Além dos protótipos em testes dos novos Volvo FH, FM e FMX, a marca sueca registrou as patentes da nova geração dos caminhões no INPI brasileiro

Desde o começo de 2019, a Volvo testa a nova geração dos caminhões FH, FM e FMX no Brasil. O Autos Segredos chegou a publicar flagras de protótipos do FH e do FMX. Na época, a marca disse que eram testes globais de novos componentes e que o Brasil faz parte do time de global de investimentos da marca.

Apesar da negativa, os protótipos em testes foram montados no Brasil. Agora, os indícios da renovação da linha F no Brasil ficam mais evidentes com os registros das novas cabines dos modelos FH, FM e FMX no INPI brasileiro.

Em fevereiro deste ano, a marca anunciou aporte de R$ 1 bilhão destinado a fábrica do Paraná para todos os negócios da Volvo no Brasil como os caminhões pesados e semipesados, ônibus urbanos e rodoviários, equipamentos de construção, motores marítimos e industriais e serviços financeiros.

Volvo FH

O novo Volvo FH foi registrado nas versões Globetrotter e Sleeper Cab. O modelo já usa a cabine da quarta geração da linha F. Agora com a mudança visual o FH ficará em dia com o novo visual apresentado na Europa no começo deste ano. O FH reestilizado terá apenas novo conjunto frontal. Assim, o caminhão ganhará novo conjunto de faróis, grades e novas estampagens na carroceria.

O FH também terá interior mudanças. A marca sueca registrou o novo painel no INPI. No geral, o painel mantém a estrutura do modelo antigo e ganha algumas atualizações e novas posições dos comandos.

Não são esperados novidades em relação a motores na linha FH que devem permanecer com a oferta atual de propulsores.

Volvo FM e FMX

Segundo Érico Pimenta, do site Mídia Truck, os novos Volvo FM e FMX adotarão a cabine da quarta geração do FH já vendida no Brasil. Atualmente, a linha FM e FMX ainda usam a da terceira geração.

Além da nova cabine, a renovação na porção dianteira dos caminhões FM e FMX será grande. Ambos terão novas grades dianteiras, faróis e para-brisa renovados.

O Volvo FM foi registrado na cabine Sleep Cab e o FMX na opção Day Cab.

Interior do FM e do FMX também serão renovados. Em novembro quando nossa reportagem flagrou o protótipo do FMX seu interior estava todo coberto para esconder as novas linhas.

Motores

A linha FM e FMX não deverá ter alterações mecânicas e seguirá com o motor 13 litros e seis cilindros com potências entre 380 cv e 540 cv. Já as transmissões são sempre automatizadas.

Resposta da Volvo

Em nota ao Autos Segredos, a Volvo diz que a engenharia da marca no Brasil faz testes globais para a marca, ajudando a desenvolver componentes para diversas partes do mundo.

“Quanto ao registro junto ao INPI, trata-se de um procedimento padrão, de proteção de design, sempre que um modelo é lançado na Europa ou outros locais, sem vínculo direto com lançamento no Brasil.

Reforçamos que não há data prevista para novos modelos na América Latina. A linha de caminhões Volvo tem tecnologia de ponta, sendo o FH 540 6×4 o líder de vendas da indústria de caminhões no Brasil nos últimos anos”, afirma a Volvo Caminhões.

Porém, a marca não explicou o por quê dos protótipos em testes no país terem sido montados no Brasil. Uma vez que se de fato são testes globais, o mais lógico seria trazer unidades europeias por importação temporária para os testes locais.

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(*) Texto atualizado às 10h48 do dia 28 de maio para inclusão da resposta da Volvo Caminhões.

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