InícioMatérias especiaisCarros que serão lançados no segundo semestre de 2023

Carros que serão lançados no segundo semestre de 2023

- publicidade -
- publicidade -

Ano ainda nem chegou na metade e agenda continua repleta de estreias em todos os segmentos

Por Fernando Miragaya

Para quem acha que 2023 ainda está meio parado de lançamentos, é só aguardar pelo segundo semestre. As fabricantes reservaram para a próxima metade do ano apresentações de novos modelos, e também de versões importantes.

A agenda de lançamentos do segundo semestre de 2023 tem carros para todos os gostos. Além dos onipresentes SUVs, teremos picapes de diferentes tamanhos, sedãs e hatches.

Citroën

Uma das grandes apostas da marca francesa é o seu SUV de sete lugares. O Citroën C3 Aircross já teve o nome confirmado e será produzido em Porto Real (RJ) sobre a mesma base do novo C3 hatch lançado no ano passado.

O modelo quer concorrer com crossovers compactos de entrada e com a Chevrolet Spin. E também beliscar os SUVs compactos mais recheadinhos com o diferencial dos bancos extras. Para tal, usará apenas o novo motor 1.0 Turbo três cilindros usado nos Fiat Pulse e Fastback.

Fiat 

A ofensiva de lançamentos da Fiat no segundo semestre será quase que exclusiva de picapes. A mais aguardada é a Titano, que marcará a estreia da fabricante italiana no segmento de médias.

A Titano vai medir forças com Toyota Hilux, Chevrolet S10 e companhia. Para tal, é aguardada nos últimos meses de 2023 com o motor 2.0 turbodiesel BlueHDI de origem PSA, com 200 cv de potência, além de tração 4×4.

Na parte de baixo do segmento de picapes, a Fiat também prepara sua resposta à chegada da Chevrolet Montana. A marca vai lançar no segundo semestre versões de Strada e Toro justamente para fechar o cerco à rival da General Motors.

De um lado a Strada ganhará uma nova versão topo de linha com motor 1.0 Turbo de 130/125 cv e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas virtuais. Do outro, a Toro terá configuração de entrada sem sobrenome e com preço abaixo do da Montana mais cara, porém com o conjunto 1.3 Turbo, caixa AT de nove velocidades e tração 4×4.

A linha esportiva será ampliada com o lançamento do Fiat Fastback Abarth no fim deste ano.

Modelo terá motor 1.3 Turbo Flex T270 e câmbio AT6. O visual seguirá o do Pulse Abarth, mas o coupé terá saída de escapamento dupla.

Ford 

Com uma linha enxuta, a Ford concentra esforços no segundo semestre de 2023 no lançamento da Ranger. A terceira geração da picape média será produzida na mesma fábrica de General Pacheco, na Argentina, e virá para o Brasil com motores turbodiesel inéditos. 

As opções iniciais A Ford serão dotadas do 2.0 EcoBlue com 167 cv e 41,2 kgfm, e versões com câmbio manual ou automático, sempre com seis marchas. A configuração mais completa trará um 3.0 V6 biturbo com 246 cv e 61,1 kgfm e transmissão de 10 velocidades.

Honda

A marca japonesa está toda animadinha com seus lançamentos para o segundo semestre de 2023. Entre eles, um SUV médio para tentar peitar Jeep Compass e Toyota Corolla Cross: o ZR-V.

O modelo ficará posicionado entre o HR-V e o CR-V, provavelmente com o motor turbo do primeiro, de até 182 cv. Por falar em CR-V, o crossover médio foi renovado e passará a ser importado somente em variante híbrida – conjunto igual ao do Civic – para disputar um mercado de nicho com o Toyota RAV4 e outros SUVs eletrificados chineses.

Mas a cereja do bolo da Honda entre os lançamentos de carros aguardados para o segundo semestre de 2023 é o Civic Type-R. A icônica versão esportiva do médio esbanja 330 cv e acaba de bater recorde de tempo em Nürburgring entre automóveis de tração dianteira.

Nissan

O Versa já mudou lá fora e está entre os lançamentos de carros programados para o segundo semestre de 2023. O sedã compacto mudou grade, para-choques e faróis, além de detalhes no acabamento interno.

O motor continuará o mesmo. O 1.6 16V quatro cilindros de 113/110 cv em conjunto com o câmbio do tipo CVT. Porém, outra novidade fica por conta do retorno de uma versão de entrada com caixa manual de cinco marchas.

Peugeot

A Stellantis continua dando seu toque de Midas na linha Peugeot 208. Depois das versões de entrada do hatch com o motor 1.0 Firefly aspirados, no segundo semestre será a vez de tratar da parte de cima da categoria com lançamento de novas versões do compacto.

O 208 vai ganhar o motor turbo 1.0 do Fiat Pulse. Assim como o crossover, esse conjunto equipará as versões mais caras do hatch da Peugeot sempre com caixa do tipo CVT de sete marchas simuladas.

Ram Rampage

A marca norte-americana pela primeira vez vai produzir um carro no Brasil. Mas não uma picapona grandona à moda Ram, sobre longarinas. A fabricante vai se valer da unidade da Stellantis de Goiana (PE) para fazer uma picape sobre monobloco com custo benefício agressivo que será chamada de Rampage.

A estratégia da Ram é ficar no meio-termo entre as médio-compactas topo de linha e as médias de entrada. Isso com motores turbinados – tanto a gasolina como diesel -, bom recheio e a imagem de robustez e requinte que a marca tenta passar.

Volkswagen

O segundo semestre de 2023 vai ser marcado mais por redesenhos entre os lançamentos de carros da Volkswagen. Na parte de carros de passeio, a expectativa é que o repaginado SUV médio Tiguan finalmente chegue, com direito à versões híbridas.

Outro utilitário esportivo que vai passar por atualizações é o T-Cross. O modelo muda o padrão: grade, faróis e detalhes no acabamento. Motores TSI 1.0 e 1.4 serão mantidos e o SUV ganhará mais equipamentos.

Na parte das picapes, a marca alemã optou por dar um tapa no visual de duas veteranas. A Saveiro e a Amarok que, ao contrário de outros mercados onde ganhará segunda geração, no Mercosul só terá direito a um face-lift.

Toyota Corolla GR

O Toyota Corolla terá uma cara esportiva no segundo semestre de 2023. O sedã médio vai reestreia sua versão com apliques estéticos e ajustes mecânicos da divisão de competições da japonesa, a Gazoo Racing.

Esse Corolla apimentado está longe de ter apenas uma roupa esportiva. Na Europa, o motor 1.6 turbo de três cilindros gera 304 cv e 37,4 kgfm, ministrado nas quatro rodas por um câmbio manual de seis marchas. Suspensão, freios e direção têm acertos assinados Gazoo.

Você conhece o o canal do Autos Segredos no YouTube?

Flagramos o Fiat Fastback Abarth 2024:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -