Primeiras unidades dos novos Volvo FH, FM e FMX começarão a ser entregues em outubro

A Volvo apresentou para parte da imprensa especializada o novo FH que chega com visual retocado e também os novos FM e FMX que receberam cabine completamente reformulada. O fabricante sueco afirma que os caminhões são equipados de série com um inédito pacote de dispositivos de segurança, novo painel com avançada plataforma digital. A Volvo também afirma que os aprimoramentos de aerodinâmica e conectividade garantem consumo de combustível até 5% menor.

Painel

O novo Volvo FH e os novos FM e FMX receberam novo painel com quadro de instrumentos digital de 12 polegadas. Ele permite várias configurações de tela ao gosto do motorista. Segundo a Volvo, tudo se ajusta ao modo de direção, mostrando na tela central informações necessárias para as diferentes operações. Entre as novas tecnologias estão a inspeção automática de pré-viagem, que verifica inúmeros itens, como desgaste de freios e nível do fluído de arrefecimento. O condutor pode colocar o display do GPS no centro do campo visual e também visualizar o peso por eixo do cavalo mecânico e da carreta, entre inúmeras outras opções.

A linha FH, FM e FMX renovada também recebeu novo central multimídia com tela de nove polegadas sensível ao toque. O sistema tem rádio, espelhamento do celular e toda a parte de comunicação do veículo, até aplicativos, telemetria e muitas outras configurações importantes.

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Foto | Volvo/Divulgação

I-See

Os caminhões também receberam nova versão do I-See. O sistema usa a conectividade do caminhão para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. O novo FH e os novos FM e FMX, o I-See já vem pré-mapeado de fábrica, melhorando o desempenho e poupando combustível desde a primeira viagem.

A transmissão automatizada I-Shift foi atualizada e conta com até cinco modos de condução, dependendo do caminhão.

Em relação a segurança, os novos pesados da Volvo receberam melhorias no Piloto Automático de Descida que permite manter a velocidade programada em descidas de serra ou declives mais longos. O sistema conjuga vários dispositivos, como o consagrado VEB; o potente freio motor Volvo; a transmissão eletrônica I-Shift; e até mesmo os freios de serviço do caminhão, acionados de forma automática para não exceder a velocidade máxima estabelecida.

Os novos FH, FM e FMX também passam a vir de série com o pacote de Segurança Freios Eletrônicos EBS. Estes equipamentos garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo. Eles ainda permitem desgaste menor e mais uniforme de lonas ou pastilhas. Com este pacote, os caminhões possuem sempre freios com acionamento eletrônicos EBS para freios a tambor e disco; Controle de Tração; Freios ABS; Auxílio de Partida em Rampa; Luz de Freio de Emergência e Freio de Estacionamento com ativação/desativação automática.

O que mudou novo Volvo FH e nos novos FM e FMX?

O novo Volvo FH mantém a carroceria atual, o que muda são o novo conjunto ótico e grade frontal. A marca diz ainda que caminhão recebeu melhorias na aerodinâmica, com cantos mais arredondados, menores frestas entre componentes e o pisca deslocado para a porta.

O FH ainda terá como opção faróis de LED, com sistema antiofuscamento. O dispositivo se adapta automática e gradativamente ao tráfego de veículos, desligando e acendendo os segmentos de LED, independente da ação do motorista, aumentando a segurança de todos os usuários da via, além de garantir a visão máxima ao motorista Volvo.

No interior, o FH renovado teve a ergonomia melhorada com novo colchão de espuma de alta densidade. Novas entradas USB, maior facilidade para limpeza da cabine e novos tecidos de banco são outras novidades. Outra mudança é a nova alavanca da caixa I-Shift, mais ergonômica, que permite melhor movimentação do motorista.

Como o Autos Segredos antecipou em maio de 2020, os novos FM e FMX ganharam nova cabine com linhas inspiradas na nova geração do FH ficando maiores que as atuais com mais espaço e conforto para o motorista. A visibilidade externa do condutor teve ganho de 10% com nova área envidraçada.

Câmeras auxiliares

Para facilitar a condução, os novos caminhões pesados podem contar até oito câmeras auxiliares para melhor visibilidade. Uma delas, chamada de câmera de ponto cego, vem instalada na parte inferior do retrovisor direito, garantindo visão em um dos principais pontos cegos do veículo, proporcionando visibilidade de 76m² desta área. Todas as câmeras podem ter sua imagem projetada na tela da central multimídia.

Direção inteligente

Os caminhões possuem também, como item opcional, a direção inteligente VDS (Volvo Dynamic System), que corrige a direção de forma autônoma para reduzir saídas inadvertidas da faixa da pista.

Segurança

Além deste aparato tecnológico, a Volvo está oferecendo na nova linha outros seis pacotes de dispositivos de segurança, trazendo novas possibilidades de configurações e facilitando a escolha mais adequada dos equipamentos pelos transportadores. “Eles podem customizar os caminhões, dependendo do tipo de operação na qual atuam”, destaca Karas.

Os demais pacotes são: Airbag (airbag frontal no volante e pré-tensionador do cinto do motorista); ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade e Freios Anticanivete); ACC Plus (Piloto Automático Inteligente/Aviso de Colisão/Freio de Emergência, Função Stop&Go, ESP e Freio Anticanivete); Visibilidade Ativa (Sensor de Ponto Cego, Detector de Atenção e Câmera de Faixa da Rodovia); Direção Inteligente VDS (Direção Elétrica VDS, Assistente de Estabilidade, Câmera de Faixa de Rodovia, ESP e Freio-Anticanivete); Visão Total (Farol Auxiliar no Teto; Luz de Conversão; Luz de 5ª Roda; Câmera de Ré; Câmera de Ponto Cego; Central Multimídia).

Tecnologias

Confira como cada novo item de segurança funciona:

  • Piloto automático com frenagem de emergência: radar que monitora os veículos à frente, adaptando a velocidade do caminhão e freando em caso de necessidade.
  • Freios Eletrônicos EBS: garantem distâncias menores de frenagem e aumento da estabilidade.
  • Câmera de Ponto Cego: montada no canto inferior do retrovisor direito, proporciona mais visibilidade externa, com imagem projetada no multimídia no painel do motorista.
  • Farol auxiliar de mudança de direção: ilumina a área à direita ou à esquerda quando o caminhão inicia uma curva no escuro.
  • Freio Anticanivete: sistema exclusivo Volvo, promove micro frenagens na carreta para diminuir a ocorrência do efeito “L” entre o caminhão e o implemento.
  • Luz de freio de emergência: as luzes de freio traseiras piscam intermitentemente quando o motorista é obrigado a fazer uma frenagem brusca.
  • Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP): reduz significativamente o risco de tombamento em curvas fechadas.
  • Detector de atenção: emite um sinal sonoro e uma mensagem quando o sistema entende que o motorista está cansado.
  • Monitoramento da faixa de rodagem: emite um sinal sonoro quando o caminhão cruza a faixa sem sinalizar.
  • ACC Plus (Stop & Go): reduz risco de colisões, adaptando a velocidade ao veículo à frente até o caminhão parar, retomando o movimento assim que o motorista comandar.
  • Direção Inteligente VDS, com correção de faixas autônoma: melhora sensivelmente a precisão e a estabilidade da direção, por meio de um motor elétrico ajustado cerca de duas mil vezes por segundo. Também ajuda na estabilidade da composição, corrigindo a direção automaticamente em caso de necessidade, além de manter o caminhão dentro da faixa de rodagem da rodovia de maneira autônoma.

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