Caminhonete derivada da Toro tem motor turbodiesel, câmbio automático de nove marchas, tração integral e reduzida. Interior requintado e visual robusto são destaques, mas a capota da caçamba é vendida como acessório. Leia o teste
Por Paulo Eduardo
O visual que passa a sensação de robustez e grade cromada frontal enorme faz a Ram Rampage Laramie 2.0 turbodiesel ser percebida por onde roda. Os cromados estão presentes em diversas partes da carroceria na versão Laramie.
Rampage é o primeiro modelo da marca desenvolvida fora da matriz nos Estados Unidos. A carroceria é monobloco, como a Toro, em vez de ser montada sobre chassi. São muitos os itens de conforto e conveniência.
O motor 2.0 turbodiesel tem valor convincente de torque, mas deveria ter mais potência. São 102 cv de potência a menos em relação ao motor a gasolina e 2 kgfm de torque a menos. Fabricante declara 10,9 segundos para atingir 100 km/h diante dos 7,1 s da Laramie a gasolina.
Não tem o alto desempenho do motor a gasolina, mas o torque de 38,8 kgfm está disponível em baixa rotação: 1.750 rpm. É suficiente na retomada de velocidade para ultrapassar com segurança no plano. O motor a diesel da Ram Rampage Laramie 2.0 turbodiesel privilegia mais a força (torque). Falta elasticidade.
Porém, a retomada em subida com motorista e passageiro da frente e ar ligado não é imediata. O torque é elevado, mas a relação alta de peso/potência (11,42 kg/cv) é sentida nessa situação. São 170 cv de potência máxima a 3.750 rpm.
O consumo de diesel registrado no computador de bordo da Ram Rampage Laramie 2.0 turbodiesel foi de 11,7 km/l na estrada e variou entre 5 e 6 km/l na cidade. O consumo de diesel é inferior ao da gasolina. O tanque tem 60 litros e é boa a autonomia na estrada.
A direção está bem calibrada tanto em manobra quanto em velocidade mais alta. O diâmetro de giro grande (11,9 metros) requer mais manobra em espaço reduzido. Coluna de direção regulável em altura e distância ajuda na melhor posição de dirigir.
Volante da Ram Rampage Laramie 2.0 turbodiesel está revestido com material rugoso que evita deslize acidental das mãos, mas excesso de comandos complica a ergonomia. Assim como o acesso ao interior por causa da grande altura do solo.
O interior é requintado com materiais nobres de revestimento de painel central, forros de porta e couro nos bancos. O couro não permite transpiração e torna compulsório o uso do ar-condicionado digital de duas zonas.
Os bancos dianteiros têm regulagens elétricas, incluindo a importante para lombar que mantém a pelve em posição correta e evita cansaço em percurso longo. Banco do passageiro com regulagens elétricas é opcional juntamente com o sistema de som sofisticado e luz ambiente em LED. Custa R$ 6 mil.
Os bancos dianteiros estão no limite do apoio correto às pernas. O espaço para pernas no banco traseiro é justo e os dianteiros totalmente recuados inviabilizam ocupantes de estatura elevada. Há saída de ar para a turma de trás. É preciso abaixar para acessar o banco traseiro.
São muitos comandos físicos no console central ao lado do seletor giratório de marchas. Isso evita acionar os comandos da tela tátil de 12,3 polegadas do sistema multimídia, o que obriga o motorista a tirar os olhos da via. Trocas manuais são por meio de aletas no volante.
O quadro de instrumentos da Ram Rampage Laramie 2.0 turbodiesel configurável tem 10,3 polegadas e visualização imediata. Os comandos de som na parte posterior do volante também contribuem para manter os olhos na via. O de volume é físico.
Há muito porta-objeto na cabine e são seis portas USB, sendo três do tipo C. Os faróis com luzes de LED iluminam bem nos fachos baixo e alto. Há regulagem elétrica de altura de facho, importante em veículo de carga. Limpadores e lavadores de para-brisa são eficientes.
O rodar quase o mesmo de automóvel se deve também à suspensão traseira multilink e à calibragem do sistema. Os pneus são de asfalto. Somente a versão Rebel tem pneus de uso misto. A rolagem da carroceria é aceitável pela grande altura do solo.
Transpõe com facilidade obstáculos em caminhos ruins e há controle de descida íngreme e reduzida. Ambos acionados por comandos no console central. Trilha não é recomendável para evitar torção no monobloco.
A tração no eixo traseiro da Ram Rampage Laramie 2.0 turbodiesel é acionada automaticamente sempre que o sistema detectar necessidade. Funciona somente na dianteira em condições normais. Freios a disco ventilados nos dois eixos são eficientes e param com segurança quase duas toneladas de peso.
Há muitos itens de conforto e conveniência como partida sem chave, sensores de chuva e crepuscular, câmera de ré, partida remota, retrovisor interno eletrocrômico, externos com rebatimento elétrico, assistente de partida em subida, freio de estacionamento eletrônico, entre outros.
A Ram Rampage Laramie 2.0 turbodiesel está equipada com sete airbags, incluindo de joelho para o motorista, frenagem automática de emergência com detector de pedestre e ciclistas, alerta de saída de faixa com interferência no volante, detecção de tráfego traseiro cruzado, e monitoramento de ponto cego nos retrovisores.
Há também controle de diminuição de rolagem de carroceria, farol alto automático, controle automático de velocidade com parada e partida, partida sem chave assim como travamento e destravamento de portas. A carroceria é composta em 86% por materiais de alta resistência.
A caçamba está revestida com polipropileno e tem abertura elétrica, mas a capota para proteger a carga é vendida como acessório. A de lona custa R$ 1.966,43; a rígida manual, R$ 9.984,83 e a rígida elétrica, R$ 12.195,83. O protetor de cabine também é acessório.
O preço sugerido da Ram Rampage Laramie turbodiesel é de R$ 262.990. A pintura metálica custa R$ 2mil e o único opcional, R$ 6 mil, totalizando R$ 270.990. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.
Ficha técnica Ram Rampage Laramie 2.0 turbodiesel
Motor
De quatro cilindros linha, transversal, turbodiesel, 16 válvulas, gasolina, 1.956 cm³ de cilindrada, 170 cv de potência máxima a 3.750 rpm e torque máximo de 38,8 kgfm a 1.750 rpm
Transmissão
Tração 4×4 sob demanda e reduzida, câmbio automático de nove marchas
Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,9 metros
Freios
Discos ventilados na dianteira e na traseira
Suspensão
Dianteira, McPherson, barra estabilizadora; traseira, multilink, barra estabilizadora; altura do solo, não divulgada; vão livre entre-eixos, 26,4 centímetros
Rodas/pneus
8×18”de liga leve/235/60R18
Peso
1.942 kg
Carga útil (passageiros + bagagem)
1.015 kg
Dimensões (metro)
Comprimento, 5,028; largura, 1,886; altura, 1,780; distância entre-eixos, 2,994
Caçamba
Volume, 980 litros; comprimento, 1,055 metro; altura, 59,5 centímetros; largura máxima, 1,385 m; largura entre os vãos de roda, 1,055 m
Capacidades
Ângulo de ataque/saída/rampa, 25,7/27,5/23,9 graus; tanque, 60 litros
Desempenho
Velocidade máxima, 186 km/h; aceleração até 100 km/h, 10,9 segundos
Consumo (km/l)
Urbano, 9,9; estrada, 12,4