InícioMatérias especiaisConheça o Volkswagen Taos: SUV médio chega no segundo trimestre

Conheça o Volkswagen Taos: SUV médio chega no segundo trimestre

- publicidade -
- publicidade -

Reportagem do Autos Segredos visitou a fábrica da VW e teve um primeiro contato com a novidade; veja as nossas primeiras impressões do rival de Jeep Compass, Ford Territory e Toyota Corolla Cross

Por Marcus Celestino

Um guru qualquer da área de gestão te diria que a primeira impressão é a que fica. No entanto, isso é discutível. No caso, especificamente, de um automóvel tal não se aplica. São muitas as variáveis que têm de ser levadas em consideração. Principalmente quando o contato é breve, como o que a reportagem do Autos Segredos teve com o novo Volkswagen Taos.

Veja o que temos a falar do rival de Jeep Compass, Ford Territory e Toyota Corolla Cross. No entanto, lembre-se: ao contrário do que muito guru diz por aí, primeiras impressões não são verdades absolutas. Importante destacar também que sequer tivemos a oportunidade de guiar o Volkswagen Taos. O contato com o SUV médio foi apenas uma prévia, um teaser da fabricante a fim de gerar o glorioso buzz.

Volkswagen Taos: Exterior

Tivemos um primeiro contato com a versão Highline, topo de linha do Volkswagen Taos. Embora não tenha design genérico, o modelo não foge muito da identidade visual dos produtos da fabricante. Ele tem faróis full-LED na dianteira e, nesta opção de acabamento, dispõe da tecnologia matricial IQ Light. O sistema é capaz de seguir e iluminar obstáculos que surgem de maneira repentina à frente do veículo e, aqui no Taos, aposenta os faróis de neblina.

O SUV médio da Volkswagen tem ainda grade em estilo colmeia, com sensores, dividida por uma barra de LED que parece fugir dos faróis e faz as vezes de DRL. O capô, por sua vez, é vincado e dá ao carro uma boa mistura que evidencia robustez e agressividade.

VOlkswagen Taos
Foto | Marcus Celestino

Já rodas (de 18” desde a versão de entrada) escurecidas, teto e retrovisores em preto fazem parte do pacote que a Volkswagen chama de Launch Edition. As caixas de roda tendem ao “quadradão” para dar aspecto mais parrudo ao Taos. De perfil, dá para notar de forma ainda mais evidente que o departamento de design da fabricante trabalhou de forma interessante com os cortes na carroceria, dando a ela mais sulcos e um pouco de personalidade.

As linhas que parecem vir desde a dianteira, inclusive, se unem na traseira e caminham acima do novo logotipo da Volkswagen. Aqui temos lanternas full-LED, nome do modelo centralizado na tampa do porta-malas e insígnia do motor 1.4 TSI à direita. Vale frisar que as saídas de ar na traseira são falsas.

Interior do Volkswagen Taos

No habitáculo do Volkswagen Taos temos o cluster digital de 10,25 polegadas, chamado pela fabricante de Active Info Display. Nele, o condutor dispõe de três modos de visualização distintos. Sua cor alterna conforme a luz de LED ambiente da cabine é personalizada. São 10 opções diferentes que podem ser selecionadas pela central VW Play, com tela de 10,25 polegadas.

Embora muito intuitiva, a VW Play não conta com muitos botões físicos; o que pode ser um grande incômodo. A central dá ao usuário conectividade com Android Auto e Apple CarPlay (este último sem necessidade de fio), conexão com a internet e loja de aplicativos. A assessoria da fabricante, inclusive, disse que o Spotify estará disponível para download muito em breve.

VW Taos
Foto | Marcus Celestino

O Taos tem teto solar panorâmico e ar-condicionado dual-zone, que pode ser controlado por meio da VW Play. Além disso, os passageiros do banco de trás contam com saídas de ar com ajuste de fluxo que ajudam bastante. Eles também têm à disposição uma entrada USB-C que serve apenas para carregamento de dispositivos. Na frente são duas entradas USB, também de novo padrão.

O condutor tem ajuste elétrico do seu banco, revestido em couro assim como os outros, e ajuste de altura e profundidade da coluna de direção. O volante é revestido por material de boa qualidade e tem base aplanada. As aletas para trocas de marcha ficam atrás dele. O freio de estacionamento é por botão e o motorista pode ainda selecionar quatro modos distintos de condução – sendo um personalizável.

Acabamento do VW Taos

Em termos de acabamento, falta alguma coisa para que o Taos fique em pé de igualdade ante os rivais. Bacana que a fabricante tenha colocado material pouco mais suave ao toque na porta, bem como apliques e texturas diferentes nas áreas mais tocadas por condutor e passageiros. No entanto, o excesso de plástico rígido, de alguma aspereza, incomoda.

Essa falta de esmero, assim como é no caso do Nivus, fica ainda mais evidenciada graças ao interior todo escurecido. Nem mesmo as luzes ambiente, que dão certo requinte ao habitáculo, conseguem enganar olhos atentos. A montagem, contudo, é satisfatória.

Volkswagen Taos: Conforto

O Volkswagen Taos se apresenta como um veículo muito confortável para condutor e três ocupantes. Os bancos revestidos em couro têm boa ergonomia e parecem ser agradáveis até mesmo em viagens mais longas. Único senão é o espaço para o terceiro passageiro do banco de trás.

Tudo bem que ele tem cinto de três pontos e encosto de cabeça à disposição. No entanto, o túnel central elevado é fator complicador no quesito conforto para quem tem de ir nessa posição. Nem mesmo crianças têm vida fácil.

Interior do novo SUV médio da VW
Foto | Marcus Celestino

Dimensões

O VW Taos só é menor que o Jeep Compass em altura, em apenas 0,7 cm. As dimensões são as seguintes: 4,46 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,62 m de altura e 2,68 m de entre-eixos. O porta-malas, por sua vez, tem capacidade generosa de 498 litros (contra 410 litros do principal adversário).

Conjunto mecânico

O motor é o já conhecido 1.4 turbo, 250 TSI. O propulsor entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque a 1.500 rpm. A transmissão é automática Tiptronic de seis marchas. Como já mencionado anteriormente, há opção de trocas manuais por meio das aletas no volante. Necessário dizer que não dirigimos o veículo. Portanto, não sabemos como ele se comporta.

Novo SUV médio da VW
Foto | Marcus Celestino

Segurança

No quesito segurança, o Volkswagen Taos tem boa oferta de equipamentos. A fabricante não confirmou, mas os itens devem variar conforme a versão.

Como destaques, o novo SUV da VW tem alerta de colisão frontal e traseiro (com aviso de tráfego cruzado), sistema de frenagem de emergência, aviso de ponto cego nos retrovisores e controle de cruzeiro adaptativo. Ao contrário do rival Compass, ele não dispõe de sistema corretor para escapadas de faixa.

Preços e versões do Volkswagen Taos

São duas as versões do Volkswagen Taos: Comfortline e Highline. A fabricante oferece ainda o supracitado pacote visual Launch Edition como opcional, pelo menos durante o período de lançamento do SUV.

Os preços do Taos não foram revelados, mas devem começar na casa dos R$ 140 mil e ir até os R$ 180 mil. O mesmo se aplica para o seu rival Toyota Corolla Cross, que deverá partir, se arredondarmos, dos mesmos R$ 140 mil. No entanto, a configuração híbrida de topo do modelo nipônico deve chegar aos R$ 190 mil.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -