InícioCaminhõesVolvo caminhõesVendas dos chassis de ônibus rodoviários Volvo crescem 60% em 2023

Vendas dos chassis de ônibus rodoviários Volvo crescem 60% em 2023

- publicidade -
- publicidade -

Em 2023, marca também iniciou testes com ônibus elétrico BZL no Brasil

As vendas de chassis de ônibus da Volvo cresceram 6,4% em 2023 em comparação a 2022. No ano passado, a marca registrou 700 chassis entregues no mercado brasileiro.

No segmento de chassis para ônibus rodoviários, a Volvo anotou 60% de crescimento em suas vendas em 2023 em comparação ao ano anterior.  

VEJA TAMBÉM:

“Foi um ano histórico, com excelentes resultados no mercado brasileiro. Esta preferência de nossos clientes é, em grande parte, um reconhecimento aos atributos nos nossos novos chassis rodoviários Euro 6, altamente tecnológicos e que ficaram ainda mais seguros e econômicos. Somado a isso, a atuação comercial altamente profissional de nossa rede de concessionárias em negócios estratégicos nos permitiu fazer um grande volume de entregas”, declara André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America.

As vendas no Brasil representaram 55% das vendas totais da Volvo na América Latina, no total foram 1.275 ônibus entregues, os mercados do Chile e Peru também foram destaques, juntos eles somaram 30% do volume total.

Os novos chassis rodoviários B380R, B420R, B460R e B510R foram os grandes destaques da Volvo em 2023 e contribuíram para o crescimento da marca no segmento. Eles são equipados com novos motores Euro 6 de 13 litros, o mesmo dos caminhões Volvo FH, esses modelos de chassis trazem outras inovações como o câmbio I-Shift de 7ª geração. 

Os chassis são dotados também da Aceleração Inteligente Volvo, sistema que entrega torque na medida exata para o melhor desempenho e máxima economia. “São recursos que, combinados, garantem uma economia de combustível de até 9% em relação aos modelos antecessores”, afirma Marques.

Em linha com a visão Zero Acidentes da Volvo, essa família de chassis é equipada com o consagrado Sistema de Segurança Ativa (SSA), trazendo de série tecnologias como o “Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP)”, “Freios a disco eletrônicos de 5ª geração (EBS)”, “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência” e “Aviso de Mudança de Faixa”. Além disso, são oferecidos como opcionais “Sinal de Alerta no Para-brisa (heads-up display)”, “Piloto Automático Adaptativo (ACC)” e “Assento Vibratório”.

Os motores de 13 litros contam ainda com o freio motor VEB+ (Volvo Engine Brake) de 510cv. Quando conjugado com Retarder (item opcional), a potência de frenagem chega a 1.100 cv.

Em 2023, a Volvo Ônibus também apresentou o chassi B320R que tem versões para aplicações urbana, rodoviária e de fretamento. Com o novo motor D8K Euro 6, mais potente e econômico do que o da geração anterior, o chassi traz ainda a transmissão I-Shift de 7ª geração, nas opções para uso rodoviário e de fretamento.

Ele vem equipado com freios eletrônicos EBS de 5ª geração, freios a disco em todas as rodas e, na versão rodoviária, o ESP é de série. O veículo possui ainda o freio motor VEB300 com 300cv e, na versão rodoviária, pode ser opcionalmente equipado com Retarder, chegando a 900 cv de potência de frenagem.

No passado, o fabricante sueco também iniciou os testes com o chassi de ônibus elétrico BZL que foi avaliado em Curitiba (PR) e que atualmente é avaliado em São Paulo. 

Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira nossa avaliação com a Fiat Strada Ranch Turbo 200 2024:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -