Veja os automóveis que não bebem tanto para oferecer esta dose extra de conforto

Por Fernando Miragaya

Eu sou da época em que meus pais e tios fugiam de carro automático. Era sinônimo de veículo que dava problema mecânico, caro de manter e, pior, consumia bem mais combustível que os modelos com caixa manual. A tecnologia evoluiu, os automáticos ficaram não só mais baratos, como mais econômicos.

Tanto que, ao pesquisar e selecionar os carros automáticos mais econômicos com base na recém-atualizada tabela de eficiência energética do Inmetro, nos deparamos com versões sem o pedal de embreagem que consomem menos que seus pares com câmbio manual.

Isso sem contar o conforto e o fato de que, em alguns segmentos de mercado, os veículos com transmissão automática já são mandatórios. Em SUVs e sedãs, por exemplo, já representam de 50% a 80% das vendas, conforme o modelo.

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Para fazer a relação de carros automáticos mais econômicos, contudo, adotamos alguns critérios. O principal é o consumo urbano com gasolina publicado na tabela 2021 do Inmetro para o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) – o desempenho na estrada com o mesmo combustível serviu de desempate.

Isso porque a gasolina é o combustível mais vantajoso na maioria dos estados brasileiros, segundo levantamento da própria Agência Nacional do Petróleo, com base em pesquisa semanal de preços feita pelo órgão regulador. Além disso, muitos modelos (ou versões) não têm motor flex.

Só consideramos automóveis de passeio (hatch, sedã, SUV, station-wagon e minivan/monovolume) equipados com transmissões automáticas ou automatizadas – não entraram picapes, vans e comerciais leves. Atenção que descartamos também modelos híbridos e híbridos leves, o que seria injusto com os veículos puramente a combustão.

Por fim, importante ressaltar que destacamos aqui a versão mais eficiente dos carros automáticos mais econômicos do país. Ou seja: a configuração dentro da linha que apontou o melhor consumo com gasolina na cidade, independentemente do motor ou tipo de caixa automática.

E o mais importante de tudo. O padrão de checagem do consumo segue normas técnicas do Inmetro adotadas por todos os modelos e montadoras. E os números são uma tabela de referência, o que significa que o comportamento do motorista, assim como o tipo de uso do veículo e a região pela qual ele trafega, podem fazer o carro beber mais ou menos combustível.

1º Toyota Yaris

  • Motor: 1.3 16V flex de 101/94 cv e 12,9/12,5 kgfm
  • Câmbio: automático CVT com sete marchas virtuais
  • Gasolina cidade: 13,1 km/l
  • Gasolina estrada: 14,2 km/l
  • Etanol cidade: 9,0 km/l
  • Etanol estrada: 9,9 km/l
  • Classificação categoria: B
  • Classificação geral: B
  • Tanque de combustível: 45 litros
  • Autonomia na cidade gasolina: 589,5 km

O carro automático mais econômico do país é o Yaris na versão XL Live CVT. A outras variantes do compacto da marca japonesa anotam 12,6 km/l na cidade com gasolina, mas todos com a caixa continuamente variável são mais eficientes que a única configuração com câmbio manual, que não passa dos 12,1 km/l.

2º Toyota Yaris Sedan

  • Motor: 1.5 16V flex de 110/105 cv e 14,9/14,3 kgfm
  • Câmbio: automático CVT com sete marchas virtuais
  • Gasolina cidade: 13,0 km/l
  • Gasolina estrada: 14,5 km/l
  • Etanol cidade: 9,0 km/l
  • Etanol estrada: 10,6 km/l
  • Classificação categoria: B
  • Classificação geral: B
  • Tanque de combustível: 45 litros
  • Autonomia na cidade gasolina: 585 km

O sedã da Toyota perde por pouco para o seu irmão hatch e fica em segundo entre os carros automáticos mais econômicos do Brasil. Pouco mesmo: 0,1 km/l de gasolina em ciclo urbano. Só que, na estrada, o três-volumes se sai melhor. Na linha, a opção manual também bebe mais que as CVTc, com média de 12,0 km/l.

3º Hyundai HB20S

  • Motor: 1.0 12V turboflex de 120 cv e 17,8 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Gasolina cidade: 12,7 km/l
  • Gasolina estrada: 15,6 km/l
  • Etanol cidade: 8,8 km/l
  • Etanol estrada: 11,0 km/l
  • Classificação categoria: B
  • Classificação geral: B
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Autonomia na cidade gasolina: 635 km

Mais um sedã no pódio dos carros automáticos mais econômicos e o turbo mais eficiente do país com gasolina na cidade. Esta média de 12,7 km/l foi obtida pela versão Diamond Plus, enquanto as demais registram 12,1 km/l com o mesmo conjunto mecânico. O câmbio é o automático de seis marchas.

4º Honda City

  • Motor: 1.5 16V flex de 116/115 cv e 15,6 kgfm
  • Câmbio: automático CVT
  • Gasolina cidade: 12,3 km/l
  • Gasolina estrada: 14,5 km/l
  • Etanol cidade: 8,5 km/l
  • Etanol estrada: 10,3 km/l
  • Classificação categoria: B
  • Classificação geral: B
  • Tanque de combustível: 46 litros
  • Autonomia na cidade gasolina: 565,8 km

Outra transmissão do tipo continuamente variável que faz bonito e ajuda o City a estar entre os carros automáticos mais econômicos do mercado. O City com caixa CVT bebe apenas 0,1 a mais em cada quilômetro rodado que a derivação de entrada da linha do sedã com caixa manual. Lembrando que o modelo ganhará nova geração ainda este ano.

5º Honda Fit

  • Motor: 1.5 16V flex de 116/115 cv e 15,6 kgfm
  • Câmbio: automático CVT
  • Gasolina cidade: 12,3 km/l
  • Gasolina estrada: 14,1 km/l
  • Etanol cidade: 8,3 km/l
  • Etanol estrada: 9,9 km/l
  • Classificação categoria: B
  • Classificação geral: B
  • Tanque de combustível: 46 litros
  • Autonomia na cidade gasolina: 565,8 km

O Fit vai sair de linha em breve, mas mesmo assim figura entre os carros automáticos mais econômicos. Na linha do monovolume, as opções com o câmbio CVT são mais eficientes que a variante solitária manual – essa anota 11,6 km/l com gasolina em média urbana. O Fit empata no consumo urbano com seu companheiro de plataforma, City, mas fica atrás na performance rodoviária.

6º Hyundai HB20

  • Motor: 1.0 12V turboflex de 120 cv e 17,8 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Gasolina cidade: 12,2 km/l
  • Gasolina estrada: 13,9 km/l
  • Etanol cidade: 8,6 km/l
  • Etanol estrada: 10,3 km/l
  • Classificação categoria: B
  • Classificação geral: B
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Autonomia na cidade gasolina: 610 km

O hatch se mostra mais beberrão que o parente sedã, porém é o sexto carro automático mais econômico do pedaço. O motor e câmbio são os mesmos do três-volumes e a melhor média foi registrada pela configuração Diamond Plus.

7º Mini Cooper

  • Motor: 1.5 12V turbo a gasolina de 136 cv e 22 kgfm
  • Câmbio: automatizado de sete marchas e dupla embreagem
  • Gasolina cidade: 12,1 km/l
  • Gasolina estrada: 13,5 km/l
  • Classificação categoria: C
  • Classificação geral: B
  • Tanque de combustível: 40 litros
  • Autonomia na cidade gasolina: 484 km

O primeiro importado a figurar entre os carros automáticos mais econômicos é o estiloso modelo da marca britânica. A configuração com o motor tricilíndrico turbinado com injeção direta garante boa eficiência, ajudado pela caixa de dupla embreagem. Isso sem abrir mão do desempenho, com 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos.

8º BMW 118i

  • Motor: 1.5 12V turbo a gasolina de 140 cv e 22,4 kgfm
  • Câmbio: automatizado de sete marchas e dupla embreagem
  • Gasolina cidade: 12,1 km/l
  • Gasolina estrada: 13,4 km/l
  • Classificação categoria: C
  • Classificação geral: B
  • Tanque de combustível: 42 litros
  • Autonomia na cidade gasolina: 508 km

O modelo de entrada do Série 1 usa o mesmo motor do Cooper, porém com potência elevada. O consumo na cidade com combustível fóssil é igual ao do Mini, mas no ciclo rodoviário o BMW perde pelo mínimo. No entanto, a autonomia com tanque completo é maior nesse 118i.

9º Chevrolet Onix Plus

  • Motor: 1.0 12V turboflex de 116 cv e 16,8/16,3 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Gasolina cidade: 12,0 km/l
  • Gasolina estrada: 15,0 km/l
  • Etanol cidade: 8,6 km/l
  • Etanol estrada: 10,9 km/l
  • Classificação categoria: B
  • Classificação geral: B
  • Tanque de combustível: 44 litros
  • Autonomia na cidade gasolina: 528 km

O sedã compacto com motor turbo não tem a mesma eficiência da versão aspirada com caixa manual, mas faz bonito nas médias. Registra 12,0 km/l na cidade e supera o irmão hatch com sua performance na estrada de 15,0 km/l. Detalhe que é a opção topo de linha Premier a que se mostra o carro automático mais econômico dentro da linha do Chevrolet Onix Plus.

10º Chevrolet Onix

  • Motor: 1.0 12V turboflex de 116 cv e 16,8/16,3 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Gasolina cidade: 12,0 km/l
  • Gasolina estrada: 14,4 km/l
  • Etanol cidade: 8,3 km/l
  • Etanol estrada: 10,1 km/l
  • Classificação categoria: B
  • Classificação geral: B

O outrora automóvel mais vendido do país fecha a lista dos carros automáticos mais econômicos. O modelo, um dos mais afetados pela falta de semicondutores, usa o mesmo motor turbo com transmissão de seis velocidades do sedã, registra a mesma média no ambiente urbano, mas perde na estrada. A esportivada RS foi a versão do hatch que obteve as melhores médias.

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