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Saiba como funciona a suspensão Multilink

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O sistema de suspensão independente Multilink confere maior conforto e estabilidade ao veículo, mas não é a solução mais barata para as montadoras

A suspensão independente do tipo Multilink é, para alguns modelos e montadoras, sinônimo de orgulho. Não atoa, o mecanismo é visto com mais frequência em segmentos de maior valor agregado, como SUVs de grande porte, sedãs de luxo e etc.

Diferentemente das suspensões de eixo rígido, as independentes têm um custo superior para desenvolvimento e aplicação em um projeto. Elas vão buscar garantir que, nos eixos em que for aplicada, a suspensão trabalhe de forma separada em cada uma das rodas que compõem aquela parte da estrutura. A suspensão Multilink, como o nome sugere, é formada por múltiplos braços independentes (4 ou 5, dependendo da aplicação) que vão atuar na manutenção de uma roda no solo quando, ocasionalmente, a outra do mesmo eixo sobrepassar por desníveis na superfície.

Desenvolvida na década de 60, a suspensão Multilink ganhou notoriedade ao ser aplicada em massa nos sedãs de luxo alemães dos anos 1980. Ela se destacou por oferecer, além da capacidade elevada em lidar com irregularidades no terreno, entregar bons níveis de isolamento acústico no funcionamento do sistema e gerar um aproveitamento eficiente de espaço na estrutura do veículo.

Os braços independentes são flexíveis e permitem que as peças móveis de todo o sistema trabalhem com maior estabilidade, mantendo cada uma das rodas ligada ao eixo atuante e garantindo que elas sigam seu trajeto em relação ao solo de maneira isolada entre si. Em outras palavras, o percurso da roda direita não irá intervir na esquerda, e vice versa.

A Multilink pode ser aplicada nos dois eixos de um veículo, apesar de ser mais utilizada na parte traseira como nos modelos Fiat Toro e Volkswagen Taos. Nos casos onde ela está presente na dianteira é adicionado o quinto braço flexível, que servirá exclusivamente para atuar na caixa de direção do automóvel. Ela ainda pode trabalhar com eixos tracionados ou não, o que se traduz em aplicações em veículos 4×4 ou de tração simples.

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Com a não interferência de um roda no funcionamento de outra, uma suspensão independente vai gerar um nível de conforto a bordo notavelmente superior nos carros que a utilize. Para João Franco, engenheiro automobilístico e membro da comissão SAE Brasil de dinâmica veicular, suspensões como a Multilink atendem demandas de mercado que foram chegando ao longo da história do automóvel, que vão entregar também maior estabilidade e performance aos carros.

Apesar de existirem aplicações específicas para diferentes suspensões, de acordo com o tipo de veículo e seu foco, a Multilink é evoluída e sofisticada a ponto de ser utilizado em diferente segmentos. Seu custo elevado para as fabricantes, que precisam investir em tecnologias e componentes para adotá-la, pode ser justificado com uma experiência de condução mais suave e agradável, com um controle mais preciso das rodas ao dirigir.

Foto principal | Toyota/Divulgação

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