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Pneu tem validade?

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Veja os cuidados com as peças e como fazer a borracha durar mais

Por Fernando Miragaya

A pandemia fez muita gente ficar com carro parado na garagem e rodar pouco (ou mesmo nada) com o veículo. Como já falamos aqui no Autos Segredos, automóvel na inércia por muito tempo é pior do que aquele que roda muito todos os dias.

A grande dúvida é se isso se reflete nos calçados do carango. Afinal, pneu tem validade mesmo se o carro roda pouco? A borracha estraga com o tempo? Qual o prazo de vida útil da peça?

Conversamos com Roberto Falkenstein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli para a América Latina, para tirar estas e outras dúvidas para você. Saiba, então, se pneu tem validade e o que fazer para ele durar mais.

Qual o prazo de validade de um pneu?

Tecnicamente o pneu tem validade indeterminada. Tanto que você não vai encontrar uma data para a peça “expirar” em qualquer parte da borracha. Em geral, os fabricantes estabelecem um prazo de cinco anos de garantia a partir da data de compra, como no caso da própria Pirelli.

“Entretanto, é plenamente possível que o produto ainda esteja em boas condições mesmo após o término da garantia”, ressalta Falkenstein.

Como verificar a data de validade de um pneu?

Como dito, não há uma data de validade específica para o pneu, mas sim uma garantia. Ela, em geral, é de cinco anos a partir da data de compra que consta na nota fiscal do produto.

“Ixi onde eu guardei a nota do pneu”? Calma, se você não sabe onde guardou ou perdeu o documento de compra, na própria borracha existe a marcação de um número DOT, onde estão grafadas a semana e o ano de fabricação do equipamento.

O que é o DOT do pneu?

DOT é a sigla para Department of Transportation, um padrão norte-americano, mas adotado também no Brasil e em várias partes do mundo. Trata-se de um código alfanumérico com 13, entre dígitos e letras, que traz informações sobre a fabricação do pneu.

No Brasil, os códigos são dispostos em quatro posições que identificam, na ordem: a procedência exata do pneu: sigla DOT; código de unidade produtiva; código da medida do pneu; período de fabricação (semana e ano). Estas indicações facilitam o rastreamento dos produtos em caso de segurança e eventuais recalls.

Em resumo. Depois da sigla alfabética, os três primeiros números informam a marca produtora do pneu e a fábrica onde foi feita. Os números finais indicam a semana e o ano de fabricação do pneu. A partir daí, conte cinco anos como o tempo de vida útil máximo para o pneu.

Onde fica a data de validade do pneu?

O código DOT, que traz a semana e o ano de fabricação do pneu, fica nos flancos da peça, conforme a imagem abaixo.

Para quem compra pneu pela internet ou em supermercados, quais cuidados deve ter em relação a esta questão da validade?

No caso de um supermercado, vale prestar atenção na maneira como os pneus são armazenados. Em caso de armazenagem incorreta, o pneu pode sofrer com deformações, além de a borracha perder algumas de suas propriedades.

“Não pode haver contato do pneu com derivados de petróleo e outros produtos químicos que possam agredir e deteriorar as composições químicas presentes neles”, explica o executivo.

Qual o perigo de rodar com pneu vencido?

Mesmo que não exista um período de validade para os pneus, é preciso estar atento aos danos que a peça pode sofrer pelo uso e pelo tempo. Observe se na borracha há sinais de protuberância, deformação, além de bolhas, cortes, abrasões e abaulamento do pneu.

Veja também se há indícios de envelhecimento do pneu, como rachaduras e ressecamento (com uma aparência de pele de elefante). “Por esse motivo, são recomendadas inspeções regulares por especialistas para checagem dos pneus”, avisa o executivo da Pirelli.

Carro parado por muito tempo compromete a durabilidade dos pneus?

Depende. Se o carro ficar estacionado sobre poças de óleo ou produtos químicos derivados de petróleo, os pneus podem se deteriorar sim. É que  esses líquidos, que contêm solventes ou outro tipo de material em suas composições, entram em contato direto com a borracha, e podem acelerar o processo de deterioração do pneu.

Deve-se evitar também estacionar o carro sobre objetos, ou pisos muito irregulares. Isso evita deformações em partes diferentes da borracha, o que vai comprometer a dirigibilidade e o conforto no rodar.

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O ideal é que o carro que vá ficar parado por muito tempo esteja com os pneus na pressão correta (indicada no Manual do Proprietário ou em adesivos no carro – na tampa do porta-luvas, no bocal do combustível ou nas dobradiças das portas). Isso reduz a chance de rachaduras.

“Ao voltar a rodar novamente, o pneu vai apresentar um batimento ou vibração por alguns quilômetros, em função de um efeito memória da estrutura do pneu, que desaparece quando ele se aquece novamente. Se isso não ocorrer, o ideal é procurar um profissional especialista em pneus”, diz Falkenstein.

Como evitar o efeito do “pneu quadrado” em carro parado?

O efeito do pneu quadrado ocorre quando um carro fica parado por muito tempo e a parte em contato com o solo acaba reta. É que o peso do veículo por muito tempo deforma a borracha.

O ideal é movimentar o carro semanalmente, mesmo que seja um breve empurrão para frente ou para trás. De 30 a 40 centímetros de “rodada” já são suficientes.

“Esse movimento evita que o pneu sustente todo o peso do carro em um mesmo local por muito tempo. Isso contribui para a não deformação do pneu. Manter a pressão conforme o recomendado também ajuda a minimizar o efeito”, sugere Falkenstein.

Se o carro for ficar parado por muito tempo, qual o recomendado?

O ideal é sempre guardar o carro em uma garagem fechada. A borracha vai ficar menos vulnerável às mudanças de tempo (chuva, calor, sol, umidade). Também é preciso que o local não tenha o risco de exposição a produtos químicos derivados do petróleo que possam se espalhar pelo chão.

Se possível, uma boa solução é colocar o carro em cavaletes que o suspendam do solo. Mas só se o veículo realmente for ficar por muito tempo desta maneira.

“Dessa forma, os pneus perdem o contato direto com o chão, o que faz com que não seja exercida uma força contínua sobre eles”, afirma o diretor da Pirelli.

E não esqueça…

Manter a calibragem correta dos pneus garante a sua vida útil. Lembre-se que pneu murcho ou cheio demais compromete o consumo de combustível, assim como conforto, dirigibilidade e até a estabilidade do veículo.

Calibre os pneus – e o estepe – uma vez por semana, logo após sair de casa – ou espere uns cinco minutos, pelo menos, para a borracha esfriar. Use a pressão indicada pelo fabricante no Manual do Proprietário.

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