Fiat Strada Ranch Turbo 200 2024 é versão mais sofisticada que se difere das demais versões pelo uso do motor turbo, que é compartilhado com a Ultra

A Fiat Strada é um fenômeno de vendas, desde que a segunda geração foi apresentada em junho de 2020, a picapinha italiana assumiu a ponta nas vendas. Nos últimos três anos ela fechou o ano acima das 100 mil unidades.

O bom desempenho fez a marca italiana expandir o portfólio com versões mais sofisticadas, considerando o maior interesse do consumidor em adquirir uma picape como carro de passeio. E nessa toada surgiu a Ranch.

Mas ela veio com o mesmo motor 1.3 Firefly das das demais versões e se destacava pelo uso da caixa automática do tipo CVT, com emulação de sete marchas. Ela ficou interessante, mas falta tempero.

E o tempero veio no segundo semestre de 2023 com a combinação do motor Turbo 200 de Fastback e Pulse na caminhonete. Ranch e a inédita Ultra receberam o novo conjunto mecânico, assim como novo para-choque, rodas e apetrechos. Até o preço de lançamento foi o mesmo (R$ 132.990), mas que já subiu para R$ 135.990.

Visualmente a Fiat Strada Ranch Turbo 200 2024 se difere pelo novo para-choque com desenho exclusivo para as versões turbo. Na Ranch emblema e molduras são cromadas, ao contrário do acabamento fosco da Ultra.

As rodas de 16 polegadas têm o mesmo desenho nas duas. No entanto, Ranch utiliza acabamento diamantado e Ultra em preto. Elas são calçadas com pneus de uso misto, que garantem melhor aderência na terra, diferentemente da Ultra que utiliza pneu para asfalto, devido sua proposta esportiva. Estribos e santo-antônio completam o conjunto.

Interior e conteúdos Fiat Strada Ranch Turbo 200 2024

Por dentro, a Fiat Strada Ranch Turbo 200 2024 mantém o nível superior de acabamento em relação às irmãs mais baratas. Os bancos revestidos em material sintético, assim como o acabamento diferenciado do painel em tom bronze que buscam fazer jus ao preço mais elevado.

A picape oferece computador de bordo, multimídia (com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay), câmera de ré, ar-condicionado digital, carregamento por indução, vidros e retrovisores elétricos. 

Mas por R$ 136 mil ficaram faltando itens como partida sem chave, porta USB-C e principalmente assistentes de condução. Nem mesmo o “Piloto Automático”, que permite estabelecer uma velocidade constante, foi incorporado na Fiat Strada Ranch Turbo 200 2024. Fecha o conjunto pacote de quatro airbags.

O espaço interno é satisfatório para quatro ocupantes. Com três na segunda fileira, o conforto é comprometido. Já a caçamba comporta 844 litros e 650 kg de carga. Ou seja, um bom volume para quem vai usar o bagageiro apenas em situações esporádicas e não como aplicação comercial.

Ao volante

A Fiat Strada Ranch Turbo 200 2024 agradece o novo motor. A unidade 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque tem ótimo desempenho e a relação com a transmissão CVT, com emulação de sete marchas, é impecável.

Mas nem tudo são flores, a começar pelo nível de ruído elevado, que indica uma falta de capricho com o isolamento acústico. Além disso, o consumo assustou. Com etanol, a média urbana foi de  5,0 km/l. Já na estrada a média dobrou para 10,0 km/l. 

A suspensão da Fiat Strada Ranch Turbo 200 2024 não muda em relação ao restante da gama e o acerto é o mesmo das demais versões. O sistema McPherson, no eixo dianteiro, absorve bem as irregularidades, mas o eixo de torção com feixe de molas da traseira (excelente para o transporte de carga) cobra seu preço, mesmo com os novos batentes que ajudam a reduzir os impactos.

Palavra final

Comprar uma picape nunca foi barato e ficou ainda mais caro depois que elas se tornaram a nova sensação do mercado. R$ 136 mil é um valor que é possível batalhar versões intermediárias de Renault Oroch ou Chevrolet Montana, que são mais encorpadas. 

Se o amigo não faz questão das quatro portas, ainda pode economizar se escolher a VW Saveiro. Mas a comodidade poderá fazer falta no dia a dia, com embarque e desembarque dos pequenos na escola. Isso sem contar que o desempenho da veterana da Volks deixa muito a desejar.

Assim, a Fiat Strada Ranch Turbo 200 2024 surge como uma opção interessante para quem precisa de um carro de passeio para uso cotidiano e um caçamba para os finais de semana, idas ao sítio de demais necessidades que demandam espaço farto no bagageiro. Cabe no seu bolso?

Ficha técnica Strada Ranch Turbo 200 2024

  • Motor
    De três cilindros em linha, transversal, turbo, 12 válvulas, flex, 999 cm³ de cilindrada, 130 cv (etanol) e 125 cv (gasolina) de potências máximas a 5.750 rpm e torque máximo de 20,4 kgfm (e/g)) a 1.750 rpm
  • Transmissão
    Tração dianteira e câmbio automático CVT de sete marchas simuladas no modo manual e variável no modo automático
  • Direção
    Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,8 metros
  • Freios
    Disco ventilado na dianteira; tambor na traseira
  • Suspensão
    Dianteira, independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo rígido, com molas parabólicas longitudinais; altura do solo, 18,5 centímetros
  • Rodas/pneus
    6 x 16”, de liga leve/205/55 R16
  • Peso
    1.251 kg
  • Carga útil (passageiros + bagagem)
    650 kg
  • Dimensões (metro)
    Comprimento, 4,448; largura, 1,732; altura, 1,601 (com barra no teto); distância entre-eixos, 2,737
  • Capacidades
    Tanque, 55 litros; caçamba, 844 litros; ângulo de ataque/saída (graus), 23 /29 
  • Desempenho
    Velocidade máxima, 180 km/h (e)/178 km/h (g); aceleração até 100 km/h, 9,5 (e) segundos/9,8 (g) segundos
  • Consumo (km/l)
    Cidade, 8,3 (e)/12,1 (g) ; estrada, 9,4 (e)/ 13,2 (g)  

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