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Lançamentos: SUVs que virão em 2023

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Utilitários esportivos vão puxar uma sequência frenética de estreias no próximo ano

Por Fernando Miragaya

O mundo e o Brasil respiram SUV. Nas pranchetas de qualquer montadora, pode ter certeza que tem um SUV nos planos. E em qualquer planejamento de troca de carro, pode ter certeza também que tem um utilitário esportivo nos desejos da família ou do motorista. Por isso, 2023 será repleto de lançamentos de SUVs.

Quando a gente diz repleto, é repleto mesmo. Crossovers, utilitários esportivos, jipões, híbridos e variantes elétricas de todos os tamanhos, diferentes segmentos, para qualquer tipo de bolso e garagem. Serão 12 meses de SUVs para ninguém reclamar – ou inventar uma desculpa para comprar um sedã.

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Confira os lançamentos de SUVs em 2023, marca por marca – os modelos estão em ordem alfabética por montadora.

Caoa Chery

Omoda 5

Depois de renovar boa parte de seu portfólio de utilitários esportivos, o novo SUV de nome esquisito está entre os lançamentos previstos pela marca para 2023. Com porte médio-compacto, o modelo ficará posicionado entre o Tiggo 5x Pro e o Tiggo 7 Pro para brigar com versões básicas de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

Para tal, o conjunto deve ser o mesmo híbrido-leve do Tiggo 5x. Um pequeno motor elétrico de 48V faz as vezes de gerador para dar uma força ao propulsor flex aspirado 1.5, de 160/157 cv e  25,5 kgfm de torque. O câmbio é o conhecido automático CVT com nove marchas virtuais.

Chevrolet 

Bolt EUV 

A variante crossover do elétrico Bolt está entre os lançamentos de SUVs para 2023. Isso com atraso, devido principalmente aos problemas com as baterias fornecidas pela LG – o carro era para ter chegado esse ano. De qualquer forma, virá no ano que vem com o mesmo motor do irmão.

Ou seja, o SUV zero combustão será importado com o motor de 200 cv e 36,7 kgfm. A autonomia, contudo, é um pouco menor: 380 km, contra 400 km do hatch, segundo a montadora. O preço ficará acima dos R$ 330 mil atuais do Bolt vendido no Brasil.

Equinox EV

O SUV médio é outro modelo que está na agenda de lançamentos de 2023 para reforçar a estratégia de eletrificação da GM no Brasil. Recentemente apresentado nos Estados Unidos, o modelo tem versões com tração dianteira, 213 cv e 33,5 kgfm, e tração integral, com 294 cv e 47,8 kgfm.

Testes feitos pela montadora apontam autonomia de até 500 km. Entre os equipamentos, destaque para a central multimídia com tela gigante de 17” e o sistema Super Cruise, com itens de auxílio à condução. No Brasil, o Equinox elétrico ficará abaixo do Bolt EUV e chegará no fim do ano.

Tracker RS

A nova configuração “esportivada” do crossover compacto deve ser lançado entre abril e junho de 2023, e vai receber trato parecido com os do Onix RS e Cruze RS. Para-choques e rodas diamantadas exclusivos, acabamento escurecido nas colunas e na cabine, além de capas dos retrovisores em preto brilhante.

Na motorização, o Tracker RS virá com o conjunto mais potente da linha: motor 1.2 turbo três-cilindros de 133/132 cv aliado ao câmbio automático de seis marchas.

Citroën

C3 Aircross

Conhecido como Projeto CC24, o SUV de sete lugares derivado do novo C3 estreia em meados de 2023 – e a gente já flagrou o modelo em testes aqui no Autos Segredos. Produzido em Porto Real (RJ), terá entre-eixos e balanço traseiro maiores que os do irmão (para comportar os bancos extras), mas compartilhará com o hatch capô, grade, faróis e portas dianteiras.

Nos motores, o único elo em comum será o conjunto 1.6 16V aspirado de origem PSA Peugeot Citroën de 120/113 cv em conjunto com a caixa automática de seis marchas – uma versão manual é aguardada para brigar diretamente com a Chevrolet Spin. As versões mais caras vão receber o 1.0 Turbo do Fiat Pulse, com 130/125 cv e transmissão CVT com simulação de sete marchas.

Fiat 

Fastback Abarth

Depois da forte investida em SUVs nos últimos dois anos, a Fiat agora vai trabalhar no que dá mais lucro. A fabricante italiana prepara o segundo produto com o selo de sua divisão esportiva, o Fastback. O crossover-cupê até tem como topo de linha uma versão de nome quilométrico, mas ali só a roupa é da marca do escorpião.

No caso, o Fastback vai receber aquele preparo na alma, além do design, tal qual o recém-apresentado Pulse Abarth. Motor 1.3 turbo de 185/180 e câmbio com nova calibragem, suspensão rebaixada em 1 cm com acerto mais firme, remapeamento da central eletrônica, freios dimensionados, assim como ajustes de pedais e direção.

Ford 

Equator Sport

A Ford tentará mais sorte no mercado de SUVs médios com o Equator Sport. Espécie de sucessor do Territory – que vendeu pedrinha no Brasil desde o lançamento, em 2021 -, o novo utilitário esportivo tem basicamente o mesmo porte, mas desenho bem melhor resolvido e alinhado aos projetos globais da marca. O modelo já está em testes no Brasil.

O Equator será importado da China com motor 1.5 turbo de 170 cv e 26,5 kgfm. O câmbio é o automatizado de dupla embreagem.

Everest

Utilitário esportivo raiz, derivado de picape, o Everest terá a produção na Argentina iniciada em 2023 e tem chances de entrar em pré-venda no Brasil nos últimos meses do novo ano. Derivado da futura terceira geração da Ranger, o SUV é feito sobre longarinas, terá tração 4×4 e opção de sete lugares para brigar com Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Pajero Sport e Toyota SW4. O SUV com produção argentina foi antecipado pelo Autos Segredos em fevereiro de 2020.

No Mercosul, o Everest deve seguir as opções de motorização turbodiesel da próxima Ranger: 2.2 de quatro cilindros ou 3.0 V6, sempre com o câmbio automático de 10 marchas. 

Mustang Mach-E

O elétrico com nome de muscle car e porte de SUV finalmente teve o lançamento reconfirmado pela Ford. O Mach-E virá para o Brasil em sua versão topo de linha GT, a mais nervosa, com motor de 487 cv e 83 kgfm, tração integral, autonomia de cerca de 500 km e 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.

Great Wall

Haval H6

O SUV médio híbrido plug-in já foi apresentado em forma de protótipo e tem lançamento oficial previsto para entre janeiro e fevereiro de 2023. O modelo chama a atenção pelos números. A potência combinada do motor 1.5 turbo e dos dois motores elétricos chega a 393 cv e a autonomia em modo EV é prometida para até 170 km.

Segundo a Great Wall, as baterias de 34 kWh podem ter até 80% da capacidade obtida em 31 minutos em aparelhos rápidos Em carregadores residenciais do tipo Wallbox, são 5h para completar as peças. A montadora chinesa ainda não revelou preços, mas estima-se que o H6 ficará na casa dos R$ 260 mil.

Tank 300

A linha de jipões da Great Wall deve começar os trabalhos aqui em 2023 com o lançamento do Tank 300. Com porte de SUV médio (do tamanho de um Chevrolet Equinox, mais ou menos), o fora de estrada usa motor 2.0 turbo a gasolina de 227 cv na China, mas para cá virá em versão híbrida com auxílio de três motores elétricos, tração 4×4 e câmbio automático de oito marchas.

Honda

CR-V

O crossover médio da marca japonesa volta ao mercado brasileiro no novo ano que bate à porta, em motorização híbrida. O sistema e:HEV é o mesmo que será usado no Civic de 11a geração que virá importado, e no Accord Hybrid, que durou menos de um ano por aqui… Assim, o motor 2.0 de ciclo Atkinson a gasolina trabalha com outro elétrico e câmbio CVT

São três modos de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (com o motor a combustão como um gerador para recarregar as baterias para que a unidade elétrica mova as rodas) e Engine Drive, totalmente a combustão. No CR-V, a potência combinada é de 207 cv e o torque, de 34,1 kgfm.

ZR-V

A Honda aposta no HR-V vendido nos Estados Unidos (diferente e um pouco maior que o nosso) para chegar para valer na categoria de utilitários esportivos médios, onde figuram o Jeep Compass e seu arquirrival Toyota, com o Corolla Cross.

Com 4,56 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, o ZR-V promete ser importado do México mais equipado. O motor é o 1.5 turbo a gasolina de 182 cv combinado ao câmbio CVT com sete marchas simuladas.

Hyundai

Tucson

Apesar de a quarta geração do Tucson rodar em testes por aqui, o futuro do SUV médio no Brasil ainda é cercado de indefinições. Fato é que o modelo está na agenda de lançamentos do Grupo Caoa, representante oficial da marca sul-coreana no país, mas as dúvidas estão sobre qual Tucson será lançado primeiro.

Isso porque o chamado New Tucson (de terceira geração) deixou de ser feito em Anápolis (GO) este ano, juntamente com o ix35 (a segunda geração do SUV). Fontes ligadas à marca dizem que a empresa vai montar esse Tucson 3 com a reestilização de meia-vida – que acabou não sendo implementada aqui – e com o motor 1.6 turbo adequado ao Proconve L7.

Ao mesmo tempo, a Caoa estuda importar o Tucson atual de quarta geração apenas em variante híbrida plug-in. No caso, o mesmo motor 1.6 turbinado trabalha com outro elétrico, com câmbio automático de seis marchas, tração nas quatro rodas, potência e torque combinados de 265 cv e 35,7 kgfm e autonomia de 62 km em modo EV. 

Kona

A ofensiva elétrica da Hyundai Caoa vai começar pelo Kona em 2023. O crossover, que tem porte de VW T-Cross, virá importado em sua versão com baterias mais potentes, de 64 kWh. Desta forma, o SUV zero combustão da marca sul-coreana promete autonomia de 484 km, de acordo com o ciclo europeu WLTP.

O motor elétrico do Kona gera potência de 204 cv e torque de 40,2 kgfm. Segundo dados da Hyundai, o 0 a 100 km/h é feito em 7,6 segundos. O SUV será vendido aqui com pacote semi-autônomo, que inclui piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de faixa, entre outros.

Jeep 

Grand Cherokee 4xe

Depois do Compass, o Grand Cherokee fará as honras de ter uma opção híbrida plug-in no portfólio da Jeep. A configuração 4xe do SUV grande será importada dos Estados Unidos  com motor turbo 2.0 de quatro cilindros, combinado a duas unidades elétricas, caixa automática de oito marchas e tração integral. São 375 cv e 64,9 kgfm, combinados.

Kia

Sorento

A quarta geração do Sorento será vendida no Brasil em 2023 apenas em versão híbrida. O SUV médio-grande será importado da Coreia do Sul com o 1.6 turbo a gasolina, da nova família de motores Smartstream, aliado a um propulsor elétrico. A potência combinada fica em 230 cv, enquanto o torque chega a 35,7 kgfm.

Nissan 

Novo SUV entre os lançamentos de 2023

Ainda sem nome definido, o novo produto da Nissan feito no Brasil será um utilitário esportivo pouco maior que o Kicks. Ele será posicionado acima do modelo atual, para brigar naquela meiuca entre os compactos topos de linha e médios de entrada, ou seja, desde VW T-Cross e Honda HR-V até Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

Porém, o grande diferencial do novo SUV compacto da Nissan será sua motorização, já que o modelo vai estrear a tecnologia “híbrida” E-Power da marca japonesa por aqui. Produzido sobre a arquitetura CMF-B HS, o crossover será dotado de motor elétrico, que traciona as rodas, mas cujas baterias são alimentadas por um motor a combustão – no caso, deverá ser o 1.0 SCe flex da Renault.

Isso nas versões mais caras. Só que as de entrada do novo SUV da Nissan também vão recorrer a um conjunto Renault, puramente a combustão e “inédito”. Trata-se de uma variante 1.0 turbo da linha TCe – o 1.3 da família já equipa Duster, Oroch e Captur -, com potência na casa dos 130 cv em conjunto sempre com câmbio CVT.

Renault

Mégane E-Tech

O Mégane vai voltar ao Brasil, só que bem mudado. Será lançado aqui no segundo trimestre de 2023 em forma de crossover elétrico. O SUV médio reúne motor com 220 cv de potência e torque de 30,6 kgfm, alimentado por baterias de 60 kWh. Desta forma, o modelo tem alcance de até 450 km.

Volkswagen

Nivus 2024

No apagar das luzes de 2023 o Nivus passará por sua primeira atualização. Na frente, o crossover acupezado receberá novos para-choques, grade e faróis, que ganharão a tecnologia full-LED já alardeada no renovado Polo. Na traseira, mudam para-choques e seções das lanternas.

A promessa é de um banho de loja no sempre criticado acabamento interno. O Nivus 2024 vai receber novos materiais nos painéis frontais e das portas, além de forração diferente do teto e dos bancos. A linha continuará pragmática, com apenas duas versões sempre com motor 1.0 TSI de 128/116 cv e câmbio AT de seis marchas, mas há expectativa de uma série limitada para embalar o face-lift.

T-Cross 2024

Outro que promete uma remodelação profunda na cabine é o T-Cross. A linha 2024 do SUV compacto também será reestilizada, com promessa de acabamento interno mais requintado que o atual – bastante criticado. 

Mas o T-Cross também sofrerá uma maquiagem por fora. A grade dianteira terá novo desenho, assim como o para-choque. Na traseira, apenas as lentes das lanternas serão modificadas. Há expectativa de a versão de entrada Sense receber a calibragem de motor  170 TSI (116/109 cv), que foi aplicada no Polo. As versões 200 TSI e 250 TSI permanecem.

Tiguan

Com um belo atraso, o reestilizado Tiguan está entre os lançamentos de SUVs da VW para 2023. O utilitário mudou em 2021 na Europa, quando recebeu mudanças pontuais na carroceria (grade, para-choques e faróis) e no habitáculo (novos revestimentos). 

Para cá, será importado apenas na versão R-Line, com motor 2.0 TSI turbo a gasolina de 220 cv e 35,7 kgfm. O conjunto mecânico trabalhará com a tração integral 4Motion e a transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas DSG.

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Flagramos a picape Ram 1200 que será produzida no Brasil em 2023:

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