Produzido na fábrica de Curitiba (PR) desde 2003, o Volvo VM chega a marca de 70.000 caminhões montados no país

O Volvo VM chega a marca de 70.000 modelos fabricados no Brasil desde seu lançamento em 2003. A unidade histórica foi comprada pelo casal de transportadores do Rio Grande do Sul que comprou seu primeiro caminhão zero quilômetro.

Jadenir Cardos de Matos e a esposa Deluana Rech de Matos são sócios na Transportes Rech Matos, empresa que tem apenas um ano de atuação no transporte cargas gerais, principalmente com fretes do segmento de móveis, na rota Rio Grande do Sul-São Paulo, retornando ao estado de origem transportando cereais para a Ceasa de Porto Alegre.

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O caminhão de chassi 70.000 foi produzido no fim de maio na fábrica de Curitiba (PR). O VM 270cv 6×2 é o terceiro veículo da empresa que atua com Os outros dois caminhões são modelos 2007 e 2012.

A concessionária Dipesul Canoas que é representante da Volvo na região metropolitana de Porto Alegre foi a responsável pela entrega do Volvo VM 70.000 ao casal.

O VM foi o responsável pelo conceito de caminhões com cabine mas confortável e motores de potências maiores no segmento de semipesados. A Volvo diz ainda que o VM foi responsável por oOutras novidades em relação a segurança e opcionais para maior comodidade ao motorista e melhor performance no transporte, coluna de direção ajustável, basculamento hidráulico da cabine e caixa de câmbio de nove marchas. O VM foi também o primeiro a ter de fábrica suspensões com molas parabólicas, além de um avançado chassi para melhor distribuição de carga e maior volume transportado.

Ao longo de quase duas décadas, as novas gerações do VM foram se aperfeiçoando, como o lançamento do cavalo mecânico, dos avançados motores eletrônicos e eixo para 43 toneladas com bloqueio de diferencial, além de piloto automático e a tecnologia de emissões

O caminhão também recebeu caixa de câmbio eletrônica I-Shift.

32 toneladas

O VM também inovou com o caminhão de PBT (Peso Bruto Total) de 32 toneladas, 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga que a versão anterior, para o segmento de terraplenagem, mineração leve e construção. Até hoje o VM 330cv 6×4 off-road é o caminhão mais robusto e com maior capacidade de carga útil em sua categoria, com uma excelente relação custo-benefício.

VM Autônomo

Em 2017, o VM foi o primeiro caminhão autônomo do Brasil. A versão foi projetada para operação na colheita de cana de açúcar. Conduzido autonomamente, sem a intervenção do motorista, o caminhão roda por si mesmo ao longo das linhas da plantação. Com uma precisão de direção de 2,5 centímetros, ele reduz a valores mínimos as perdas de produtividade pelo pisoteamento de soqueiras durante a colheita, um grave problema da indústria canavieira.

Novidades recentes

Já em 2020 a Volvo lançou o VM City, versão para distribuição urbana, e, mais recentemente, o VM Light Mixer, também para a construção. Mais leve, ele permite aproveitamento total da capacidade de implementos betoneira, aumentando a produtividade no transporte de cimento, possibilitando transportar até 1 m³ a mais de concreto, dentro da lei da balança.

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