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Carros elétricos mais baratos em 2022

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Quer correr do preço da gasolina? Veja os EVs que vão machucar menos o seu bolso à venda no Brasil

Por Fernando Miragaya

Aquele medo de ter carro elétrico no Brasil diminui conforme o preço da gasolina sobe na bomba. Aos poucos, as cifras elevadas pelos EVs à venda no Brasil assustam menos que o litro do combustível fóssil, ainda mais para quem roda pelo menos 60 km por dia. Na ponta do lápis, um elétrico é, em média, 80% mais econômico que um modelo a combustão que faça 12 km/l com gasolina – por exemplo.

E ainda tem EVs abaixo da casa dos R$ 200 mil, o que pode ser uma alternativa interessante e configurar um retorno rápido de investimento. Então, vamos mostrar os carros elétricos mais baratos do país e suas autonomias para você ver qual pode te atender – e fazer você não chorar no posto de combustível.

Caoa Chery iCar

  • Preço: 139.990
  • Potência: 61 cv
  • Torque: 15,3 kgfm
  • Autonomia: 292 km

O Caoa Chery iCar nem bem chegou e já é o carro elétrico mais barato do Brasil em 2022. É valor de pré-venda, verdade seja dita, mas o subcompacto acaba de ser lançado com preço bastante competitivo, autonomia boa para o uso na cidade e ótimo tempo de recarga de até 5 horas em wallbox de até 36 minutos em sistemas rápidos.

A propósito, o modelo é um inegável carro urbano. A começar pelas dimensões, com 3,20 metros de comprimento (quase 30 cm menor que um Fiat Mobi), 100 litros de capacidade no porta-malas e peso inferior a uma tonelada, o que deve facilitar as coisas para o motor de equivalentes 61 cv de potência e de impressionantes 15,3 kgfm.

Renault Kwid E-Tech

Kwid E-TECH
Foto | Renault/Divulgação – Segundo lote do Renault Kwid E-TECH passa a ser vendido por R$ 146.990
  • Preço: R$ 146.990
  • Potência: 65 cv
  • Torque: 11,5 kgfm
  • Autonomia: 298 km

Ele foi o carro elétrico mais barato de 2022 por algum tempo, até a chegada o iCar, da Caoa Chery. Mas fica na segunda posição, depois de ter todas as 750 unidades de pré-venda esgotadas em cerca de dois meses. Inclusive, depois disso, o preço subiu para R$ 146.990.

A versão elétrica do subcompacto da Renault é importada da China mais equipada que seu similar nacional e também tem no baixo peso um aspecto favorável para o desempenho do motor de 69 cv. Leva menos de 9h para carregar em uma tomada aterrada de 220V e menos de 3h em aparelhos do tipo Wallbox.

JAC E-JS1

  • Preço: R$ 159.900
  • Potência: 62 cv
  • Torque: 15,3 kgfm
  • Autonomia: 302 km

A marca chinesa é a com mais modelos EVs disponíveis no Brasil e o E-JS1 está entre os carros elétricos mais baratos desse portfólio. O modelo é uma espécie de iEV20 remodelado – que vem a ser um J2 zero combustão. Neste caso, é um modelo com vocação bastante urbana.

O modelo fecha o pódio deste ranking com desempenho suficiente para o baixo peso e para o porte do subcompacto. Contudo, sofre do mesmo mal de seu rival chinês iCar: o porta-malas de 120 litros é bastante limitado. Leva 1h30 para completar as baterias em carregadores rápidos, 6 em Wallbox e 14h30 em tomada de 220V. O modelo tem uma variante aventureira com sobrenome EXT por R$ 174.900 – que também baixou de preço.

Renault Zoe

  • Preço: R$ 239.990
  • Potência: 135 cv
  • Torque: 25 kgfm
  • Autonomia: 385 km

A nova geração do EV da marca francesa foi lançada em 2021 com maior autonomia, mais potente e com mais equipamentos. Esta opção de entrada Zen chega com quatro airbags, câmera de ré, ESP, sensores de estacionamento na frente e atrás, monitoramento dos pneus, ar automático, entre outros.

Além disso, esta opção – que já era a topo de linha – traz um kit para carregamento rápido em tomadas de 50 kW, que garantem 157 km de autonomia extra em 30 minutos. No mais, o Zoe precisa de oito horas para ser carregado em sistema do tipo Wallbox.

Mini Cooper S E

  • Preço: R$ 249.990
  • Potência: 185 cv
  • Torque: 27,6 kgfm
  • Autonomia: 234 km

Provavelmente, o mais sofisticado entre os carros elétricos mais baratos do país, o modelo da marca britânica esbanja requinte e estilo. O acabamento interno é o ponto alto do Cooper, com bancos de couro, acabamento escurecido da cabine e muitos detalhes emborrachados e cromados.

A relação de equipamentos também é boa, mas só a mais cara das três versões (Top Collection, por R$ 284.390) traz o pacote de auxílio à direção. O desempenho e o acerto dinâmico também se sobressaem, mas a autonomia é fraca se compararmos com outros EVs. O carregamento rápido garante 80% em 29 minutos.

Fiat 500e 

  • Preço: R$ 255.990
  • Potência: 118 cv
  • Torque: 22,4 kgfm
  • Autonomia: 320 km

O primeiro EV da marca italiana no Brasil chegou em agosto de 2021 na forma do estiloso e simpático carrinho, mas em versão única Icon e com preço de luxo – apesar de estar entre os carros elétricos mais baratos. Com dimensões enxutas, faz o 0 a 100 km/h em 9 segundos, segundo a Fiat, mas também não espere por espaço em abundância na cabine ou no porta-malas – conforme apontamos em nossa avaliação.

A marca diz que o modelo pode ser recarregado em até quatro horas em sistemas do tipo Wallbox de 11kW. Em eletropostos ultra rápidos, a promessa é de 80% da capacidade das baterias em 35 minutos. Entre os equipamentos, piloto automático adaptativo, reconhecimento de placas, detector de fadiga, multimídia com conectividade sem fio, carregador de celular por indução, wi-fi a bordo e painel digital.

JAC E-JS4

  • Preço: R$ 256.900
  • Potência: 150 cv
  • Torque: 34,6 kgfm
  • Autonomia: 420 km

A variante zero combustão do T40 está entre os carros elétricos mais baratos do país. O modelo chama a atenção pela boa autonomia e também pelo desempenho, com 0 a 100 km/h prometido em 7,5 segundos. Segundo a JAC, o SUV precisa de 1h50 para ser carregado em pontos de carga rápida, ou 11h em Wallbox.

Seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, câmera 360, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, teto-solar, ar automático e chave presencial estão entre os itens de série principais.

JAC E-J7

  • Preço: R$ 259.900
  • Potência: 193 cv
  • Torque: 34,6 kgfm
  • Autonomia: 402 km

Sim, tem mais JAC na lista de carros elétricos mais baratos, até porque a marca chinesa é a com maior portfólio de EVs no país. Só que o sedã lançado no ano passado tem proposta bem mais esportiva no desempenho e no design que os demais carros da fabricante por aqui. Pelos dados da montadora, são 5,9 segundos para cumprir o 0 a 100 km/h.

Na parte de carregamento, precisa de 10h em uma tomada tipo Wallbox para receber 100% da carga, ou 1h45 em eletroposto de carga rápida. A lista de itens de série é bem parecida com a do E-JS4. Detalhe que foi mais um JAC que ficou R$ 5 mil mais em conta de março para cá.

Peugeot 208 e-GT 

  • Preço: R$ 276.990
  • Potência: 136 cv
  • Torque: 26,5 kgfm
  • Autonomia: 340 km

O estiloso hatch acabou se tornando a opção elétrica e esportiva da nova geração do compacto no país. A proposta mais arrojada fica evidente nos detalhes estéticos diferenciados – como entradas de ar diferenciadas na frente, molduras nos para-lamas, rodas aro 17″ e painel de instrumentos – e na sigla GT que empresta nome à versão zero combustão.

Importado da França, o modelo chega com itens de auxílio à condução, como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal, assistente de permanência em faixa com correção de trajetória e frenagem autônoma de emergência. Também é equipado com faróis full LED, teto panorâmico, central multimídia com tela de 10” e carregador de celular por indução.

Nissan Leaf 

  • Preço: R$ 293.700
  • Potência: 149 cv
  • Torque: 32,6 kgfm
  • Autonomia: 389 km

O mais famoso EV do mundo também está entre os carros elétricos mais baratos do mercado brasileiro. Espaçoso e confortável, o hatch também oferece bom desempenho e custo de revisão abaixo de R$ 3 mil (seis visitas até 60 mil km). O tempo de recarga pode ser de até oito horas em carregadores Wallbox ou em 40 minutos em estações de recarga rápida para se obter 80% da capacidade.

Além do bom desempenho (o a 100 km/h em 7,9 s, segundo a marca), o carro também vem bem recheado. Tem o pacote de condução semi-autônoma, com piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, sensor de pontos cego e auxílio ao estacionamento. Câmera 360, ar automático, seis airbags, espelho eletrocrômico, chave presencial e retrovisores rebatíveis eletricamente completam o pacote.

O carro também vem bem recheado. Tem o pacote de condução semi-autônoma, com piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, sensor de pontos cego e auxílio ao estacionamento. Câmera 360, ar automático, seis airbags, espelho eletrocrômico, chave presencial e retrovisores rebatíveis eletricamente completam o pacote.

Bônus: BMW i3

  • Preço: R$ 340.950
  • Potência: 170 cv
  • Torque: 25,5 kgfm
  • Autonomia: 333 km

Outro modelo premium, só que um que passa – e muito – da faixa dos R$ 300 mil. É o preço que se paga por ter um carro elétrico de marca de luxo, com o status da fabricante bávara e a reputação da engenharia alemã. Além de um desempenho bastante voluntarioso como se espera de um BMW.

Com o carregador bivolt doméstico, a carga completa leva até 24 horas. Mas em sistema ultrarrápido, é possível obter 80% da capacidade em apenas 40 minutos. O i3 também tem a versão EXT, que promete mais 150 km de autonomia graças a um… motor à gasolina de 647 cm³ (que pode se tornar flex em breve).

*preços coletados na terceira semana de junho e válidos para o território nacional, exceto os estados de São Paulo e Paraíba, e a Zona Franca de Manaus.

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