Novo Citroën C3 2023 é revelado oficialmente e estreia no Brasil em 2022

375

Em apresentação mundial, novo Citroën C3 é hatch altinho com adereços aventureiros e DNA indiano. Modelo chegará com motores 1.0 Firefly e 1.6 16 V

Novo Citroën C3 2023
Foto | Citroën/Divulgação

A Citroën apresenta o novo C3 2023 que começará a ser produzido no Brasil em dezembro. Fruto do Projeto Smart Car, modelo é o primeiro de uma trinca de produtos destinados a mercados emergentes. Como o Autos Segredos antecipou com exclusividade, o hatch entrará em pré-venda on-line em janeiro com lançamento marcado para o primeiro trimestre conforme antecipado com exclusividade por nossa reportagem em 16 de agosto.

O novo C3 2023 marcará a chegada da nova linguagem visual da marca ao mercado brasileiro com a assinatura em LED fazendo um “X” na dianteira. Ele também será o primeiro produto da Citroën a estrear no brasil sob a tutela da Stellantis.

O hatch apostará no estilo aventureiro e carroceria altinha para seduzir possíveis compradores. Rack de teto, molduras nos para-lamas e demais apliques compõem o visual do novo C3 2023.

LEIA TAMBÉM:

O novo C3 terá a assinatura luminosa na forma de duas linhas de luz em “Y”. Dependendo da versão, a nova divisão da assinatura luminosa será em Full LED e se integra aos chevrons da grade. Já os faróis são instalados entre as luzes de LED em formato de “Y”. A grade principal é semelhante a do C5 Aicross e na parte inferior a entrada de ar será em formato colmeia.

Nas laterais, o novo C3 conta com airbumps na parte inferior das portas e sua maior altura fica bem visível. Na coluna “C”, o teto flutuante fica em evidência. O visual aventureiro fica evidente com os racks de teto.

Já na traseira, a placa de identificação ficará no para-choque que tem grande destaque na traseira. A tampa do porta-malas é mais curta em comprimento e contorna as lanternas horizontais.

No Brasil, o hatch do Projeto CC21 terá versões com visual sem adereços aventureiros em versões de entrada.

Durante a apresentação de hoje (16/9), a Citroën afirmou que o novo C3 poderá ter cores de teto e carroceria personalizadas.

Interior do novo C3 2023

Por dentro, o C3 2023 terá painel com central multimídia flutuante com tela mais larga, que lembra um tablet. Entre o sistema multimídia e os comandos do ar-condicionado há saídas do ar-condicionado que simulam elos de correntes. O painel terá uma faixa central com acabamento pontilhado por toda a sua extensão que acompanhará as cores da carroceria. Na extremidades, ficam as demais saídas de ar. O volante tem a base achatada como no 208.

O novo C3 2023 terá bancos dianteiros inteiriços com o apoio de cabeça integrado. Já os comandos dos vidros elétricos das portas traseiras ficarão no console central para diminuir os custos.

A central multimídia será compatível com Android Auto e Apple CarPlay com conexão sem fio.

Motores

O novo Citroën C3 2023 terá duas opções de motorização. O hatch contará inicialmente com o 1.0 Firefly e o 1.6 16v FlexStart. Futuramente, o veterano propulsor será substituído pelo 1.0 Turbo Flex GSE.

O motor 1.0 Firefly que rende potência de 72 cv a 6.000 rpm e torque de 10,4 kgfm a 3.250 rpm quando abastecido com gasolina e 77 cv a 6.250 rpm e torque 10,9 kgfm a 3.250 rpm com etanol no tanque. O câmbio é o manual de cinco velocidades. Ele deverá ser oferecido em versões sem os adereços aventureiros.

A nova geração do hatch francês receberá o motor atualizado que já equipa o Peugeot 208. O propulsor rende potência de 115 cv a 5.750 rpm e torque de 16,1 kgfm a 4.000 rpm abastecido com gasolina. Com etanol a potência é de 118 cv a 5.750 rpm e o torque é de 16,1 kgfm 4.750 rpm. Ele será ligado aos câmbios manual de cinco velocidades e o automático de seis marchas.

Mais dos modelos

A Citroën confirmou que o C3 terá mais dois irmãos. O CC24 será um SUV para substituir o Aircross e o CC26 dará origem a a um inédito sedã.

Interior novo C3
Foto | Citroën/Divulgação

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.