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10 carros legais para fugir da ditadura dos SUVs

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Cansado de só ver e ouvir falar de utilitário esportivo? Calma que ainda existem sedãs e hatches para comprar, mesmo que por pouco tempo

Por Fernando Miragaya

O mundo automotivo respira SUV. Os mais recentes lançamentos da indústria se concentram nesta categoria, que já representa mais de 40% de tudo que é comercializado no Brasil. A tendência, daqui para frente, é essa participação aumentar muito, tamanha a quantidade de estreias previstas.

Utilitário esportivo, crossover, jipinhos urbanos, o que não falta é termo para definir o que popularmente se resumiu na sigla SUV. Mas existem (ainda) alternativas de carros legais para fugir desta ditadura dos aventureiros do asfalto. São hatches e sedãs, compactos e médios, para você lembrar que existe vida ao volante além dos sport-utilities.

Selecionamos 10 modelos 0 km, com preços sugeridos coletados na última semana de setembro de 2021 — exceto para o estado de São Paulo. Estabelecemos um teto de até R$ 170 mil para os carros sugeridos — até porque é difícil achar versões legais por muito menos disso. Concorda com a nossa lista? Prefere um SUV mesmo? Quer sugerir outros modelos? Deixa o recado nos comentários.

Toyota Corolla Altis Hybrid

  • Preço: R$ 162.190
  • Motores: 1.8 flex + 2 motores elétricos
  • Câmbio: automático do tipo CVT
  • Potências: 101/98 cv e 72 cv (elétricos)
  • Torque: 14,5 kgfm a 3.600 rpm e 16,6 kgfm (elétricos)
  • Dimensões: 4,63 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos
  • Porta-malas: 470 litros
Carros para fugir dos SUVs
Foto | Toyota/Divulgação

Que tal fugir da ditadura dos SUVs logo pelo Corollão tão venerado pelas multidões? No embalo, para fugir do consumo mais elevado em tempos de preços exorbitantes pelo litro da gasolina, o modelo híbrido pode fazer 16,3 km/l na cidade com gasolina e 14,5 km/l, na cidade, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) – embora há avaliações em que esses números foram superados.

Aliado a isso, o conforto que se espera de um Corolla. O rodar é suave, o modelo oferece bom espaço a bordo, tem comportamento dinâmico correto e desempenho condizente com sua proposta. Ainda carrega a fama de carro com boa mecânica e as revisões programadas têm preços dos mais baixos do segmento de médios.

Não é a configuração topo de linha, mas a Altis reúne controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de colisão, sete airbags, aviso de mudança de faixa, faróis de LED, ar-condicionado automático, chave presencial, retrovisores rebatíveis eletricamente, entre outros. A central multimídia tem tela de 10” e câmera de ré.haha

Carros para fugir dos SUVs: Volkswagen Polo GTS

  • Preço: R$ 126.190
  • Motor: 1.4 turbo
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Potência: 150 cv a 1.500 rpm
  • Torque: 25,5 kgfm a 1.500 rpm
  • Dimensões: 4,06 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos
  • Porta-malas: 300 litros
Volkswagen Polo GTS 2021
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O Polo já é um carro bacana, mas se é para escapar da ditadura utilitária-esportiva, que tal ter o hatch em sua versão mais divertida? A GTS tem preço salgado, é verdade, mas carrega o motor 1.4 TSI com muita força em baixos giros e um trato esportivo para fazer jus à sigla de três letras.

Além do propulsor bem elástico e mais potente que o restante da linha, com 0-100 km/h em 8,4 segundos, o Polo GTS recebe acerto mais firme da suspensão, barra estabilizadora 1 mm mais grossa e bloqueio eletrônico do diferencial. “Intervenções” que só aprimoram o já bom acerto dinâmico e a dirigibilidade aprumada do hatch compacto.

No desenho, detalhes que entregam esportividade sem pesar a mão. Para-choque mais largo, filete vermelho na frente, grade frontal do tipo colmeia e com acabamento preto brilhante, capas dos retrovisores escurecidas, rodas aro 17”, spoiler traseiro e ponteira dupla do escapamento. Dentro, acabamento em tom mais escuro e bancos inteiriços.

Fiat Argo Drive 1.3 S-Design

  • Preço: R$ 77.890
  • Motor: 1.3 flex
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Potência: 109/101 cv a 6.250 rpm
  • Torque: 14,2/13,7 kgfm a 3.750 rpm 
  • Dimensões: 3,99 m de comprimento e 2,52 m de entre-eixos
  • Porta-malas: 300 litros
Carros para fugir dos SUVs
Foto | Fiat/Divulgação

Descemos um pouco para sugerir versões mais “normais” e “baratas”. O Argo é uma compra bastante racional e com custo/benefício interessante – ainda mais no mundo real: em uma rápida pesquisa em concessionárias, esta versão é oferecida por R$ 73 mil.

Nesta opção intermediária, o hatch é equipado com controles de estabilidade, tração e subidas, ar-condicionado, direção elétrica, trio, monitoramento dos pneus e a central Uconnect com tela de 7″, Android Auto e Apple CarPlay, comandos de voz e duas entradas USB.

O modelo ainda recebe o pacote S-Design, com adesivos na carroceria e outros elementos escurecidos por fora e por dentro. O motor é o eficiente 1.3 Fifrefly, bastante funcional e com desempenho mais que competente para a cidade.

Chevrolet Cruze Sport6 LTZ

Preço: R$ 139.650

Motor: 1.4 turboflex

Câmbio: automático de seis marchas

Potência: 153/152 cv a 5.200 rpm

Torque: 24,5/24 kgfm a 2.000 rpm

Dimensões: 4,44 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos

Porta-malas: 290 litros

Cruze Sport6 LTZ
Foto | Chevrolet/Divulgação

Sabemos que poderíamos ter sugerido um Onix, bem mais barato. Mas, pensa só: na linha Chevrolet ainda tem dando sopa um hatch médio, uma das muitas categorias dizimadas pelos utilitários esportivos e crossovers. Então, nada mais justo do que colocarmos aqui o Cruze Sport6 entre os 10 carros legais para fugir da ditadura dos SUVs. 

O modelo oferece desempenho bastante voluntarioso com seu Ecotec turbo (só não se engane pelo “6”, aqui são quatro cilindros mesmo), apesar de a calibragem do câmbio automático (aí sim, se seis marchas) privilegiar mais o conforto do que uma pegada esportiva. O modelo também oferece conforto bastante satisfatório, a despeito de um porta-malas menor que o de muito compacto.

A LTZ é a configuração intermediária do Cruze e sai de fábrica com lista interessante de equipamentos. Seis airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente à partida em rampas, sensores de estacionamento na frente e atrás, câmera de ré, ar automático, chave presencial, teto-solar, retrovisores rebatíveis eletricamente e partida remota do motor estão entre os equipamentos. A central é a prática MyLink, com display de 8”.

Peugeot 208 Active

  • Preço: R$ 91.490
  • Motor: 1.6 flex
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Potência: 118/115 cv a 5.750 rpm
  • Torque: 15,5/15,4 kgfm a 4.000 rpm
  • Dimensões: 4,05 m de comprimento e 2,53 m de entre-eixos
  • Porta-malas: 265 litros
Peugeot 208 Active Pack
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Outro na relação de 10 carros legais para fugir da ditadura dos SUVs que promete causar polêmica. Sim, o novo 208 é caro para o segmento, ainda mais que vai contra a tendência de compactos com bom aproveitamento do espaço interno, o que está muito longe de ser seu forte – ainda mais se comparado aos rivais diretos, como VW Polo e Toyota Yaris.

Porém, dos hatches “normais”, é o que tem a proposta mais esportiva (com exceção do Polo GTS e do Sandero R.S., obviamente), seja na dirigibilidade ou no comportamento dinâmico. O entre-eixos curto, as dimensões compactas, a posição de dirigir baixa e o conceito de i-Cockpit fazem do modelo um hatch gostoso de dirigir e bom de curva.

Claro que o motor poderia ser mais empolgante que o manjado 1.6 16V de outros carnavais, mas ele garante aquela performance satisfatória ao 208. Nos equipamentos, a Active vem na conta do chá: quatro airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, ar, direção elétrica, trio, central multimídia e nada além.

Carros para fugir dos SUVs: Honda Civic Touring

  • Preço: R$ 159.000
  • Motor: 1.5 turbo
  • Câmbio: automático CVT com sete marchas simuladas
  • Potência: 173 cv a 5.500 rpm
  • Torque: 22.4 kgfm a 1.700 rpm
  • Dimensões: 4,64 m de comprimento  e 2,70 m de entre-eixos
  • Porta-malas: 517 litros
Carros para fugir dos SUVs
Foto | Honda/Divulgação

Outro que está com os dias contados, sentenciado à morte pelos… SUVs. Pois é, no Brasil o Civic vai parar nesta décima geração para que a Honda possa focar no futuro HR-V, que virou um crossover médio. Caberá à terceira era do City fazer as honras de “substituir” – na verdade, ocupar o vácuo de sedã no portfólio da marca japonesa – o consagrado três-volumes médio.

Sim, sabemos que é outro sedã médio caro, mas vamos combinar que o Civic é um automóvel com nível de construção sólido, fama de carro que não dá problema e um desempenho bastante ousado dentro da categoria, graças ao bom motor turbo – que só bebe gasolina.

Entre os itens de série, seis airbags, controles de estabilidade e de tração, sensor de ponto cego, retrovisor eletrocrômico, partida remota do motor ou por botão, câmera de ré, sensores de estacionamento na frente e atrás, carregador de celular por indução e central multimídia com tela de 7”.

Hyundai HB20 Evolution

  • Preço: R$ 69.690
  • Motor: 1.0 flex
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Potência: 80/75 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 10,2/9,4 kgfm a 4.500 rpm 
  • Dimensões: 3,94 m de comprimento e 2,53 m de entre-eixos
  • Porta-malas: 300 litros
Carros para fugir dos SUVs
Foto | Hyundai/Divulgação

Esta variante do hatch compacto é uma das com melhor custo/benefício e uma das boas alternativas entre os 10 carros para fugir da ditadura dos SUVs. O modelo é equipado com controles de estabilidade, de tração e de subidas, quatro airbags, câmera de ré, além dos habituais ar, direção elétrica e trio. A central é a eficaz blueMedia.

Não se deixe enganar pelo motor Kappa tricilíndrico. Apesar dos números, o propulsor surpreende nas arrancadas e se mostra bastante eficiente e competente para rodar na cidade. No mais, o HB20 ainda goza de acabamento interno eficiente, espaço condizente com a categoria e custo de revisão entre os mais baixos do segmento. O acerto da suspensão é que ainda não lida bem com a buraqueira.

Carros para fugir dos SUVs: Renault Sandero R.S.

  • Preço: R$ 95.790
  • Motor: 2.0 flex
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Potência: 150 cv a 5.750 rpm
  • Torque: 20,9 kgfm a 4.000 rpm
  • Dimensões: 4,07 m de comprimento e 2,59 m de entre-eixos
  • Porta-malas: 320 litros
Carros para fugir dos SUVs
Foto | Renault/Divulgação

Um esportivo por menos de R$ 100 mil é um dos carros mais legais para fugir dos SUVs. Preparado pela divisão esportiva da marca francesa, o Sandero R.S. é um foguetinho com este motor 2.0 aspirado e câmbio manual “raiz”, com seis marchas e as relações iniciais bastante curtas.

O hot hatch (por que não?) ainda recebeu aquele acerto bacana. Suspensão rebaixada e com molas mais firmes, calibragem da direção mais pesada, freios dimensionados e os detalhes estéticos necessários a uma versão esportiva como essa. Na cabine, o bom espaço que a linha Sandero já oferece a mais em relação aos rivais.

Nos equipamentos, o modelo também agrada. Controles de estabilidade e tração, quatro airbags, ar-condicionado automático, trio elétrico, câmera de ré e central Media Evolution. As rodas de liga-leve aro 17” são exclusivas e diamantadas.

Carros para fugir dos SUVs: Nissan Versa Sense CVT

  • Preço: R$ 91.990
  • Motor: 1.6 flex
  • Câmbio: automático CVT
  • Potência: 114 cv a 5.600 rpm
  • Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm
  • Dimensões: 4,49 m de comprimento e 2,62 m de entre-eixos
  • Porta-malas: 466 litros
Versa Sense 201
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Para quem curte sedã, e não quer gastar mais de R$ 120 mil em um modelo médio, o Versa é uma opção de compacto com bom espaço interno e custo de manutenção baixo. Agora importado do México, essa segunda geração do carro é bem mais cara, é verdade, porém, mais confortável no desempenho, no isolamento acústico e no acerto da suspensão.

No desempenho, a mesma questão do Peugeot 208. Este novo Versa manteve o conhecido motor 1.6 16V, que empresta um comportamento normal, sem empolgar e com um acerto do câmbio CVT bastante “tradicional”, isento de trancos e com evolução gradual. Em contrapartida, tem consumo moderado e custo de revisões dos mais baixos da categoria.

Na parte que diz respeito aos equipamentos, o Versa Sense CVT chega às lojas com seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, sensor de ré, entre outros. No quesito conforto, traz basicamente o trivial: ar, direção elétrica, trio, chave presencial, mas não oferece central multimídia, só um som simples com entradas USB.

Caoa Chery Arrizo 5e

  • Preço: R$ 159.900
  • Motor: elétrico com bateria de 53,5 kWh
  • Câmbio: automático de uma marcha
  • Potência: 122 cv
  • Torque: 28,1 kgfm
  • Dimensões: 4,54 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos
  • Porta-malas: 430 litros
Projeoto HabITAS
Foto | CAOA Chery/Divulgação

Por que não ter um elétrico como carro para fugir da ditadura dos SUVs – e dos preços estratosféricos dos combustíveis? Pois é, o Arrizo 5e é uma opção de sedã confortável e 100% EV, mas esse é um preço de tabela sugerido, já que é preciso consultar as revendas e encomendar o automóvel.

Segundo a Caoa Chery, a autonomia do sedã é de 322 km. A carga completa em tomada comum de 220V aterrada leva até 24 horas, enquanto com wallbox o tempo é de oito horas. No sistema de carregamento rápido, basta apenas uma hora plugado.

A lista de equipamentos é razoável. O modelo é dotado de quatro airbags, controles de estabilidade e de tração, câmera de ré, assistente de partida em rampa, chave presencial, aviso sonoro para pedestres, ar automático, teto-solar e bancos dianteiros com aquecimento. A central multimídia traz várias informações sobre o carro, inclusive do funcionamento da bateria, tudo em uma telona de 10”.

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