Matérias especiais
| em 3 anos ago

SUVs que serão lançados no Brasil em 2021

Compartilhar

Confira os SUVs que chegarão ao mercado em 2021. Há novidades das principais marcas que atuam no mercado brasileiro

Em caminho sem volta, o próximo ano será continuidade da onda de SUVs no mercado brasileiro. CAOA Chery, Chevrolet, Exeed, Fiat, Ford, Hyundai, Jeep, Mercedes-Benz, Nissan, Renault, Toyota e Volkswagen são as marcas que apresentarão novidades no cobiçado segmento. Confira os que serão lançados em 2021:

CAOA Chery

Dando continuidade ao seu plano de expansão, a CAOA Chery apresentará o Tiggo 2 reestilizado e também o Tiggo 7 em nova geração. A marca também deverá apresentar o Tiggo 8 com motorização flex.

Tiggo 2

Reestilizado, o CAOA Chery Tiggo 2 2022 terá novo conjunto mecânico. O motor 1.5 e o câmbio de automático de quatro marchas será trocado por um propulsor 1.0 de três cilindros Turbo com potência estimada de 120 cv e 17 kgfm de torque. O motor será ligado ao câmbio CVT com simulação de nove marchas.

No visual externo, o SUV compacto ganhará dianteira renovada com novos capô, faróis e grade em formato bem maior que a atual se destaca e abriga a logomarca da Chery no centro. Na traseira, somente o para-choque será trocado.

No interior, o SUV compacto recebeu novas saídas de ar, console central e novas texturas no acabamento do painel. A novidade em tecnologia fica por conta da nova central multimídia de nove polegadas.

Tiggo 7

A nova geração do Tiggo 7 estreia a nova identidade visual da marca chinesa batizada de Motion 3.0.

Na dianteira, o capô está mais paralelo ao chão e os faróis estão mais estreitos e posicionados junto a tampa do motor.

A grade enorme se destaca e abriga a logomarca da Chery no centro. A entrada de ar na parte inferior têm elementos horizontais. Já na extremidades do para-choque que é bem vincando ficam as luzes de condução diurna em LED.

Na traseira, as lanternas são estreitas e são unidas por uma faixa de plástico que se estendem pela tampa. A peça acompanha os vincos das laterais. Já placa de identificação fica no para-choque.

O conjunto 1.5 Turbo Flex e a transmissão automatizada de dupla embreagem será mantido.

Chevrolet

A Chevrolet passará 2021 sem lançamentos inéditos no segmento de SUVs. Confirmado para o próximo ano, o Equinox passará por sua primeira reestilização.

LEIA TAMBÉM: HATCHES E SEDÃS QUE SERÃO LANÇADOS EM 2021

Na mudança visual de meio ciclo de vida, o novo Equinox ganhou novos para-choque, grade e faróis na porção dianteira. O para-choque recebeu novos abrigos das luzes de neblina. Já a grade continua dividida em duas partes, mas com novo desenho em quatro barras horizontais, sendo a primeira mais grossa que abriga a logo da marca e que ainda passa por cima dos faróis dividindo-os em duas peças.

O Equinox reestilizado continuará a ser vendido nas versões LT, Midnigth e Premier com motores turbos 1.5 ou 2.0.

Para manter o Tracker em evidência, o SUV deverá contar novas versões em 2021. Midnigth será uma delas.

Exeed

Entre os SUVs que serão lançados em 2021 está a estreia da Exeed, divisão de luxo da Chery. Com produção local, a aposta recai sobre o LX cujas patentes foram registradas semanas atrás no INPI. A produção local começará em 2021. A fábrica não foi confirmada, mas levando-se em conta que a produção de SUVs é concentrada em Anápolis (GO) e que o Exeed LX é construído a partir da mesma plataforma T1X dos irmãos 5X, 7 e o do Tiggo 8.

Aliás, do Tiggo 8, o Exeed LX herdará o motor 1.6 TGDI movido somente a gasolina, a potência de 187 cv a 5.500 rpm e torque de 28 kgfm entre 2000 a 4000 rpm. O câmbio é um automatizado de dupla embreagem de sete velocidades.

Fiat

2021 marcará a estreia da Fiat no segmento de SUVs compactos com a chegada do inédito modelo derivado do Argo. Construído a partir da mesma plataforma do hatch, o SUV Fiat seguirá os passos do VW Nivus, assim ele manterá o mesmo “miolo” do Argo, com portas idênticas e mesmo interior.

A diferença em relação ao hatch será altura mais elevada em relação ao solo e também por conta das novas dianteira e traseira.

No quesito motorização, o SUV do Argo terá os motores 1.3 Firefly e 1.0 Turbo Firefly.

Ford

Em sua virada no mercado brasileiro, a Ford seguirá apostando em SUVs em 2021. A bola da vez é o Bronco Sport que chegará via produção mexicana. O SUV que será mais um a tentar encarar o Compass no próximo ano chegará em três versões Wildtrak, Black Diamond e Big Bend.

As versões do Ford Bronco Sport que serão vendidas no Brasil serão equipadas com o motor 2.0 EcoBoost. O propulsor rende potência de 245 cv a 5.500 rpm e torque de 38 kgfm a 3.000 rpm. O motor será ligado ao câmbio automático de oito marcas com opção de trocas manuais por Paddle Shifters. O sistema de tração 4×4 com diferencial Dana 44 distribui o torque sob demanda para as rodas com bloqueio eletrônico.

Hyundai

A Hyundai apresentará em 2021 o Creta com o controverso visual. Mantendo as mesmas linhas de carroceria da geração atual, todas as estampagens da carroceria são novas. De lado, os vinco estão mais destacados, o superior se estendem pelos para-lamas dianteiro e traseiro.

Na dianteira, os para-lamas ganharam formas mais arredondas, assim com o capô. O para-choque abriga a enorme grade e na parte inferior um aplique prateado completa o visual. Na frente, o SUV recebeu conjunto de faróis duplos. A primeira peça é um filete fino que junto ao capô, a segunda metade fica alojada no para-choque em formas nada agradáveis aos olhos.

A traseira não é menos controversa que a dianteira e suas linhas são difíceis de se acostumar. As lanternas repetem o formato do farol principal dianteiro e ganhou uma aplique aos estilo tunning na cor da carroceria.

O Creta 2022 terá o mesmo motor 1.0 TGDi Flex com 120 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 17,5 kgfm a 1.500 rpm não importado se está abastecido com etanol ou gasolina. O motor deverá ser ligado somente ao câmbio automático de seis velocidades.

VEJA TAMBÉM: SAIBA COMO FAZER O MOTOR DURAR MAIS

Além do m 1.0 Turbo, o SUV continuará a ser equipado com o motor 1.6 de 130 cv ligado oaos câmbios manual ou automático de seis velocidades. As versões topo de linha manterão 2.0 rende 166 cv e é ligado somente ao câmbio automático de seis velocidades. 

Jeep

O próximo ano será agitado para Jeep, a marca da FCA terá modelo inédito, reestilização e novos motores.

Compass

As novidades começarão entre e abril e maio com o novo Compass 2022 que terá visual levemente retocado e interior completamente renovado. Na dianteira, a grade sete fendas manteve praticamente o mesmo formato atual. Já os faróis estão mais estreitos e são “invadidos” pelo para-choque na parte que se encontra a grade principal.

Os faróis auxiliares também mudaram de formato, assim com o entrada de ar inferior que terá tamanho bem maior que a atual.

Na porção traseira, o SUV médio de maior sucesso do mercado terá apenas novos desenhos internos das lanternas traseiras que manterão o mesmo formato.

No interior, o SUV terá novo painel com central multimídia flutuante. O quadro de instrumentos é a único detalhe que não mudou e manteve a tela de TFT de 7” no centro sendo ladeada com pelos mostradores analógicos. De resto tudo é novo, o painel é flutuante e a cobertura é com material emborrachado e em suas extremidades contarão com duas saídas de ar.

No Brasil, o Jeep Compass 2022 abandonará o motor 2.0 TigerShark Flex e a transmissão automático de seis velocidades. No lugar entrará o motor 1.3 Firefly Turbo com potência estimada de 180 cv e torque por volta dos 29 kgfm. O motor será ligado a transmissão automática CVT fornecida pela Aisin.

Já o motor 2.0 Turbo diesel também será recalibrado para render mais potência e toque, mas continuará ligado ao câmbio ZF de nove velocidades e com tração 4×4.

Além do visual renovado e novo motor. O Compass ganhará uma versão com tecnologia híbrida que chegará importada da Europa.

O Compass híbrido terá motor 1.3 Turbo Firefly movido a gasolina. O propulsor a combustão é responsável por impulsionar as rodas dianteiras. Já o elétrico fornece força para as rodas traseiras, o sistema de tração elétrica 4WD recebeu o nome de 4xe. A bateria do motor elétrico é carregada pelo sistema Plug In.

Renegade

O Jeep Renegade manterá o visual da reestilização de 2018, mas ganhará o motor 1.3 Turbo Firefly. O Jeep Renegade com motor 1.3 Firefly Turbo será ofertado praticamente nas mesmas versões atuais. O SUV compacto será comercializado nas opções Sport, Longitude, Limited e na Night Eagle que voltará a ser versão, depois de um tempo sendo vendida como pacote de acabamento.

Já o motor 1.8 E.torQ ligado ao câmbio automático de seis velocidades será vendido em versão única, nossa aposta é que ele será mantido na atual opção de entrada Standard.

AVALIAÇÃO: JEEP RENEGADE MOAB

O motor 2.0 Turbo diesel continuará a ser ofertado Moab, Longitude, Trailhawk e também em futura versão Limited.

Assim com o Compass, o Renegade também terá versão híbrida importada. O conjunto é o mesmo do Compass Hybrid com motor 1.3 Firefly e motor elétrico. Assim com o Compass Hrybrid, o Renegade terá sistema de tração 4WD.

Jeep de sete lugares

O modelo inédito da Jeep será o terceiro produto fabricado em Pernambuco. Derivado do Compass, o Jeep de sete lugares terá nome próprio e identidade dianteira e traseira exclusiva.

O inédito Jeep de sete lugares é diretamente derivado do Compass. Até a coluna “B” tudo será igual ao irmão. Da porta traseira para trás que são observadas as mudanças como a própria porta que está maior para facilitar o acesso aos dois bancos extras.

O entre-eixos também ficou ligeiramente maior. A porção traseira também têm suas diferenças em relação ao Compass, a coluna “C” está mais larga e tampa do porta-malas está bem verticalizada para abrir o espaço para o conjunto de bancos. Aliás não se deve esperar um espaço para os passageiros do “fundão muito diferente do que já é oferecido pelo Volkswagen Tiguan AllSpace.

Assim como os irmãos Renegade e Compass e a prima Toro, o projeto do Jeep de 7 lugares será construído a partir da plataforma Small Wide 4×4. Por conta do maior tamanho, a marca trabalha em reforços na plataforma. Aliás, a plataforma continuará rendendo frutos no Brasil e a nova geração do Jeep Renegade prevista para 2022 será construído a partir da arquitetura.

O novo Jeep para sete ocupantes deverá contar somente com motor 2.0 Turbo diesel que terá potência e torque revistos. Ele continuará ligado ao câmbio automático de nove velocidades e manterá a tração 4×4.

O SUV também poderá ser equipado com o motor 1.3 Firefly Turbo e câmbio CVT.

Kia

Nos últimos anos a Kia tem prometido entrar no segmento de SUVs compactos. Para 2021, a promessa é da possível estreia do Kia Niro Híbrido, quem anunciou foi José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.

O Kia Niro Híbrido conta com 4,37 metros e 2,70 m de entre-eixos.

O Niro Híbrido usa sistema plug-in que permite carregamento por tomada. O SUV tem motor 1.6 aspirado que trabalha em conjunto com um elétricos. A potência combinada é de 141 cv e torque de 26,9 kgfm. A marca coreana diz que a autonomia no modo elétrico é de 58 km.

Mercedes-Benz

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

Uma das novidades do Mercedes-Benz será a nova geração do GLA. O modelo roda em testes desde de janeiro deste ano e sua estreia será no primeiro semestre de 2021. Com o fechamento da fábrica de Itirapina (SP), o novo GLA chegará ao país importado.

A nova geração do Mercedes-Benz GLA cresceu em quase todas as dimensões com exceção do comprimento que ficou 1,4 centímetro mais curto.  Agora, o SUV mede 4,41 metros de comprimento, 1,61 m de altura, 2,73 m de entre-eixos e 1,83 m de largura. O porta-malas também cresceu e agora passa a ter capacidade para 435 litros de bagagem.

Na versão 200 o SUV é equipado com o motor 1.3 16V Turbo de quatro cilindros em linha. Movido a gasolina, o propulsor rende potência de 163 cv de potência máxima a 5.500 rpm e torque máximo de 16,3 kgfm de 1.620 a 4.000 rpm. Já o câmbio é um automatizado de dupla embreagem de sete marchas.

Além do 1.3, o novo Mercedes-Benz GLA conta com o motor 2.0 Turbo de 224 cv e torque de 35,7 kgfm na opção 250.

Nissan

O Nissan Kicks passará pelo bisturi no próximo ano e deverá fazer sua estreia já em fevereiro. Na frente, o Nissan Kicks 2022 reestilizado recebeu novo para-choque que manteve a grade em “V”, mas em tamanho bem maior. Os faróis são mais estreitos e ganharam iluminação de Full LED, mas o protótipo mostra que nem todas as versões terão as luzes em LED do modelo tailandês. Já os faróis auxiliares ficam bem mais destacados nas extremidades do para-choque.

Já na traseira, as lanternas mantiveram o mesmo formato e receberam apenas novas lentes. A mudança mais significativa é o novo para-choque.

No interior, o Kicks 2022 reestilizado terá novos revestimentos do bancos e central multimídia renovada. Aliás, o sistema será o mesmo do Versa 2021. A central tem display touch screen colorido de 7″, Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth, compatível com aplicativo Nissan Smart Phone.

Na motorização, o Kicks manterá o motor 1.6 aspirado ligado aos câmbios manual e automático do tipo CVT. O motor híbrido E-Power fará sua estreia no fim de 2021 conforme apurações do Autos Segredos.

Peugeot

Tentando aumentar sua participação no mercado que cai ano a ano, a Peugeot apresentará em 2021, o 3008 reestilizado. A mudança visual dará fôlego para modelo encarar as novidades que estrearão entre os SUVs médios em 2021.

Na dianteira, o Peugeot 3008 recebeu novos faróis que invadem a grade que ficou maior. O para-choque foi redesenhado e recebeu linhas mais agressivas, duas barras cromadas atravessam as extremidades do para-choque.

O Peugeot 3008 reestilizado manterá o motor 1.6 THP movido a gasolina e o câmbio automático de seis velocidades.

Renault

Sem novidades em relação a novos produtos, a Renault terá como principal novidade a chegada de seu novo motor 1.3 Turbo Flex que serão usados por sua dupla de SUVS em 2021. O motor fará sua estreia no Captur que terá pequeno retoque visual e interior renovado. O Duster também receberá o propulsor.

Captur

O Captur brasileiro terá o para-choque da reestilização de meio de vida da primeira geração do modelo europeu. Basicamente, a mudança visual fica restrita à porção dianteira do SUV. O Captur 1.3 Turbo terá novos faróis em Full Led, grade e para-choque redesenhados. Os faróis de neblina também serão em Led.

De lado, tudo fica como está, com exceção de rodas com novo desenho. Na traseira, o SUV terá o para-choque levemente retocado. As lanternas deverão contar com novos desenho interno.

Para dar um ar mais premium ao Renault Captur 1.3 Turbo, a Renault fará mudanças no interior do SUV, painel e forros de porta terão suas linhas atualizadas e passarão a ser revestidos com materiais sensíveis ao toque (soft touch). Novos tecidos para os bancos também farão parte das mudanças. Para completar, a central multimídia será a mesma do novo Duster 2021 que também cederá o volante redesenhado.

Duster

Completamente renovado no começo de 2020, o Duster também terá o motor 1.3 Turbo Flex ligado ao câmbio CVT que simula oito marchas. A chegada será depois do Captur como novidade da linha 2022 do SUV de entrada da marca francesa.

Toyota

Com fabricação nacional, o Toyota Corolla Cross chegará em março com duas opções de motorização. De acordo com apurações do Autos Segredos, em versão de entrada terá preço na casa dos R$ 150 mil para brigar com os SUVs médios em 2021.

O motor 2.0 16V VVT-iE é chamado de Dynamic Force Dual e rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgfm a 4.400 rpm. A transmissão é automática do tipo CVT que simula dez marchas.

Já o 1.8 16V VVT-i Híbrido tem potência combinada com os dois motores elétricos de 123 cv de potência. Já o torque não foi revelado pelo fabricante. O propulsor a gasolina rende 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque. A transmissão é CVT com engrenagens planetárias.

O inédito SUV da Toyota que será produzida em Sorocaba (SP) seguirá as mesmas versões do sedã Corolla. As versões GLi, XEi e Altis serão equipadas com o motor 2.0 Flex e a transmissão CVT Direct Shift. Já o motor 1.8 Hybrid ficará restrito a topo de linha Altis.

Volkswagen

Produzido na Argentina, o Volkswagen Taos estreará no primeiro quadrimestre de 2021. O SUV será vendido nas versões Comfortline e Highline sempre equipadas com motor 1.4 TSI e câmbio automático de seis velocidades.

O VW Taos será o quarto SUV da marca no mercado brasileiro composta por Nivus, T-Cross e Tiguan Allspace, aliás, o SUV terá posicionamento de preços entre os dois últimos.

O SUV argentino será equipado com o motor 1.4 TSI (250 TSI) com potência de 150 cv e torque de 25,5 kgfm. Ele será ligado ao câmbio automático de seis velocidades.

Construído a partir da plataforma MQB, o VW Taos tem 4,46 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,63 m de altura e 2,68 m de entre-eixos.

Entre os itens de série desde a versão de entrada estão o painel Active Info Display e infotainment VW Play. Em relação a segurança, o VW Taos 2022 terá seis airbags, freios com sistema ABS e EBD, controles de tração e estabilidade, entre outros itens.

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.