InícioMatérias especiaisPapai Noel sobre rodas: carros para se dar de presente

Papai Noel sobre rodas: carros para se dar de presente

- publicidade -
- publicidade -

Separamos alguns modelos usados por até R$ 60 mil para colocar debaixo da árvore, ou melhor, na garagem

Por Fernando Miragaya

O ano de 2020 é até difícil de definir: conturbado, caótico, louco, reflexivo, atípico. Mais do que nunca, você merece um presente. E um presente sobre rodas para dar aquela viajada depois que isso tudo passar. Autos Segredos separou 16 carros seminovos e usados até R$ 60 mil para você ser o seu próprio Papai Noel sobre rodas. 

Antes, explicamos que tais preços são uma média dos valores pesquisados em diferentes classificados digitais de automóveis, como Webmotors, KBB Brasil, Mobiauto e Autoline. E as observações de defeitos regulares foram coletadas de fóruns e depoimentos de clientes dos carros. 

Lembre-se também que antes de comprar um carro usado, o interessado deve pesquisar bastante, observar a aparência do veículo por dentro e por fora, conferir documentação e multas e dirigi-lo antes de fechar negócio.

Se liga, Papai Noel! Veja os carros para se dar de presente

Volkswagen Passat Variant 2.0 TSI

Ano: 2013

Preços: entre R$ 57 mil e R$ 60 mil

Legal: conforto, nível de equipamentos, desempenho e comportamento dinâmico

Fique atento: custo de manutenção, disponibilidade de peças e problemas com o óleo lubrificante

A gente curte station wagon, elas estão em extinção e, por isso mesmo, a lista começa por esta belezura. É possível encontrar a perua médio-grande da Volkswagen por menos de R$ 60 mil em ótimo estado de conservação – tem alguns anúncios de Passat Variant que parecem que saíram da concessionária.

Além de recheado de itens de segurança e de conforto, ótimo porta-malas e espaço interno, usa o voluntarioso motor 2.0 TSI com 211 cv e 28,5 kgf.m a 1.700 rpm com o ágil câmbio automatizado de dupla embreagem, seis marchas e banhado a óleo.

Ford Fiesta Titanium 1.6

Ano: 2018

Preços: entre R$ 46 mil e R$ 52 mil

Legal: desempenho, posição de dirigir e comportamento dinâmico

Fique atento: suspensão e amortecedores, acabamento interno, versões com câmbio PowerShift

O compacto da Ford é um carro bom para se ter na cidade. Compacto, anda bem com o motor 1.6 16V Sigma de 127/125 cv e se destaca pela ergonomia. De preferência, opte pelas versões SE e SE Plus, mais completas – esta segunda, inclusive, vinha com a central multimídia Sync de série. Só fuja das variantes com o problemático câmbio automatizado de dupla embreagem PowerShift.

Tem gente que nunca teve dor de cabeça, mas os relatos de defeitos e travadas da transmissão são recorrentes. Fora que muitas vezes o modelo com essa caixa desvaloriza mais que o manual…

Chevrolet Cobalt LTZ 1.8

Ano: 2019

Preços: entre R$ 54 mil e R$ 57 mil

Legal: espaço interno, conforto e custo de manutenção

Fique atento: ruídos na direção hidráulica, vazamentos na caixa de transmissão e parte elétrica

Para quem precisa de carro espaçoso, não quer gastar muito e não vê cara, o Cobalt é uma pedida. Está longe de ser um carro moderno e tecnológico, mas o sedã recebe bem cinco pessoas, tem porta-malas que mais parece um latifúndio com seus 563 litros e o motor 1.8, apesar de ser o veterano Família I da GM, dá conta do recado com seus até 111 cv – se for com o câmbio automático de seis marchas, melhor ainda.

O modelo 2019 deste último ano de produção do carro ainda tem a vantagem de estar dentro da garantia de três anos e os preços das revisões não assustam.

BMW 325i

Ano: 2011

Preços: entre R$ 52 mil e R$ 60 mil

Legal: desempenho, dirigibilidade e comportamento dinâmico

Fique atento: custo de manutenção e dificuldade de peças

Se você foi um bom menino o ano todo, merece até um BMW do Papai Noel. E essa quinta geração do Série 3 é uma pedida dentro de carros para se dar de presente. O 325i reúne tudo de bom em um automóvel alemão: desempenho com proposta esportiva e acerto dinâmico sólido, com acabamento requintado e conforto a bordo.

O 3.0 seis cilindros gera 218 cv e 27,5 kgf.m a 2.400 rpm e trabalha com o câmbio automático da ZF de seis marchas, sempre com a tradicional tração traseira. Só lembre que um BMW usado cobra pelo prazer ao dirigir na manutenção.

Hyundai HB20S Comfort Plus 1.6

Ano: 2018

Preços: entre R$ 48 mil e R$ 55 mil

Legal: conforto, acabamento interno e posição de dirigir

Fique atento: custo de seguro, trepidações no freio e dificuldade de engatar a marcha-a-ré

A geração anterior do sedã compacto é outro carro para sobreviver na selva urbana. Oferece boa posição de dirigir, nível de acabamento interessante para a categoria, além de um design que muita gente curte.

O motor 1.6 16V e seus 128/122 cv sobra para andar na cidade, e nesta faixa de preço ainda é possível recorrer ao conforto do câmbio automático de seis marchas. O espaço traseiro não é dos melhores, mas tem um bom porta-malas de 450 litros. A configuração Comfort Plus tem boa relação de itens de série.

Toyota Corolla XEi 2.0

Ano: 2013

Preços: entre R$ 50 mil e R$ 55 mil

Legal: conforto, desempenho, reputação da marca e do pós-venda

Fique atento: vibração excessiva do volante e ruídos na suspensão

O queridinho do mercado não poderia ficar de fora dos carros para se dar de presente. Sinônimo de confiabilidade mecânica, conforto no rodar e de reputação inabalável, o Corolla é daqueles automóveis com clientes fiéis e que costumam cuidar exemplarmente do veículo ao longo da vida. Por isso, achar um modelo do sedã médio bem conservado e pouco rodado é até tarefa fácil.

A opção XEI é uma das com melhor custo/benefício dentro da linha da geração anterior do modelo – apesar de dever itens de série na época – e o motor 2.0 16V de 153/142 cv entrega bom desempenho, eficiência e conforto no rodar. Apesar de o câmbio de quatro marchas ser defasado, vale a comodidade – e fica menos difícil de vender depois.

Honda Fit EX 1.5 

Ano: 2016

Preços: entre R$ 52 mil e R$ 59 mil

Legal: conforto, espaço a bordo e reputação do pós-venda

Fique atento: ruídos nos acabamentos do painel, portas e vidros e suspensão batendo seco

Outro queridinho do mercado que merece fazer parte da lista de carros para se dar de presente. O monovolume compacto com jeitão de hatch é um carro bastante racional. Oferece conforto na medida certa e suas dimensões até enganam, pois oferece espaço interno muito bem aproveitado.

A despeito da suspensão que sofre nos buracos, o motor 1.5 de 116/115 cv e a transmissão do tipo CVT formam um casamento perfeito. A versão EX desta terceira geração do Fit era bem fornida de equipamentos – tem até câmera de ré.

Renault Fluence Privilège 2.0

Ano: 2017

Preços: entre R$ 57 mil e R$ 60 mil

Legal: conforto, nível de equipamentos e dirigibilidade

Fique atento: barulhos vindos da direção elétrica, ruídos na transmissão e estado da suspensão

O Fluence foi mais um dos bons modelos da Renault mal compreendidos pelo mercado, sina que persegue a marca francesa desde o Mégane. Problema do mercado, já que virou uma boa pedida entre os seminovos. Justamente por isso, está aqui na nossa seleção de carros para se dar de presente.

Assim como o antecessor, o sedã médio argentino (este, um pojeto de origem sul-coreana) é um carro agradável de dirigir, com boa dose de equipamentos e conforto ao rodar. Usa motor 2.0 16V de 143/140 cv com um câmbio CVT de comportamento gradual. A versão Privilège era uma das mais completas nesse último ano de produção do modelo.

Land Rover Freelander 2 2.0 

Ano: 2012

Preços: entre R$ 53 mil e R$ 57 mil

Legal: robustez, conforto e capacidade fora de estrada

Fique atento: estalos vindos do diferencial traseiro, relatos de superaquecimento e defeitos no alternador

Aqui no Autos Segredos vale também pedir para o Papai Noel um Land Rover. O bom velhinho pode ter até alguma dificuldade para achar modelos com quilometragem moderada, mas o presenteado vai poder brincar em trechos mais desafiadores de terra que vão além daquela estradinha para o sítio.

Tem ângulo de ataque de 31 graus, de saída de 34 e vão livre do solo de 22 cm, além de tração integral sob demanda distribuída pela caixa automática de seis marchas que trabalha com o V6 a gasolina de 233 cv e 32,3 kgf.m (que bebe bem, diga-se de passagem). Mas se o homem barbudo do gorro vermelho tiver paciência, acha por até R$ 60 mil versões com o robusto motor 2.2 turbodiesel de 190 cv e 42,8 kgf.m. Só não esqueça que Land, 0 km ou usado, a gasolina ou a diesel, tem manutenção cara e peças, idem.

Fiat Strada Adventude CD

Ano: 2016

Preços: entre R$ 50 mil e R$ 60 mil

Legal: desempenho, robustez e posição de dirigir

Fique atento: ruídos na suspensão, infiltração na cabine e versões com câmbio Dualogic

A picape mais vendida do país há mais de 20 anos obviamente é um daqueles carros para se dar de presente. Mesmo da geração anterior, a Strada é um veículo robusto e versátil que, na configuração cabine dupla, pode servir para o lazer e para o trabalho – lembrando que a caçamba é menor (680 litros, contra 1.220 l da cabine simples), mas a capacidade de carga fica em bons 650 kg (só 55 kg a menos que a CS).

Essa safra ainda tem a conveniência da terceira porta e a Adventure vem cheia daqueles apliques estéticos que deixam o modelo mais bacana. O motor 1.8 16V E.torQ de 132/130 cv é barulhento e beberrão, mas entrega força de sobra. Sò esqueça as versões automatizadas Dualogic.

Renault Duster Dynamique 2.0 AT

Ano: 2019/20

Preços: entre R$ 55 mil e R$ 60 mil

Legal: espaço interno, robustez e desempenho

Fique atento: trepidação excessiva no pedal de embreagem, folgas no acabamento e ruídos na caixa de direção

Olha que maravilha poder ter um SUV como presente natalino, e ainda dentro da garantia e por menos de R$ 60 mil. Sim, é possível achar Duster pré-remodelação e com seu melhor motor – que saiu de linha na reestilização da linha 2021, enquanto o 1.3 turbo não chega.

O 2.0 16V não é econômico e o câmbio automático de quatro marchas peca em precisão, porém, oferece 148/143 cv para mover de forma tranquila os 1.300 kg do utilitário esportivo. Apesar da posição de dirigir sempre esquisita do Duster, o modelo oferece espaço de sobra para cinco ocupantes e bom porta-malas de 475 litros.

Jeep Renegade Longitude 1.8 AT

Ano: 2016

Preços: entre R$ 57 mil e R$ 60 mil

Legal: posição de dirigir, acabamento interno e acerto da suspensão

Fique atento: problemas no câmbio, parte elétrica e falhas nas vedações dos vidros

O simpático SUV compacto caiu nas graças do público com seu jeitão mais jipeiro, construção sólida e boa altura do solo de 20 cm – além de ângulos de ataque e de saída de 21 e 30 graus que garantem uma dose de aventura. A posição elevada de dirigir agrada a muita gente e o Renegade oferece ergonomia eficiente e um acabamento caprichado, com design que mistura modernidade e estilo retrô.

LEIA TAMBÉM: 15 CARROS QUE FICARAM NA PROMESSA

O motor 1.8 16V E.torQ não é o melhor dos mundos, pois não tem força nas arrancadas, vibra demais e não conversa bem com o câmbio automático de seis velocidades. Contudo, garante robustez ao jipinho com seus 132/130 cv – e as versões turbodiesel são bem mais caras. As variantes Longitude demandam mais pesquisa dentro desta faixa de preço, enquanto as Sport, menos equipadas, são mais baratas. O porta-malas de 260 litros é quase cenográfico.

Volkswagen Polo 1.0 MPI

Ano: 2019

Preços: entre R$ 47 mil e R$ 50 mil

Legal: comportamento dinâmico, acerto da suspensão e dirigibilidade

Fique atento: falhas no motor, excesso de ruído nas peças de acabamento e problemas no fechamento das portas

Outra boa opção de carro para se dar de presente com cheiro de novo, dentro da garantia e por até R$ 50 mil. O Polo em sua versão de entrada oferece um desempenho bastante competente proporcionado pelo motor 1.0 aspirado de três cilindros e 84/75 cv. Tem força em baixos giros até interessante para um carro “mil”, e o câmbio manual tem engates precisos e curtos, além de ser muito bem escalonado.

VEJA TAMBÉM: SAIBA COMO FAZER O CÂMBIO DURAR MAIS

O comportamento dinâmico peculiar dos Volks da plataforma MQB está lá, assim como a suspensão com acerto mais firme. O grande pecado desse carro é a lista de equipamentos tímida e o acabamento interno bastante crítico.

Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT

Ano: 2019

Preços: entre R$ 54 mil e R$ 58 mil

Legal: baixa desvalorização, custo de manutenção e custo/benefício

Fique atento: barulhos no acabamento, pastilhas de freio com desgaste prematuro e ruídos vindos da suspensão 

A antiga geração do carro mais vendido do país nem chega aos pés do modelo renovado em 2019. Porém, não foi o líder de emplacamentos com o dobro de vendas para o segundo colocado por cinco anos à toa. O Onix tem suas virtudes, como custo de manutenção adequado e ampla rede de concessionárias pelo país (são quase 600).

Ao mesmo tempo, o motor 1.4 não é nenhum supra sumo em eficiência e conforto no rodar, mas é bastante competente, especialmente para o uso urbano. E o hatch ainda foi um dos primeiros do segmento de entrada do mercado a oferecer câmbio automático, com seis marchas. A versão LTZ é a mais completinha e ainda vinha com a intuitiva e central multimídia MyLink. Não à toa, está aqui na nossa lista de carros para se dar de presente.

Fiat Argo Drive 1.3 

Ano: 2019

Preços: entre R$ 48 mil e R$ 53 mil

Legal: posição de dirigir, custo/benefício e desempenho

Fique atento: barulhos na suspensão, problemas na vedação dos vidros e trepidação excessiva no volante

Vamos combinar que tem muita revenda negociando o Argo Drive 0 km abaixo dos R$ 60 mil. Mas se você quer economizar e se dar de presente um carro com cheiro de novo e dentro da garantia, os modelos 2019 podem ser a pedida.

O hatch compacto oferece boa posição de dirigir, ergonomia intuitiva e nível de equipamentos interessante nesta versão. Além disso, acredite: o motor 1.3 de até 109 cv com o câmbio manual de cinco marchas (esqueça a automatizada GSR, antiga Dualogic) é melhor resolvido e eficiente em termos de consumo para andar na cidade do que o cansado 1.8 E.torQ. 

Nissan Kicks S 

Ano: 2018

Preços: entre R$ 57 mil e R$ 60 mil

Legal: conforto, dirigibilidade e custo de revisões

Fique atento: vedações dos vidros, ruídos no acabamento e parte elétrica

Mais um SUV com pouco uso e boa sugestão entre os carros para se dar de presente. O Kicks se destaca especialmente pelo conforto no rodar. O motor 1.6 16V de 114 cv e 15,5 kgf.m tem desempenho que prioriza o conforto, o que fica ainda mais evidente com o câmbio CVT “raiz”, sem trancos e com evolução bastante gradual e pacata.

CONFIRA: 10 FILMES QUE AMAMOS SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO

A posição de dirigir elevada também é outra virtude, além do banco confortável e com boa densidade. Um dos diferenciais do crossover é o custo de revisões fixas, entre os mais baixos da categoria, o que é importante já que um 2018 está no fim da garantia. O espaço no banco traseiro, porém, deixa a desejar, mas o porta-malas de 432 é bastante versátil.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -