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Mercedes-Benz celebra marco de 150 mil caminhões e ônibus exportados em CKD

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Desde a década de 1970, a Mercedes-Benz produz modelos CKD de caminhões e ônibus, atualmente eles atendem os mercados da América Latina, África e Ásia

A Mercedes-Benz registrou em janeiro um número histórico ao alcançar a marca de 150 mil caminhões e ônibus exportados em regime CKD. Para quem não está habituado, o CKD são modelos semidesmontados, cujas peças e componentes são especialmente embalados para montagem final nos países compradores.

De acordo com a marca alemã, a impressionante marca de 150 mil unidades se refere ao acumulado desde de a décadade 1970 quando foram iniciadas as exportações de veículos CKD. No ano passado, foram 3.669 unidades exportadas, com média de 3.160 veículos por ano nos dois primeiros anos desta década de 2020. Na década anterior, de 2010, a média foi de 4.134 unidades por ano.

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A proporção atual das exportações em números atuais é de 40% de caminhões e 60% de ônibus produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, para plantas da própria Daimler Truck ou de representantes Mercedes-Benz na Argentina e no México, como também no Egito, Quênia, Argélia e África do Sul, no continente africano; e Indonésia, Taiwan e Vietnam, na Ásia.

“As vendas de veículos desmontados são muito importantes para o volume de exportações da Empresa, que também comercializa caminhões e chassis de ônibus integrais para o mercado externo. Além disso, contribui para o volume de produção das plantas de São Bernardo do Campo e de Juiz de Fora”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “O CKD é uma importante ferramenta para expandir nossas atividades nos mercados de exportação e também cria emprego. Oferecemos, atualmente, produtos em CKD customizados aos clientes a partir de caminhões das famílias Accelo e Atego e de toda a linha de ônibus urbanos e rodoviários, do micro ao superarticulado”.

Para produzir os ônibus e caminhões em CKD, a marca conta com 170 funcionários que se dedicam exclusivamente ao fim na fábrica de São Bernardo do Campo.

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