Com motorizações de 460, 500 e 540 cv, o novo Volvo FMX MAX tem configurações 6×4, 6×6 e 8×4

Junto com os novos FH, FM e FMX, a Volvo apresentou também o FMX MAX que recebeu nova cabine e interior. O caminhão destinado as operações de construção e mineração será oferecido nas configurações 6×4, 6×6 e 8×4. Já as motorização tem versões de 460, 500 e 540 cv.

VEJA TAMBÉM:

Renovado, o FMX MAX 8×4 passa a ter capacidade de carga útil muito maior com cerca de 10% de ganho. Agora ele tem um PBT (Peso Bruto Total) de 58 toneladas em sua versão 8×4.

Segundo Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo, o FMX MAX é uma excelente opção para os operadores que precisam de veículos que suportem mais peso e sejam muito robustos para várias aplicações pesadas.

Uma das melhorias do novo Volvo FMX MAX é o eixo traseiro produzido pela marca com capacidade para 38 toneladas de carga vertical. O que pemite capacidade máxima de tração (CMT) de 225 toneladas em aplicações de mineração. De acordo com a Volvo, o novo eixo foi desenvolvido em parceria com a Volvo Construction Equipment, responsável pela linha amarela da marca sueca.

FMX MAX ganhou novas suspensões

O novo Volvo FMX MAX ganhou novos feixes de molas e lâminas reforçadas na suspensão dianteira garantido capacidade de 20 toneladas (10 toneladas por eixo). Já a suspensão traseira aguenta 38 toneladas. Ela recebeu novas barras de proteção, uma travessa central 100% fundida e molas parabólicas, que resistem mais à fadiga, oferecem menor peso e rodar suave e confortável.

O caminhão para operações pesadas tem chassi duplo integral standard, rodas ainda mais reforçadas e freios de serviço 8% mais eficientes, além de EBS e retarder de série.

Assim com os irmãos FM e FMX, o MAX ganhou nova cabine deixando com visual mais próximo da linha FH. Além da cabine renovada, ele recebeu novos faróis, retrovisores, para-choque e piscas laterais.

Nas palavras da Volvo, a nova cabine conta com mais espaço interno, garantindo visibilidade 10% maior, graças à área envidraçada maior. O FMX MAX também recebeu escotilha em aço é também uma saída de emergência em caso de acidentes, permitindo abertura para circulação de ar e a redução de calor.

Painel do FMX MAX

No interior, o FMX MAX recebeu quadro de instrumentos 100% digital com tela de 12 polegadas configurável. O painel garante facilidade nas inspeções pré-viagem, muito importantes nas aplicações fora de estrada, na checagem automática, por exemplo, de desgaste dos freios e do nível do fluído de arrefecimento, entre inúmeras outras verificações. O condutor pode destacar os dados que interessam naquele trabalho, como por exemplo a pressão do turbo ou a velocidade, sem encher a tela com outras informações que não precisa.

Multimídia

A nova central multimidia de 9 polegadas traz tudo ao alcance da visão do condutor, desde o rádio e a parte de comunicação, até aplicativos e outras configurações do veículo. Tudo pode ser acessado nos novos controles do volante, seja trocar as telas do painel principal ou na central multimídia, ou manejar outras funções, como o piloto automático e manter a distância do veículo à frente, entre outros comandos.

Modos de condução especiais

O FMX MAX tem até cinco modos de condução: o Econômico e o Performance, e agora os inéditos Standard, Off Road e HD (Heavy Duty). A nova inteligência da transmissão I-Shift atua em diversas situações, alterando pontos e rotações de trocas de marcha, privilegiando a produtividade. Além disto, a caixa I-Shift traz software específico para as operações de Mineração e Construção. Outras novidades são o controle da tração de série, auxílio de partida em rampa e o bloqueio diferencial automático. O caminhão tem ainda as funcionalidades ABS e Controle de Tração com modos de operação Off Road, especialmente desenvolvidos para tarefas fora de estrada. Para facilitar o dia a dia do motorista, o painel de controle de tração concentra todas essas funções no mesmo lugar. Sem contar com a nova alavanca da caixa I-Shift, menor e mais ergonômica. Com os avanços tecnológicos, o painel de controle de tração concentrou as funções no mesmo lugar, de fácil acesso e comando.

Segurança

O FMX MAX conta com o pacote de segurança com freios eletrônicos EBS de série, podendo ainda ser equipado com airbag, controle eletrônico de estabilidade, direção inteligente VDS, entre outros recursos. O modelo pode também receber até oito câmeras auxiliares para melhorar a visibilidade, sendo que quatro delas podem ser visualizadas simultaneamente na central multimídia.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.