Aporte também será usado para lançar produzir localmente os sistemas Bio-Hybrid ligados aos motores GSE Turbo
O Autos Segredos participou da coletiva da Stellantis na qual o Presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, confirmou investimentos de R$ 14 Bi na fábrica de Betim (MG) para ter uma nova plataforma, tecnologia Bio-Hybrid e também novos modelos.
O novo ciclo de investimentos é parte dos R$ 31 Bi anunciados pela Stellantis semanas atrás. O Polo Automotivo de Goiana ficou com R$ 13 Bi, mas ainda restam R$ 3 Bi para serem investidos no Brasil.
O executivo também confirmou que a Stellantis lançará os primeiros carros híbridos equipados com o sistema Bio-Hybrid que será associado aos motores Turbo 200 e Turbo 270.
Os modelos que estrearam o sistema Bio-Hybrid ainda não estão confirmados, mas o executivo deixou no ar que devem ser carros produzidos em Betim (MG). O que bate com a informação do Autos Segredos que cravou no fim de 2023 que seriam Pulse e Fastback.
Sem confirmar qual plataforma, Cappellano confirmou que a fábrica de Betim (MG) terá uma nova plataforma. A base em questão é a CMP de origem PSA.
O primeiro produto desta plataforma será o novo SUV chamado por enquanto pelos codinomes Projeto 328/F1H/ Argo Next Gen. O nome não está definido, mas pode ser Argo ou até resgatar o nome Uno. A estreia será em 2026.
Um segundo modelo confirmado é a nova geração do Pulse, prevista para estrear em 2027. Por enquanto, ela é chamada de Projeto F2U.
Para 2028, será a vez da nova geração do Fastback que é chamada internamente de Projeto F2X.
Assim como é atualmente, as novas gerações de Pulse e Fastback irão compartilhar muitos componentes e partes estruturais.
A plataforma CMP será estendida futuramente para outros modelos feitos em Betim (MG). Ela será a única plataforma da Stellantis na fábrica mineira.
R$ 454 milhões
Finalizando o fim do antigo ciclo de investimentos em Betim (MG), a Stellantis fez aporte de R$ 454 milhões para ampliar a produção da linha de motores turbo GSE (Turbo 200 e Turbo 270).
A fábrica de motores do Polo Automotivo de Betim terá capacidade de produzir 1,1 milhão de motores por ano com o aporte de R$ 434 milhões.
Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
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