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Peugeot começa a vender e-208 GT no Brasil por R$ 244.990

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Hatch elétrico será vendido inicialmente no Rio e em São Paulo; modelo abre caminho da eletrificação da marca francesa no Brasil

A Peugeot começa a trilhar o caminho da eletrificação no Brasil com o e-208 GT, que chega ao nosso mercado por R$ 244.990. O hatch será comercializado inicialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. A partir de janeiro do ano que vem, o modelo passa a ser vendido em Belo Horizonte e também em outras nove capitais do país.

O e-208 GT tem preço similar ao dos concorrentes Fiat 500e (R$ 239.990) e Nissan Leaf (R$ 279.990). O modelo é fabricado na planta de Trnava, na Eslováquia. O hatch, que representa o topo da gama 208, é feito sobre a plataforma e-CMP.

A Peugeot dá início à ofensiva elétrica no Brasil com o e-208 GT, mas já promete outros dois lançamentos para o futuro. Em novembro será apresentada a e-Expert — que já havia sido antecipada por Autos Segredos. Além da van, a marca francesa tem na manga ainda um terceiro produto cuja “identidade”, por ora, desconhecemos.

Motorização do Peugeot e-208 GT

O Peugeot e-208 GT vem equipado com motor 100% elétrico de 100 kW (136 cv) de potência e 26,5 kgfm de torque. Segundo o fabricante, o hatch faz o 0 a 100 km/h em 8,3 segundos. A título de comparação, o 208 térmico vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos quando abastecido com etanol.

O hatch 100% elétrico tem três modos de condução disponíveis, e a escolha fica a critério de quem está ao volante, de acordo com a necessidade do momento. O modo “Eco” tem como foco a otimização da autonomia; já o “Drive” é indicado para garantir conforto nos deslocamentos do dia a dia, enquanto o “Sport” prioriza o desempenho.

No seletor, do tipo joystick, pode ser selecionado o B Mode, que atua de modo a garantir regeneração da bateria e a otimizar a autonomia do veículo. A transmissão, por sua vez, como na maioria dos carros elétricos, tem apenas uma marcha e a ré.

Bateria e autonomia do Peugeot e-208 GT

O Peugeot e-208 GT vem com bateria de 50 kWh. O modelo dispõe de plug Type 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para corrente continua (DC). De acordo com o fabricante, o hatch, no modo “Drive”, tem autonomia de até 340 km (no ciclo WLTP). O veículo pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos.

Segundo a Peugeot, os 20 primeiros compradores do e-208 GT ganharão uma estação de recarga doméstica de 7,4 kWh da WEG, parceira certificada pela marca. O Wemob Wall pode ser utilizado em redes monofásicas ou bifásicas e dispõe de Wi-Fi, controle de acesso por TAGs, entre outros. Com ela, a recarga de até 80% da bateria pode ser feita em seis horas.

A WEG também oferece estação doméstica de 22 kWh, indicada para redes trifásicas. Com ela, a recarga de 80% da bateria é feita em quatro horas. Vale dizer que, segundo a Peugeot, o gasto médio com energia para uma recarga completa na cidade de São Paulo é de R$ 35.

Os carregadores da WEG podem ser comprados nas concessionárias da marca francesa. A Peugeot, contudo, não informou quanto custam e tampouco qual é o valor cobrado pela instalação nas residências dos clientes.

Na apresentação do produto, a Peugeot desconversou e também não divulgou a vida útil da bateria. Sua garantia é de oito anos ou 160 mil quilômetros rodados.

Segundo comunicado de imprensa divulgado pela marca, a engenharia da empresa no Brasil aplicou um pacote de alterações com reforços específicos para nossas condições topográficas, climáticas e, principalmente, de pavimentação. Uma delas é o pacote para proteção da bateria, com aplicação de chapas metálicas (ao invés de plásticas) em toda a região do assoalho e também na área abaixo do cofre.

Interessante destacar que o peso do e-208 GT é de 1.530 kg, ante 1.178 kg do 208 Griffe. A Peugeot diz que a bateria tem 220 litros de densidade e que, mesmo assim, o volume do porta-malas é idêntico ao da versão térmica.

Recarga “gratuita”

Por meio de parceria com a Estapar e Enel X, proprietários do Peugeot e-208 podem fazer a recarga do veículo em um dos estacionamentos administrados pela Estapar. A primeira fase do projeto prevê instalação de pontos em 23 cidades, espalhadas por 10 estados.

Os equipamentos instalados trazem a tecnologia da Enel X e fornecem um carregamento inteligente, abastecendo 80% da bateria de um veículo elétrico em aproximadamente três horas. Embora a recarga seja gratuita para os donos de e-208, o estacionamento é devidamente cobrado pela Estapar.

Itens de série

O Peugeot e-208 GT tem praticamente os mesmos itens da versão Griffe. O hatch elétrico dispõe de painel de instrumentos digital de 10”, central multimídia de 7”, teto solar panorâmico, faróis full-LED, seis airbags, ar-condicionado digital e automático, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de cruzeiro, assistente de permanência em faixa, rodas de liga leve de 16”, bancos revestidos em couro, frenagem automática de emergência, carregador de celular por indução, entre outros.

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