InícioMatérias especiaisConfira os SUVs que serão lançados no Brasil em 2022

Confira os SUVs que serão lançados no Brasil em 2022

- publicidade -
- publicidade -

Veja a lista de utilitários esportivos e crossovers previstos para serem lançados no Brasil no ano que vem

Por Fernando Miragaya

Se você tem a sensação de que o mercado de automóveis é só SUV, essa percepção ficará ainda mais evidente em 2022. O novo ano que já bate à porta trará uma variedade de utilitários esportivos e crossovers, que, indiscutivelmente, vão pautar os lançamentos de 2022.

E quando escrevemos “variedade”, é variedade mesmo, para todos os gostos. Separamos 13 SUVs para 2022 que vão desde modelos para brigar na base do mercado e compactos, até médios, variantes de luxo e 100% elétricos.

BYD Tan

BYD Tan é um dos SUVs prometidos para 2022
Foto | BYD/Divulgação

Em janeiro, a BYD volta a atuar oficialmente no mercado de automóveis de passeio com um SUV elétrico que quer brigar com as marcas premium. O Tan (conhecido como Tang na China, mas que se fala “Tã”) entra em pré-venda no primeiro mês de 2022 e começa a chegar às revendas da marca chinesa em março, por preço estimado na casa dos R$ 500 mil.

Por este preço, o modelo promete vir com bastante tecnologia embarcada. Além dos assistentes de auxílio ao motorista – piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, estacionamento automático, assistente ativo de faixa etc -, promete chegar com painel 100% eletrônico, bancos com ajustes elétricos e aquecimento, multimídia com tela de 15” e outros mimos.

Com porte maior que um Toyota SW4, o BYD Tan terá dois motores elétricos – um posicionado no eixo dianteiro, e outro no traseiro. A potência combinada chega a 516 cv e o torque máximo distribuído nas quatro rodas é de 67 kgfm. Segundo a marca, na Ásia faz o 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.

Caoa Chery 5x

A marca sino-brasileira promete muitas novidades para toda a sua linha de suvs Tiggo. Um dos primeiros a chegar é o reestilizado Tiggo 5x, que já teve alguns flagras publicados aqui no Autos Segredos. E como adiantamos, o SUV compacto vai continuar sua briga com VW T-cross e versões mais caras de Hyundai Creta e Jeep Renegade com um novo câmbio CVT de nome marchas virtuais – já usado nos Arrizo 5 e 6

Na carona, o modelo virá com grade redesenhada – maior, hexagonal e com nichos cromados que dão aquele efeito “tridimensional” -, além de novo para-choque. Na traseira, mudam também o para-choque, as seções da lanterna e nome da marca em vez do símbolo da Chery.

Na cabine, painel que remete ao do Tiggo 8, com central multimídia com tela destacada do tablier. O motor continua o mesmo 1.5 Turbo Flex com potência de 150/147 cv e torque máximo de 21,4 kgfm.

Caoa Chery 7 Pro

Chery Tiggo 7 PRO é mais um dos SUVs para 2022
Foto | Chery/Divulgação

Um degrau acima na linha Caoa Chery Tiggo vem o 7 Pro, que nada mais é que uma remodelação do SUV conhecemos hoje. As mudanças seguem mais ou menos a mesma receita do parente menor: a grade hexagonal fica maior, só que com nichos verticais cromados. Os faróis adotam forma de asa com um filete reto de LEDS como DRLs.

Para-choques também serão redesenhados, na frente e atrás. Na traseira, por sinal, lanternas com nova disposição das luzes e unidas por uma barra. O Tiggo 7 também vai adotar caixa CVT de nove marchas no lugar da automatizada de dupla embreagem, e mantém o motor 1.5 turbo de 150/147 cv.

Caoa Exeed LX

A divisão de luxo da Chery estreia no Brasil com esse SUV que nada mais é que um Tiggo 7 gourmet. Porém, apesar da mesma base, ostenta desenho bem mais refinado e acabamento interno mais sofisticado, com console central “flutuante”, quadro de instrumentos eletrônico integrado à central multimídia (tipo MBUX da Mercedes-Benz) e revestimento premium dos bancos e portas.

O conjunto mecânico também é diferente do SUV “original’. O Exeed LX será equipado com o motor 1.6 TGDi. A potência é estimada em 200 cv e o torque deve superar os 30 kgfm. A transmissão será automatizada de dupla embreagem e sete marchas.

Chevrolet Equinox

Chevrolet Equinox 2021
Foto | Chevrolet/Divulgação

A pandemia e os problemas com a falta de semicondutores mundo afora fizeram a GM atrasar a importação do renovado Equinox. O SUV médio terá mudanças na grade, que mantém o estilo bipartido, mas terá quatro barras horizontais internas.

O Equinox 2023 continuará à venda apenas na versão topo de linha Premier, sempre com o motor turbo 1.5 de 172 cv e torque de 28 kgfm a 1.800 rpm, tração integral e caixa automática de seis velocidades. O SUV deve ganhar novos equipamentos e central multimídia MyLink atualizada.

Citroën C5 X Hybrid

Novo C5 X
Foto | Citroën/Divulgação

O sofisticado SUV médio-grande da marca francesa estreará no Brasil em 2022 em configuração única híbrida plug-in. O crossover combina motor a combustão com um propulsor elétrico recarregável com potência combinada de 225 cv. Segundo a Citroën, é possível rodar até 50 km em modo 100% EV.

O C5x usa a mesma plataforma do Peugeot 5008. Com 4,80 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,48 m de altura e 2,78 m de entre-eixos, o modelo é equipado com head up display, central multimídia com tela de 12” e itens de condução semi autônoma.

Fiat Fastback (Projeto 376)

Um dos SUVs de 2022 bastante aguardados deverá receber o nome Fastback do carro-conceito apresentado no Salão e SP de 2018. Conhecido como Projeto 376, o crossover está em fase final de testes para chegar entre março e maio do ano que vem.

No design, o modelo de produção terá aquele caimento acentuado da terceira coluna para honrar o provável nome e se inserir entre os SUVs acupezados. O desenho frontal, por sua vez, terá elementos do Fiat Pulse.

O Fastback terá porte maior que o Pulse justamente para brigar com o T-Cross. O motor será o 1.3 turboflex da Toro e do Jeep Compass, com potência de 185/180 cv e torque de 27,5 kgfm. O modelo só será vendido com câmbio automático de seis velocidades. 

Ford Escape Hybrid

Sem produção no Brasil, a Ford trata de semear o seu portfólio de SUVs em 2022. O Escape virá para ser uma opção híbrida entre os SUVs médios. Porém deve ficar posicionado acima do Territory e preço perto de R$ 300 mil – desta forma, brigaria diretamente com o Toyota RAV4.

Conhecido como Kuga em outros mercados, o Escape usa a plataforma C2 do antigo Focus e será importado apenas na versão topo de linha Titanium. Entre os equipamentos, abertura do porta-malas por movimentação do pé, sistema de som Bang&Olufsen, head-up display, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, central Sync com tela de 12,3”, entre outros.

No conjunto mecânico, o motor a gasolina 2.5 iVCT trabalha com um propulsor elétrico que, combinados, entregam 203 cv e 21,4 kgfm de torque. O câmbio é do tipo CVT e a tração, integral.

Ford Mustang Mach-e

SUVs em 2022 Ford Mustang Mach-e
Foto | Ford/Divulgação

Não se engane pelo nome. O Mustang Mach-e é um SUV parrudo, com design meio “cupê” e 100% elétrico. O carro chegará no segundo semestre com preços na casa dos R$ 450 mil/R$ 500 mil para ser a vitrine tecnológica da marca no mercado brasileiro.

O Mach-e será negociado aqui com seu motor mais potente, de 294 cv, e tração 4×4. O recheio inclui quadro de instrumentos eletrônico, dispositivos de condução semi autônoma (ACC, frenagem automática, alerta de ponto cego e assistente ativo de faixa), conectividade com armazenamento na nuvem e central multimídia em tela vertical de 15”.

Honda HR-V

A aguardada nova geração do SUV da Honda vai ser lançada em agosto de 2022 bastante mudada em vários quesitos. Além do desenho, o HR-V vai crescer para poder brigar em igualdade de condições com Toyota Corolla Cross e Jeep Compass.

Outra novidade é a adoção do motor 1.5 aspirado no lugar do 1.8 nas versões de entrada. Trata-se do mesmo propulsor que acaba de ser lançado juntamente com os novos Honda City sedã e hatch, com injeção direta, 126 cv e 15,5 kgfm. O câmbio será sempre o CVT com sete marchas simuladas.

Já a versão topo de linha do SUV da marca japonesa manterá o 1.5 turbo que equipa hoje a configuração Touring. No entanto, o motor passará a ser flex e terá potência com etanol maior que os 173 cv atuais com gasolina. A caixa será a mesma continuamente variável do restante da linha.

Hyundai Tucson

O SUV médio foi renovado recentemente na Europa e o modelo produzido em Anápolis (GO) receberá as modificações no primeiro semestre deste ano. Além do design bastante diferentão, com a grade frontal dentada com luzes de LEDs embutidas, o modelo fabricado pelo Grupo Caoa terá mudanças no acabamento e ganhará novos equipamentos.

O motor será o mesmo 1.6 TGDI. Com turbo e injeção direta, gera 177 cv de potência e 27 kgfm de torque e trabalha com a caixa automatizada de dupla embreagem e sete marchas.

Jeep Compass Hybrid

Jeep Compass 4xe S

A variante híbrida do SUV médio mais vendido do país deve chegar até o fim do ano que vem, depois de quase dois anos de atraso – devido à pandemia e ao dólar alto. O conjunto plug-in reúne o motor 1.3 turbo de 180 cv e outro elétrico com potência combinada de 240 cv e torque é de 27,5 kgfm. O câmbio é o automático de seis marchas.

Segundo a Jeep, o Compass Hybrid faz o 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e roda até 49 km no modo puramente elétrico. Conforme o Autos Segredos adiantou, o SUV será vendido em versão única S, com faróis de LED com DRL e função smartbeam, ar automático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisor eletrocrômico e painel de instrumentos com tela de 10,25’’.

SUVs que chegam em 2022: Jeep Renegade turboflex

Um dos primeiros SUVs em 2022 a trazer novidades será o Jeep Renegade, já em janeiro. O jipinho vai receber o novo motor 1.3 turboflex que equipa o Compass e o Commander, além da Fiat Toro. A linha também só usará o câmbio automático de nove marchas, da ZF. Com isso, morrem de vez não só as versões com o 1.8 E.torQ e caixa de seis velocidades, como as 2.0 turbodiesel.

Contudo, o fabricante vai manter a opção de tração 4×4, que será destinada às versões S e Trailhawk. O 1.3 no SUV compacto deve manter a potência de 185/180 cv. No embalo, o Renegade 2023 passará por uma leve reestilização por fora e por dentro e ganhará itens de auxílio ao motorista nas configurações mais caras.

Kia Sportage

A nova geração do SUV médio da marca sul-coreana já deu as caras lá fora e deve desembarcar no Brasil até o fim de 2022. O utilitário esportivo ficou maior, mais tecnológico e com design mais geométrico.

O novo Kia Sportage mistura vincos e cortes pontuais na carroceria com linhas mais limpas e musculosas. Chama a atenção, de cara, os faróis em estilo bumerangue. Globalmente, o SUV adotou o motor 1.6 turbo a gasolina de quatro cilindros a gasolina, 180 cv e 27 kgfm de, com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.

SUVs que chegam em 2022: Volkswagen Tiguan

O reestilizado VW Tiguan já foi lançado na Europa em meados de 2021 e é outro que será um dos primeiros SUVs de 2022. A previsão é que o crossover chegue renovado no primeiro trimestre do ano que vem.

De qualquer forma, o Tiguan 2023 continuará sendo importado do México em versão única, para não canibalizar o Taos. Ou seja: será vendido na opção R-Line com sete lugares, motor 2.0 TSI turbo a gasolina de 220 cv e 35,7 kgfm, tração integral 4Motion e caixa automatizada de dupla embreagem DSG com sete marchas.

Tiguan Allspace reestilizado
Foto | Volkswagen/Divulgação

Quer ver mais sobre os SUVs que chegam em 2022? Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -