Toyota Etios deixará de ser oferecido no Brasil e sua vendas serão encerradas em abril de 2021. Compacto continuará a ser ofertado em outros mercados da América Latina

No dia 3 fevereiro, o Autos Segredos publicou que os concessionários esperavam a morte do modelo para abril. Na época, a Toyota negou a descontinuidade do modelo, mas passado um mês, o fabricante japonês mudou de postura, e agora confirma a morte do Etios nas carrocerias hatch e sedã.

O Etios continuará a ser ofertado em países latinos como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai. Segundo a Toyota, a decisão foi tomada para adequar o volume de produção da unidade de Sorocaba com a chegada do Corolla Cross que será lançado no dia 11 deste mês.

A marca será representada no segmento pelo Yaris que é construído a partir da mesma plataforma do Etios e tem o mesmo conjunto mecânico com exceção do câmbio CVT que é usado na linha Yars, ante ao antiquado câmbio automático de quatro marchas do finado Etios.

“Temos o compromisso de fortalecer continuamente nossas operações, ao mesmo tempo em que há a necessidade de equalizar volumes. Decidimos, estrategicamente, focar a produção para ganhar força de oferta neste novo modelo, mas sem abrir mão da importante missão que o Etios possui na América Latina”, reforça Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Chegou em 2012

Lançado em 2012, a linha Etios teve 620 mil unidades produzidas na fábrica da marca em Sorocaba (SP).

Mercado

Em 2020, o Toyota Etios registrou 8.699 unidades vendidas e o Etios Sedã emplacou 5.308 modelos emplacados, de acordo com levantamento da Fenabrave.

Já no primeiro mês de 2021, o hatch emplacou apenas 355 unidades e o sedã 195 modelos.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.