Caminhonete derivada da Toro tem motor turbodiesel, câmbio automático de nove marchas, tração integral e reduzida. Interior requintado e visual robusto são destaques, mas a capota da caçamba é vendida como acessório. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

O visual que passa a sensação de robustez e grade cromada frontal enorme faz a Ram Rampage Laramie 2.0 turbodiesel ser percebida por onde roda. Os cromados estão presentes em diversas partes da carroceria na versão Laramie.

Rampage é o primeiro modelo da marca desenvolvida fora da matriz nos Estados Unidos. A carroceria é monobloco, como a Toro, em vez de ser montada sobre chassi. São muitos os itens de conforto e conveniência.

O motor 2.0 turbodiesel tem valor convincente de torque, mas deveria ter mais potência. São 102 cv de potência a menos em relação ao motor a gasolina e 2 kgfm de torque a menos. Fabricante declara 10,9 segundos para atingir 100 km/h diante dos 7,1 s da Laramie a gasolina.

Não tem o alto desempenho do motor a gasolina, mas o torque de 38,8 kgfm está disponível em baixa rotação: 1.750 rpm. É suficiente na retomada de velocidade para ultrapassar com segurança no plano. O motor a diesel da Ram Rampage Laramie 2.0 turbodiesel privilegia mais a força (torque). Falta elasticidade.

Porém, a retomada em subida com motorista e passageiro da frente e ar ligado não é imediata. O torque é elevado, mas a relação alta de peso/potência (11,42 kg/cv) é sentida nessa situação. São 170 cv de potência máxima a 3.750 rpm. 

O consumo de diesel registrado no computador de bordo da Ram Rampage Laramie 2.0 turbodiesel foi de 11,7 km/l na estrada e variou entre 5 e 6 km/l na cidade. O consumo de diesel é inferior ao da gasolina. O tanque tem 60 litros e é boa a autonomia na estrada. 

A direção está bem calibrada tanto em manobra quanto em velocidade mais alta. O diâmetro de giro grande (11,9 metros) requer mais manobra em espaço reduzido. Coluna de direção regulável em altura e distância ajuda na melhor posição de dirigir.

Volante da Ram Rampage Laramie 2.0 turbodiesel está revestido com material rugoso que evita deslize acidental das mãos, mas excesso de comandos complica a ergonomia. Assim como o acesso ao interior por causa da grande altura do solo.

O interior é requintado com materiais nobres de revestimento de painel central, forros de porta e couro nos bancos. O couro não permite transpiração e torna compulsório o uso do ar-condicionado digital de duas zonas.

Os bancos dianteiros têm regulagens elétricas, incluindo a importante para lombar que mantém a pelve em posição correta e evita cansaço em percurso longo. Banco do passageiro com regulagens elétricas é opcional juntamente com o sistema de som sofisticado e luz ambiente em LED. Custa R$ 6 mil.

Os bancos dianteiros estão no limite do apoio correto às pernas. O espaço para pernas no banco traseiro é justo e os dianteiros totalmente recuados inviabilizam ocupantes de estatura elevada. Há saída de ar para a turma de trás. É preciso abaixar para acessar o banco traseiro.

São muitos comandos físicos no console central ao lado do seletor giratório de marchas. Isso evita acionar os comandos da tela tátil de 12,3 polegadas do sistema multimídia, o que obriga o motorista a tirar os olhos da via. Trocas manuais são por meio de aletas no volante.

O quadro de instrumentos da Ram Rampage Laramie 2.0 turbodiesel configurável tem 10,3 polegadas e visualização imediata. Os comandos de som na parte posterior do volante também contribuem para manter os olhos na via. O de volume é físico.

Há muito porta-objeto na cabine e são seis portas USB, sendo três do tipo C. Os faróis com luzes de LED iluminam bem nos fachos baixo e alto. Há regulagem elétrica de altura de facho, importante em veículo de carga. Limpadores e lavadores de para-brisa são eficientes.

O rodar quase o mesmo de automóvel se deve também à suspensão traseira multilink e à calibragem do sistema. Os pneus são de asfalto. Somente a versão Rebel tem pneus de uso misto. A rolagem da carroceria é aceitável pela grande altura do solo.

Transpõe com facilidade obstáculos em caminhos ruins e há controle de descida íngreme e reduzida. Ambos acionados por comandos no console central. Trilha não é recomendável para evitar torção no monobloco. 

A tração no eixo traseiro da Ram Rampage Laramie 2.0 turbodiesel é acionada automaticamente sempre que o sistema detectar necessidade. Funciona somente na dianteira em condições normais. Freios a disco ventilados nos dois eixos são eficientes e param com segurança quase duas toneladas de peso.

Há muitos itens de conforto e conveniência como partida sem chave, sensores de chuva e crepuscular, câmera de ré, partida remota, retrovisor interno eletrocrômico, externos com rebatimento elétrico, assistente de partida em subida, freio de estacionamento eletrônico, entre outros.

Ram Rampage Laramie 2.0 turbodiesel está equipada com sete airbags, incluindo de joelho para o motorista, frenagem automática de emergência com detector de pedestre e ciclistas, alerta de saída de faixa com interferência no volante, detecção de tráfego traseiro cruzado, e monitoramento de ponto cego nos retrovisores.

Há também controle de diminuição de rolagem de carroceria, farol alto automático, controle automático de velocidade com parada e partida, partida sem chave assim como travamento e destravamento de portas. A carroceria é composta em 86% por materiais de alta resistência.

A caçamba está revestida com polipropileno e tem abertura elétrica, mas a capota para proteger a carga é vendida como acessório. A de lona custa R$ 1.966,43; a rígida manual, R$ 9.984,83 e a rígida elétrica, R$ 12.195,83. O protetor de cabine também é acessório. 

O preço sugerido da Ram Rampage Laramie turbodiesel é de R$ 262.990. A pintura metálica custa R$ 2mil e o único opcional, R$ 6 mil, totalizando R$ 270.990. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Ram Rampage Laramie 2.0 turbodiesel

Motor
De quatro cilindros linha, transversal, turbodiesel, 16 válvulas, gasolina, 1.956 cm³ de cilindrada, 170 cv de potência máxima a 3.750 rpm e torque máximo de 38,8 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão
Tração 4×4 sob demanda e reduzida, câmbio automático de nove marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,9 metros

Freios
Discos ventilados na dianteira e na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, barra estabilizadora; traseira, multilink, barra estabilizadora; altura do solo, não divulgada; vão livre entre-eixos, 26,4 centímetros

Rodas/pneus
8×18”de liga leve/235/60R18

Peso
1.942 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
1.015 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 5,028; largura, 1,886; altura, 1,780; distância entre-eixos, 2,994 

Caçamba
Volume, 980 litros; comprimento, 1,055 metro; altura, 59,5 centímetros; largura máxima, 1,385 m; largura entre os vãos de roda, 1,055 m

Capacidades
Ângulo de ataque/saída/rampa, 25,7/27,5/23,9 graus; tanque, 60 litros

Desempenho
Velocidade máxima, 186 km/h; aceleração até 100 km/h, 10,9 segundos

Consumo (km/l)
Urbano, 9,9; estrada, 12,4

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