InícioCaminhõesPlanta da Volvo em Curitiba completa 15 anos de aterro zero

Planta da Volvo em Curitiba completa 15 anos de aterro zero

- publicidade -
- publicidade -

De 2008 até hoje, mais de 50 mil toneladas de resíduos gerados pela fábrica da Volvo no Paraná deixaram de seguir para aterro

A unidade produtiva da Volvo na capital paranaense, que fabrica caminhões e ônibus da marca para a América Latina, possui modernos processos de gestão de produção e é referência em sustentabilidade. Já há 15 anos, a planta iniciou a destinação totalmente controlada de todos os seus resíduos, sem enviar nada para aterros sanitários ou industriais desde então.

Além do manejo adequado e envio para a reciclagem, nos últimos cinco anos a Volvo reduziu em 23% a geração de resíduos para cada caminhão ou ônibus fabricado em Curitiba. Em 2022, cerca de 162 toneladas de resíduos foram reutilizadas em um processo que se chama de leilão de resíduos. Equipamentos, máquinas e até mesmo material eletrônico são destinados ao reaproveitamento de outras empresas ou doados a instituições sociais.

No Centro de Distribuição de Peças, localizado em São José dos Pinhais (PR), caixas de papelão são reaproveitadas para o envio de componentes para as concessionárias da marca. Além disso, foi implementado um processo de transformação de resíduos de papelão em material para proteção das peças, criando um fluxo circular de recursos. Ao todo, no último ano mais de 51 toneladas de papelão foram reutilizadas nestes processos.

VEJA TAMBÉM

A Volvo também tem desafiado seus fornecedores a migrar gradativamente da economia linear para a circular. Para cada novo fornecedor agregado à cadeia de suprimentos é realizada uma rígida avaliação da pegada de carbono no transporte até a fábrica (Transportation CO2 Footprint), bem como uma avaliação de risco de sustentabilidade. Segunda a marca, esses dois fatores são cruciais para a decisão de fechar um contrato de fornecimento.

Foto | Volvo Trucks/Divulgação

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -