cv que hoje ele gera no hatch e no sedã.

Criticado pela fragilidade de construção e baixo nível de estabilidade, o Kwid ganhará reforços estruturais neste face-lift de meia vida. Além disso, a linha passará a ter controles de estabilidade e de tração, mas só nas versões Zen, Intense e Outsider – os donos do modelo inicial Life continuarão entregues à própria sorte.

Toyota Yaris

Com atraso de quase dois anos, o hatch brasileiro finalmente será reestilizado em 2022 para segurar as pontas até a chegada dos novos SUVs compactos da marca japonesa (Rocky/Raze e Yaris Cross). No design, as mudanças se concentram na frente, com grade, para-choque e faróis redesenhados.

Na cabine, o modelo ganhará um novo painel e quadro de instrumentos com telas TFTs digitais de 7”. A central multimídia Toyota Play+ será “socializada” na gama 2023 do Yaris, assim como novos equipamentos, entre eles a disponibilidade de sete airbags – hoje exclusiva da mais cara.

Ao mesmo tempo, o hatch ganhará reforços estruturais. Coincidência ou não, o Yaris recentemente levou apenas uma estrela pelos novos critérios dos testes de segurança do Latin NCAP – e ainda teve a nota de 2019 rebaixada de quatro para três estrelas…

Mecanicamente, o motor 1.5 16V continua em linha com ajustes nas variações de comandos para melhorar o nível de emissões. Já o 1.3 16V sai de cena. O Yaris 2023 será vendido apenas com o câmbio automático do tipo CVT com sete marchas virtuais.

Honda City

A terceira geração do sedã compacto dará origem a um inédito (para nós, no Brasil) City hatch em 2022. O modelo que terá a árdua missão de entrar no lugar do Fit no nosso mercado será lançado oficialmente em março.

Conforme Autos Segredos adiantou em julho, o City hatch chegará em 2022 com quatro versões de acabamento. A opção de entrada será o famoso boi de piranha, para atrair pelo preço “a partir de” nas campanhas publicitárias e da rede. Será aliviado em equipamentos, com rodas de aço, painel analógico e, na segurança, apenas os obrigatórios airbags frontais e controles de estabilidade e tração.

Já a versão topo de linha Touring fará bonito para justificar os preços – hoje, custaria perto de R$ 110 mil. Terá seis airbags, quadro de instrumentos parcialmente eletrônico, faróis full LED, couro, novo multimídia com tela de 8”, retrovisores rebatíveis eletricamente e itens de condução semi-autônoma, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de faixa e sensor de ponto cego.

Toda a linha do Honda City hatch em 2022 será equipada sempre com o motor 1.5 16V aspirado com injeção direta. São 126 cv de potência com etanol e 124 cv, com gasolina. O câmbio é o automático do tipo CVT, com sete marchas simuladas.

Peugeot 208

O Peugeot 208 tem melhorado nas vendas e a Stellantis quer aproveitar a maré favorável. Em 2022, esta segunda geração do hatch se valerá do novo gigante automotivo fruto da fusão de FCA com PSA para ter motores mais modernos e eficientes.

Desta forma, o hatch, em 2022, abandonará o velho 1.6 16V de 118/115 cv e adotará os propulsores da Fiat. As versões iniciais do 208 serão equipadas com o motor 1.3 Firefly de 98/107 cv, em conjunto com o câmbio manual de cinco marchas (em uma solitária configuração) ou com a caixa automática CVT.

Já os modelos mais completos serão sempre automáticos e virão com o novo 1.0 turbo GSE de 130/125 cv que estreou no Pulse. No embalo, o hatch da marca francesa também terá duas séries especiais em 2022.

Volkswagen Gol

O hatch da marca alemã começará o seu rito de despedida em 2022. O outrora campeão de vendas inicia uma dieta em sua gama e sobreviverá o ano que vem apenas com uma versão de acabamento, com o motor 1.0 três canecos de 82/75 cv. As  variantes 1.6 (EA111 e EA211), assim como a com câmbio automático, deixam de existir.

Será o suficiente para o Gol se manter no mercado até o fim de 2023, quando dará adeus ao mercado – pelo menos na forma do hatch como conhecemos. É que a família compacta de entrada da Volks ficará a cargo do Projeto VW 246, o novo SUV que usará plataforma MQB (mesma de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross).

Hyundai HB20X turbo

Em 2022, outro hatch da Hyundai abandona o motor 1.6 16V para fazer bonito no Proconve 7. No caso, será o aventureiro HB20X. A linha trocará o conjunto Gamma aspirado de quatro cilindros pelo Kappa TGDI turbo três canecos, com 120 cv.

Além disso, a linha HB20X vai ter o número de versões diminuído. Hoje, o modelo é negociado em quatro opções e isso será cortado pela metade. Mais um rito de passagem, já que tais opções aventureiras do HB deixarão de existir a médio prazo, após a chegada de um novo SUV compacto, para ficar abaixo do Creta e que será baseado no Venue.

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