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Avaliação: Chevrolet Spin Premier é o familiar para sete ocupantes mais em conta do mercado

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Spin Premier 1.8 de sete lugares tem controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa e nova geração da transmissão automática

Por Paulo Eduardo

O monovolume Spin 1.8 Premier é um veículo versátil pelos sete lugares e amplo espaço para bagagens com banco da terceira fileira rebatido. É muito utilizado por família e no turismo. O modelo de 2021 passa a ser equipado com os controles de tração, de estabilidade e assistente de partida em rampa.

É também nova a geração da transmissão automática de seis marchas com opção de troca manual por meio de teclas na alavanca. Funcionamento mais suave e eficiente, segundo o fabricante.

Outra novidade é o aviso sonoro de não colocação do cinto de segurança pelo passageiro dianteiro. As linhas da carroceria ficaram mais agradáveis com a última reestilização. Há cromados na grade, na traseira e nas rodas. Monovolume é mais praticidade do que visual.

A configuração interna agrada no visual com forração em material sintético dos bancos e aplique na parte frontal do painel. O trunfo do Spin 1.8 Premier é o espaço interno para pernas, ombro e cabeça, apesar dos assentos curtos nos bancos dianteiros e traseiros.

Segunda fileira do Spin Premier

A segunda fileira tem regulagem longitudinal, com cinco centímetros à frente e seis para trás. O encosto é rebatível e fracionado. Assim tem-se mais espaço para passageiros ou bagagem, conforme a necessidade. Acesso à terceira fileira requer esforço físico, mas adulto cabe lá.

A versatilidade depende da necessidade. O Spin 1.8 Premier tem capacidade de carga útil de 515 quilos, o suficiente para transportar sete adultos com peso em torno de 70 kg. Nessa configuração, resta pouco espaço para bagagem.

Caso sejam cinco ocupantes, pode-se rebater o banco da terceira fileira e ter muito espaço para bagagem, que fica exposta sem tampa protetora. Fabricante garante ter reforços estruturais no porta-malas para segurança dos ocupantes da terceira fileira.

VEJA TAMBÉM:

Quadro de instrumentos de leitura imediata. Falta indicador de temperatura do motor. Volante tem boa pega e está revestido corretamente com material rugoso. Tem comandos de áudio, telefone e controle de velocidade. Entretanto, coluna de direção tem somente regulagem de altura.

Multimídia

A tela tátil é de sete polegadas e o sistema multimídia está integrado com Android, Apple, rádio, entrada USB, função áudio streaming, Bluetooth e configurações do carro. Porta-luvas prático tem abertura para cima e tem iluminação. Há porta-objeto em todo o interior.

Retrovisores grandes contribuem para a boa visibilidade. Câmera de ré de imagem bem definida ajuda na manobra. O Spin manobra bem em espaço apertado, com leveza da assistência elétrica da direção. A direção é firme em movimento.

O sistema de ar-condicionado não vem de fábrica com filtro, que pode ser instalado na rede Chevrolet. Por outro lado, a recirculação de ar é desativada automaticamente depois de 30 minutos para permitir a entrada de ar fresco, evitando sonolência e mal-estar.

O tanquinho de partida a frio do sistema flex ainda não foi substituído por resistência para aquecer o etanol em temperatura baixa. Requer abastecimento para não ocorrer trinca. Inconcebível o tanquinho.

Desempenho é bom para a proposta do carro. Acelera bem, mas retomada requer mais tempo. O câmbio automático com conversor de torque não reage de imediato. Em rotações mais altas, o ruído do motor de cabeçote simples é ouvido no habitáculo.

Motor gira a 2.000 rpm em sexta marcha a 100 km/h. A diferença de potência do etanol para gasolina é de 5 cv, mas o torque é de 0,9 kgfm a mais para o combustível derivado da cana. Diferença significativa.

Consumo registrado no computador de bordo foi de 7 km/l na cidade e de 14 km/l na estrada, ambos com gasolina.

No trânsito urbano, o motor atinge rapidamente a faixa ideal de torque e é bom o desempenho. Nas trocas de marchas, às vezes, ocorrem trancos leves. O sistema reduz as marchas à medida que a velocidade diminui. Troca manual por meio de teclas na alavanca.

Freios bons em simulação de emergência, apesar de a frente abaixar um pouco. Faróis têm pouca luminosidade e facho alto espalha a luz. Facho baixo deveria ter alcance maior. Útil é a regulagem elétrica do facho, principalmente com sete ocupantes.

Rodar é confortável sobre piso irregular com pouca transferência para dentro. Estabilidade muito boa para esse tipo de carroceria. Limpadores varrem área considerável no para-brisa e vidro traseiro. Lavadores bons também.

O Chevrolet Spin 1.8 Premier traz de série vidros elétricos com um toque para subir e descer, sensores de chuva e crepuscular, multimídia My Link, sistema OnStar de telemática, além dos já citados controles de velocidade, tração e estabilidade, e assistente de partida em rampa.

Preço sugerido é de R$ 101.690. A pintura metálica custa R$ 1.600. Garantia é de três anos.

Ficha técnica Spin Premier 1.8

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.8, flex, oito válvulas, de 111 cv (etanol)/106 cv (gasolina) de potências máximas a 5.200 rpm e torques máximos de 17,7 kgfm (a) a 2.600 rpm e 16,8 kgfm (g) a 2.800 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,88 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo de torção, barra estabilizadora; altura do solo, 13,4 centímetros

Rodas/pneus
6,5×16” de liga leve /205/60R16

Peso (kg)
1.282

Carga útil (passageiros+ bagagem)
518 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,416; largura, 1,735; altura, 1,682; distância entre-eixos, 2,62

Capacidades (litros)
Porta-malas, 553 (terceira fileira de banco rebatida) e 162 (sete lugares); tanque, 53; reservatório de partida a frio, 0,5

Desempenho
Velocidade máxima, 170 km/h (g/e); acelerações até 100 km/h, 11,1 segundos (e)/ 11,4 s (g)

Consumo (km/l)
Urbano, 7,1 (e) e 10,2 (g); estrada, 8,7 (e) e 12,4 (g)

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