novo_fiat_uno_evolution

O visual do novo Fiat Uno 2015 já é um velho conhecido dos leitores do Autos Segredos. Afinal, nossas projeções publicadas em fevereiro e março chegaram bem próximas da versão final, isso sem contar os flagras exclusivos do modelo sem camuflagem que publicamos entre julho e agosto (veja aqui, aqui, aqui e aqui). Agora, finalmente, chegou à vez de o fabricante revelar as primeiras imagens e informações oficiais do modelo que será apresentado na semana que vem.

novo_fiat_uno_evolution_2

As vendas começam logo depois de sua apresentação oficial. Como já era esperado as grandes novidades do Uno 2015 estão na parte tecnológica. Um dos destaques que é o inédito sistema Start&Stop que por enquanto está restrito ao motor 1.4. Mas, apuramos que em 2015 o 1.0 também receberá a tecnologia. O modelo é um dos primeiros nacionais a contar com o sistema, mas só não é o primeiro flex equipado com o Start&Stop por causa dos BMW ActiveFlex.

Item de série na nova versão Evolution do Novo Uno 2015, este recurso “verde” de última geração, desliga e religa o motor automaticamente, pode proporcionar uma economia de até 20% no consumo de combustível nas paradas constantes, comuns no trânsito das grandes cidades. O sistema também reduz significativamente a emissão de gases, contribuindo em muito para o meio ambiente.

De acordo com o fabricante o Start&Stop para o motorista tem funcionamento intuitivo e muito simples, com controle totalmente eletrônico e inteligente. No trânsito pesado basta colocar o carro em ponto morto, que o motor desliga automaticamente. Para sair, é só pisar na embreagem que o propulsor religa imediatamente, e o carro está pronto para arrancar.

No visual externo as mudanças são pequenas e estão mais concentradas na dianteira que ganhou para-choque, farol, capô e para-lamas redesenhados. O visual renovado está restrito as versões Attractive 1.0 e Evolution 1.4 Start&Stop, mais as versões Way 1.0 e 1.4 e a Sporting 1.4. A versão Vivace 1.0 de duas e de quatro portas mantém o desenho atual.

novo_fiat_uno_evolution_3

Se por fora as mudanças passam despercebidas para os menos atentos, o mesmo não se pode dizer do interior que é todo novo. O painel está com desenho bem mais agradável com linhas que remetem as usadas no Palio e Punto. Os comandos dos vidros elétricos não estão mais alojados no painel e agora ficam nas portas. Aliás, desta vez o Uno contará com a opção de vidros elétricos traseiros.

Item inédito é a nova central multimídia, uma pena ela não ser sensível ao toque.

novo_fiat_uno_evolution_1

 Além do Start&Stop, uma boa novidade mecânica será o câmbio Dualogic Plus, que será ofertado como opcional. A particularidade é que ela não é operada por alavanca, mas sim por botões no painel (como no Alfa Romeo 4C), o que meio que obriga o modelo a ter borboletas atrás do volante para trocas sequenciais. Todos os modelos com motor 1.4 usarão esse sistema.

Fotos | Fiat/divulgação