InícioMatérias especiaisPneus: tudo o que você precisa saber sobre eles

Pneus: tudo o que você precisa saber sobre eles

- publicidade -
- publicidade -

Entenda como escolher os seus pneus e realizar corretamente a manutenção, a fim de garantir maior vida útil e segurança nas estradas

Manter os quatros pneus do seu veículo em dia é uma tarefa primordial para garantir não somente a sua proteção a bordo, mas também a segurança dos demais motoristas no trânsito. Mas você sabe qual modelo é o ideal para o seu tipo de uso? E no momento de realizar um reparo, sabe o que fazer? Continue conosco e entenda melhor como cuidar dos seus pneus.

Qual pneu devo utilizar?

Para começar devemos ressaltar que a escolha dos pneus que equiparão o seu carro é um passo importante que deve ser levado em conta. Dentre os tipos mais conhecidos estão os pneus AT (do inglês “Todo Terreno”) e os pneus HT (do inglês “Terreno de Rodovia”). Os AT são indicados para quem faz uso do veículo também em terrenos off-road, devido aos sulcos mais fundos que permitem uma melhor performance, com menos desgaste em pisos arenosos ou com baixo atrito. Em contrapartida os pneus HT são mais indicados para altas velocidades, pois podem entregar mais estabilidade e aderência em pisos regulares como o asfalto, além de maior conforto nessas condições. Em ambos os casos, todos os exemplares do mercado contam com indicação de carga e velocidade máxima permitidas.

As medidas de um pneu também devem ser levadas em conta e precisam estar em conformidade com as características de um veículo. Essas medidas vão indicar a largura, o perfil (altura) e o diâmetro interno. Enquanto a largura é identificada em milímetros, o perfil diz respeito à porcentagem equivalente entre a altura e a largura do pneu. O diâmetro, por sua vez, sempre será representado em polegadas.

Dessa forma podemos saber que um pneu 175/65 R14 tem 175 mm de largura, 65% de perfil e conta, ainda, com um diâmetro de 14 polegadas, que deverá seguir as rodas.

Um pneu precisa sempre respeitar os limites de diâmetro e largura determinados pelo fabricante do veículo, que são encontrados no manual do proprietário. Uma opção mais larga e maior que o ideal pode ocasionar em uma direção instável, causando a perda do controle. Isso pode acontecer devido à sobrecarga do sistema de suspensão ou até mesmo, no caso de um diâmetro incompatível, desgastes nas caixas de roda.

VEJA TAMBÉM

Como cuidar dos pneus?

Estes equipamentos, por sofrerem impactos constantemente, acabam se desgastando com o tempo, algo que pode, inclusive, afetar o funcionamento de outras peças do veículo quando não são realizadas as manutenções corretamente. A atenção ao pneu pode aumentar sua vida útil e garantir ainda maior segurança, conforto e longevidade para o seu carro.

Dentre os principais cuidados podemos citar a calibragem dos pneus e o rodízio, este último que deve ser feito a cada 5 mil quilômetros rodados (em média).

A calibragem adequada para cada carro é indicada por seu fabricante, no manual de instruções, e deve ser feita para manter a pressão ideal de ar dentro do equipamento. Este procedimento deve ser feito com periodicidade para garantir o funcionamento normal do veículo, mas caso você note que o pneu está com aspecto murcho, é necessário que seja calibrado imediatamente. Em alguns modelos existe um indicador digital que auxilia na averiguação constante da pressão. Mas lembre-se, a calibragem devem ser executada sempre com os pneus frios.

Já o rodízio é feito para evitar que um ou mais dos quatro pneus se desgaste de forma desigual no veículo. Para impedir isso, é realizada a troca de posição de cada um para que a força da tração dianteira ou traseira, por exemplo, não desgaste mais rápido a borracha por meio do maior impulso exercido pela potência do motor. Geralmente o pneu dianteiro direito é trocado pelo traseiro esquerdo, enquanto o pneu traseiro direito muda de posição com o dianteiro esquerdo, resultando em uma troca em X.

Precisou de reparo, o que posso ou não fazer?

A maioria dos automóveis vem de fábrica com um pneu reserva para casos de emergência, os famosos steps. Eles podem ter as mesmas características das rodas originais ou possuírem medidas diferentes, alguns casos chegando a ter uso temporário e limite máximo de velocidade permitido. Mas, quando não existe essa opção, muitos recorrem a métodos de reparo que dão uma sobrevida ao equipamento, como em caso de pequenos furos, que podem ser vilões e causar problemas futuros maiores.

Segundo a Bridgestone, fabricante japonesa de pneus com mais de 90 anos de indústria, dentre os tipos mais comuns de consertos é recomendável optar pelo chamado reparo combinado (Plug), que veda a perfuração interna e externamente. Ele deve ser usado em posição e tamanho adequados.

Abaixo, vamos listar alguns tipos de reparo que não são recomendados pelas fabricantes:

  • Reparo temporário (Macarrão) – Não é recomendável por ser aplicado sem a desmontagem do pneu, não permitindo avaliar a extensão da avaria e sua trajetória, além de não vedar a perfuração no interior.
  • Reparo quente – Não é recomendável, pois não veda a perfuração na rodagem, possibilitando infiltrações externas.
  • Reparo a frio – Não é recomendável, pois suas características são similares ao reparo a quente.

É importante lembrar que no caso de pneus para veículos de passeio, consertos somente são permitidos na área da banda de rodagem (parte do pneu que toca no solo) e devem ser efetuados dentro das especificações e requisitos da Norma ABNT NBR NM-225.

Quando é necessário realizar a troca?

Para além dos casos onde o reparo não é suficiente, um pneu deve ser substituído quando os seus sulcos (canais espaçados na borracha) estiverem com medida inferior a 1,6 milímetros. É possível saber quando isso acontece através do TWI, indicador de desgaste na base dos sulcos na banda de rodagem do pneu. Ele se encontra como uma marcação exatamente nesta medida citada, dentro dos sulcos do equipamento, e vai indicar o momento exato de realizar a troca ao atingir este limite.

Ao rodar em um veículo após atingir este marcador o pneu pode ser considerado careca, alcunha popularmente dada para quando não possui mais os sulcos em sua altura segura. A infração de trânsito por dirigir um carro nessas condições é considerada grave, acumula 5 pontos na CNH e tem o valor de R$195,23. Lembre-se que os cuidados com os pneus, assim como a troca quando necessária, asseguram que suas viagens e trajetos do dia-a-dia sejam feitos com maior segurança.

Foto principal | Goodyear/Divulgação

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Fomos conferir como anda o novo Renault Megane E-Tech:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -