InícioCaminhõesVolvo caminhõesVolvo oferece caminhões FH que podem rodar com 100% de Biodiesel sob...

Volvo oferece caminhões FH que podem rodar com 100% de Biodiesel sob consulta

- publicidade -
- publicidade -

Cliente precisará de autorização da Agência Nacional do Petróleo,Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)

A Volvo Caminhões já disponibiliza o FH que pode rodar 100% com o Biodiesel (B100). Mas a compra é condicionada a uma análise prévia da engenharia da fábrica. Segundo a Volvo, a alternativa atende a um pedido de frotistas que produzem seu próprio Biodiesel, principalmente a partir de soja. 

Mas para rodar com B100, esses transportadores precisarão ainda solicitar aprovação da ANP, que tem rígidos controles sobre a produção e estocagem desse combustível para uso veicular. 

VEJA TAMBÉM:

“Ainda é um volume restrito de clientes. Mas estamos empenhados em garantir mais uma possibilidade de utilização de biocombustível, em linha com nossa visão de contribuir para a descarbonização dos transportes”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões. Veículos comerciais abastecidos exclusivamente com Biodiesel reduzem entre 30% e 70% as emissões de CO2, dependendo do tipo de matéria-prima usada para produzir o combustível.

De acordo com a  marca sueca, foi realizado um projeto de motor exclusivo baseado nos atuais propulsores Euro 6 da marca, para que eles ficassem aptos a rodar com 100% de Biodiesel.

Ainda segundo a Volvo, a tecnologia só está disponível para o FH. A solução é a única do mercado e o transportador terá a flexibilidade de optar por diferentes proporções de Biodiesel, indo do B14 (diesel S10 com 14% de Biodiesel, atualmente disponível nos postos do Brasil) até o B100 (Biodiesel puro). “Isso traz grande versatilidade no uso dos caminhões, uma vez que podem ser abastecidos também com o diesel S10 disponível no País. Assegura também facilidade no momento da revenda futura do veículo”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas caminhões da Volvo.

Além de consulta prévia e aprovação da engenharia da Volvo, o uso do B100 é restrito aos veículos fabricados para essa especificação. “Não é possível usar Biodiesel 100% em caminhões que não tenham sido produzidos para isso. As versões regulares dos veículos estão preparadas para uso com o diesel S10 padrão disponível no País”, enfatiza Valério.

Foto principal | Volvo/Divulgação

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira nosso primeiro contato com o VW T-Cross 2025:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -