SUV deverá ser o responsável pela estreia da tecnologia Bio Hybrid da Stellantis no Brasil
A Stellantis confirmou em outubro de 2023 que os primeiros modelos da plataforma Bio-Hybrid seriam produzidos na fábrica do grupo em Goiana (SP). Na unidade são produzidos modelos da Jeep, Fiat e Ram, mas a primazia da tecnologia deverá ficar a cargo do Compass.
Um protótipo do Jeep Compass S sai em testes diariamente da fábrica de Betim (MG) com a grade levemente camuflada e com o nome do SUV tampado nas portas dianteiras. Não temos como afirmar com 100% de certeza de que se trata de um modelo Bio-Hybrid e-DCT.
VEJA TAMBÉM
No entanto, há indícios que o SUV médio será o primeiro híbrido da Stellantis produzido no Brasil. Nossa reportagem avistou rodando internamente na fábrica de Betim (MG) uma unidade do Kia Niro em sua versão HEV. Além do modelo coreano, o Autos Segredos também flagrou um Haval H6 PHEV sendo avaliado pela engenharia da Stellantis.
Apesar de avaliar modelos concorrentes com as tecnologias híbrida e híbrida plug-in, o Jeep Compass Bio-Hybrid e-DCT estreará como híbrido convencional como Kia Niro.
Como funciona o sistema Bio-Hybrid e-DCT do Jeep Compass?
Na tecnologia Bio-Hybrid e-DCT, dois motores elétricos com tensão entre 12V e 48V fornecem energia para impulsionar o veículo em modo totalmente elétrico ou em conjunto com o motor térmico.
O Bio-Hybrid e-DCT carrega a bateria e gera torque adicional para o sistema. Entre as tecnologias, ele tem o Booste Assist que transforma a energia elétrica armazenada em mecânica. Este sistema também tem a função Coasting que permite que o veículo continue em movimento com câmbio desacoplado ou até mesmo com o motor desligado.
Assim como a Bio-Hybrid, a Bio-Hybrid e-DCT irá proporcionar grande economia de combustível. No anda e para dos grandes centros urbanos, o conjunto elétrico acaba atuando em boa parte do percurso.
O motor a combustão será o 1.3 Turbo Flex que somente movido a etanol rende 185 cv de potência. Mas com o sistema Bio-Hybrid e-DCT haverá ganho de potência.
Câmbio muda
O Jeep Compass Bio-Hybrid e-DCT trocará o câmbio automático de seis marchas da Aisin por uma caixa automatizada de dupla embreagem. Ela é desenvolvida pela Punch Powertrains e tem sete marchas, a troca se deve por que ela suporta um torque máximo de 35,7 kgfm (350 Nm).
Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?
Confira flagra do Jeep Compass 2.0 BlackHawk: