Novo hatch marcará a internacionalização da Citroën. C3 2023 começará a ser produzido em dezembro e seu lançamento ocorrerá no primeiro trimestre de 2022

O novo Citroën C3 será revelado no dia 16 de setembro em apresentação mundial, mas sua produção só começará de fato, em dezembro, como nossa reportagem antecipou em junho. A nova geração do hatch entrará em pré-venda online em janeiro e seu lançamento ocorrerá no primeiro trimestre de 2022.

A apresentação global do novo C3 marcará a internacionalização da marca Citroën. O novo hatch é fruto de projeto envolvendo França, Brasil e Índia e ele marcará a chegada da marca no mercado indiano.

Com o lançamento oficial para o primeiro trimestre de 2022, o novo C3 chegará ao mercado com modelo 2023.

A partir da revelação mundial em 16 de setembro, a Citroën fará diversas ações para divulgar o novo hatch no mercado brasileiro. Na sequência, o fabricante soltará release com detalhes do Projeto CC21. No fim de 2021, a marca francesa fará nova divulgação com informações sobre o design do C3 2023 e também realizará ação com alguns jornalistas com direito a test drive, mas com embargo.

Com a criação da Stellantis, o Projeto CC21 ganhou novidades em performance. O hatch já terá motor do grupo com a adoção do 1.0 Firefly em versões mais acessíveis e visual sem adereços aventureiros. A outra motorização será o velho conhecido 1.6 16V que equipará as versões com apelo aventureiro.

LEIA TAMBÉM:

Visual

Em versões de entrada com motor 1.0, o novo C3 2022 não terá apliques aventureiros, ficando com visual mais limpo. Já as opções mais caras da gama com motor 16 16V, o hatch terá molduras nos para-lamas, rack de teto e apliques nos para-choques dianteiro e traseiro.

O hatch, que segue o novo estilo da Citroën, tem dimensões similares às do Sandero, mas é pouco mais alto. A carroceria, conforme havíamos adiantado, é mais “quadradona”, e o carro dispõe de capô bem paralelo ao chão e de caixas de roda e plástico preto na base de suas portas. Além disso, os airbumps também se fazem presentes.

O teto “flutuante”, por sua vez, é evidenciado na coluna C. Em cor contrastante, “se desgarra” da carroceria graças à elementos em preto. Para completar, o visual aventureiro do C3 2022 fica ainda mais em destaque por conta dos racks de teto na cor preta.

Na traseira, a placa de identificação ficará no para-choque, que tem grande destaque. A base dele é sem pintura, e enfatiza ainda mais a proposta de estilo aventureiro. A tampa do porta-malas é mais curta em cumprimento e contorna as lanternas horizontais. As lanternas têm parte em vermelho que fica em alto relevo.

Interior do novo C3 2023

Por dentro, o C3 2023 terá painel com central multimídia flutuante com tela mais larga, que lembra um tablet. Entre o sistema multimídia e os comandos do ar-condicionado há saídas do ar-condicionado que simulam elos de correntes. O painel terá uma faixa central em azul com acabamento pontilhado por toda a sua extensão. Na extremidades, ficam as demais saídas de ar. O volante tem a base achatada como no 208.

O CC21 terá bancos dianteiros inteiriços com o apoio de cabeça integrado. Já os comandos dos vidros elétricos das portas traseiras ficarão no console central para diminuir os custos.

Motores do C3 2023

A marca chegou a estudar vender o novo C3 2022 com o motor 1.2 Puretech, mas como ele é importado, acabou se tornando inviável. A solução pode acabar sendo o 1.0 Firefly que é nacional e proporcionaria IPI mais barato.

O motor 1.0 Firefly que rende potência de 72 cv a 6.000 rpm e torque de 10,4 kgfm a 3.250 rpm quando abastecido com gasolina e 77 cv a 6.250 rpm e torque 10,9 kgfm a 3.250 rpm com etanol no tanque. O câmbio é o manual de cinco velocidades.

Se o 1.0 pode ser opção, o 1.6 16V já está confirmado para o novo Citroën C3 2022. A nova geração do hatch francês receberá o motor atualizado que já equipa o Peugeot 208. O propulsor rende potência de 115 cv a 5.750 rpm e torque de 16,1 kgfm a 4.000 rpm abastecido com gasolina. Com etanol a potência é de 118 cv a 5.750 rpm e o torque é de 16,1 kgfm 4.750 rpm. Ele será ligado aos câmbios manual de cinco velocidades e o automático de seis marchas.

CMP simplificada

Feito sobre a plataforma CMP, simplificada para mercados emergentes. O Projeto Smart Car dará origem a mais modelos além do novo Citroën C3, o primeiro será o substituto do C3 Aircross, chamado de Projeto CC24, o modelo fará sua estreia no último trimestre de 2022.

Já para o último quadrimestre de 2024, será a vez da estreia do sedã Smart Car, internamente, o projeto é chamado de CC26 ou C-Elysee. (Com Marcus Celestino)

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.