Estreando regras mais exigentes e inspiradas no padrão europeu de avaliação, o Latin NCAP divulgou os resultados de sua quarta fase de testes de segurança de carros zero-quilômetro vendidos no México, Caribe e nas América Central e do Sul. Dessa vez apenas 2 dos 6 carros avaliados são vendidos aqui: Chevrolet Agile e Renault Clio. Eles deram vexame por não receberem qualquer estrela na segurança para adultos. Quanto a proteção infantil, o Chevrolet obteve duas estrelas, mas o pequeno Renault apenas uma.
O órgão avaliou a estrutura do habitáculo do Renault Clio Mio (como é chamado na Argentina, onde é fabricado) como “instável nos testes de batida”. “As forças sofridas pelas cabeças dos dummies foram inaceitavelmente altas. Esses resultados fazem que o Renault Clio Mio obtenha zero estrela e zero ponto a respeito da segurança do adulto. A proteção do passageiro infantil também apresentou problemas. Uma baixa compatibilidade para a cadeirinha infantil e um fraco desempenho nos testes dinâmicos lhe concederam uma qualificação de apenas uma estrela”, segundo nota do Latin NCAP.
O Chevrolet Agile também recebeu qualificação de zero estrela. “Os dummies passageiros registraram esforços elevados no teste de impacto; resultado da instável estrutura do habitáculo do carrol, expondo-se a área dos pés do motorista a maiores riscos. As forças sobre a cabeça do motorista foram inaceitavelmente altas. A proteção do passageiro criança obteve apenas duas estrelas”, diz a avaliação do órgão.
Os dois modelos foram testados em suas versões sem airbags, como ainda são vendidos em parte dos mercados avaliados. Hoje o Agile é vendido no Brasil apenas na versão LTZ, com airbags de série, mas a LT, vendida até o ano passado, não contava com o equipamento. O Renault Clio sequer os tem como item opcional.
Outros carros avaliados foram a nova geração do Seat León, modelo baseado no Golf VII, e que, inclusive, foi o primeiro modelo avaliado pelo Latin NCAP a obter cinco estrelas em proteção a adultos, sendo que foram quatro para crianças. Ele foi avaliado com patrocínio do fabricante, assim como o Suzuki Celerio (nova geração do Alto), que obteve quatro estrelas para adutos e duas para crianças. O antigo Suzuk Alto também foi avaliado e zerou a segurança para adultos, mas recebeu três estrelas para crianças. O Nissan Tsuru, velha geração do Sentra lançada há mais de 20 anos e que hoje é o carro mais vendido do México, zerou todas as notas e surpreendeu negativamente a comissão avaliadora pela carroceria ter entrado em colapso com a colisão.