SUV chega em versão única com novidades visuais, mecânicas e maior autonomia

O BYD TAN EV 2024 chega de visual renovado dois anos depois de marcar a estreia do fabricante chinês no Brasil. Vendido em versão única por R$ 536.800, o SUV ganha novidades visuais, mecânicas, tecnológicas e também em segurança.

Apesar das novidades, o SUV seguirá como carro de nicho. Para se ter uma ideia, em 2023, as unidades comercializadas do BYD TAN eram modelos 2022/2023.

VEJA TAMBÉM:

O que mudou?

Por fora, o BYD TAN EV 2024 ganhou novos para-choque e faróis, ganhando “cara” de carro elétrico. A grade aberta em formato sai de cena, para que o SUV siga a identidade visual de sua gama 100% eletrificada. O resultado deu um visual bem interessante para o SUV.

De lado, o SUV segue com rodas de 22 polegadas e na traseira, nenhuma mudança.

As novidades no interior são o Head Display, novo volante, airbag central entre os bancos dianteiros e sistema de áudio da Dynaudio composto por 12 alto-falantes.  O TAN 2024 ainda recebeu quadro de instrumentos LCD de 12.3” digital e multimídia com tela sensível ao toque de 15,6” com rotação elétrica e portas de conexão USB e SD card, além de compatibilidade com Android Auto e Apple Carplay.

Entre as comodidades do SUV estão ainda o carregador de celular por indução e sistema nativo de navegação GPS. 

O BYD TAN EV 2024 recebeu nova bateria de 108,8 kWh que aumentou sua autonomia. Nos padrões do Inmetro pelo ciclo PBEV, agora o SUV pode rodar até 430 quilômetros com uma carga completa, ante os 309 km com a bateria de 86,4 kWh,

Segundo  BYD a nova bateria permite carregamento de forma ultrarrápida. Em apenas 30 minutos, o SUV consegue 30% – 80% de carga em carregamento DC. 

A linha reestilizada do SUV também teve mudanças no conjunto elétrico, agora o SUV tem mais torque, oferecendo 71,2 kgfm. Em relação a potência, o BYD TAN 2024 segue sem mudanças, oferecendo 517 cv. A tração também permanece a integral AWD.

O SUV tem dois motores elétricos, sendo um em cada eixo. 

Apesar do maior torque, o BYD TAN 2024 está mais lento que o anterior, o 0 a 100 km/h é feito em 4,9 segundos, ante aos 4,6 s do modelo anterior. A velocidade máxima é de 190 km/h. 

Mas na prática rodando em pista, o SUV segue esbanjando potência de sobra, o torque imediato é convite para acelerar. 

Outra novidade mecânica é a nova suspensão traseira semi-ativa que oferece mudança no acerto dependendo do modo de condução, o conforto deixa o SUV com rodar mais suave e o esportivo deixa a suspensão mais firme.

O BYD TAN EV 2024 conta com 4,97 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,75 m de altura e 2,82 m de distância entre eixos. 

Mas apesar do excelente entre-eixos, o acesso e o espaço para os passageiros na terceira fileira não é para adultos.

Com a terceira fileira de bancos em posição de uso, o porta-malas do BYD TAN 2024 tem capacidade para 235 litros e na configuração de cinco lugares, ele fica com 940 litros disponíveis para bagagens. 

Conforto a bordo

Em relação ao conforto dos ocupantes, o SUV oferece ar-condicionado automático de três zonas de temperatura e saídas independentes para a área do meio/traseira com sistema de purificação com filtro PM2.5 e ionizador, além de carregamento sem fio (Wireless) para celulares, são características presentes na versão 2024.

O acabamento interno pode ser nas tonalidades marrom ou preta. 

Segurança

Em relação aos equipamentos de segurança, o BYD TAN 2024 conta com sete airbags para todos os ocupantes. Sendo que o de cortina atende a terceira fileira de bancos e como novidade um central entre os bancos dianteiros. 

O SUV ainda vem equipado com câmera de 360°, além de mais de 30 recursos de segurança ativa e 15 sensores entre câmeras e radares. É o caso do avançado sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que incorpora uma série de recursos inteligentes para auxiliar e dar mais segurança ao motorista. O modelo conta também com RCTA (Rear Cross Traffic Alert) ou alerta de tráfego cruzado na traseira, responsável pelo monitoramento de pontos cegos.

O sistema informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras.

Ainda há sensores que mantêm o carro dentro das faixas de rolagem na estrada de forma automática. É também conhecido como LKS (Lane Keeping System) ou Sistema de Permanência em Faixa. Com o intuito de minimizar acidentes e salvar vidas, o recurso, conhecido também como AEB (Automatic Emergency Braking) ou frenagem automática de emergência, foi projetado para ajudar o condutor, ativando automaticamente os freios se não responderem a tempo no caso de uma colisão iminente.

Outros itens presentes na lista de segurança do SUV estão o HUD (Head Up Display); AFS (Sistema de Luz Frontal Adaptável); FTCA (Alerta de Tráfego Cruzado Dianteiro); FCTB (Freio Frontal Cruzado); alerta de ponto cego e saída de faixa.

Cores

O BYD TAN EV 2024 pode ser comprado nas cores Branco Neve (Snow White), Cinza Montanha (Mountain Grey) e Preto (Silver Sand Black). 

A garantia é de cinco anos ou 500.000 quilômetros para o veículo e de oito anos para as baterias. O modelo é entregue com carregador Wall Box incluso.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.