Veja a lista com os 10 modelos sem motor a combustão que cobram menos para você não ir ao posto de combustível

Por Fernando Miragaya

O preço da gasolina tem sido motivo de angústia para muitos motoristas. Enquanto os dígitos em reais sobem bem mais vertiginosamente que a quantidade de litros na bomba, muita gente fica sonhando em como se livrar disso. E a saída mais prática, obviamente, são os carros elétricos.

Porém, esse tipo de veículo sem motor a combustão ainda é caro – especialmente para os nossos padrões. São todos importados, podem demandar adaptações na rede elétrica da residência ou condomínio, mas sem dúvida fará você economizar. E se formos analisar o preço dos carros como um todo, já não são tão fora da realidade.

Selecionamos os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil para você ponderar se vale a pena investir em um modelo EV e se livrar do frentista. Só consideramos automóveis de passeio e SUVs produzidos em série (mesmo que importados) e vendidos nas concessionárias ou nos canais digitais das montadoras. Dados de autonomia e carregamento são fornecidos pelos fabricantes e/ou estimados.

Carros elétricos baratos: JAC iEV20 – R$ 159.900

  • Potência: 68 cv
  • Torque: 21,9 kgfm
  • Autonomia: 400 km
  • Tempo de recarga: 22h (residencial 220V), 9h (wallbox) e 1h (eletroposto rápido)

O modelo é a versão elétrica do falecido JAC J2 e tem a “pompa” de ser o carro elétrico mais barato do Brasil. Mas também é o com menor espaço interno e motor mais fraco. O desempenho divulgado é de 0-50 km/h, em 4,9 segundos.

Entre os equipamentos, câmera de ré, central multimídia com tela de 7”, freios a disco nas quatro rodas, três modos de condução e iPedal, que direciona a energia das desacelerações para abastecer as baterias.

Caoa Chery Arrizo 5e – R$ 159.900

  • Potência: 122 cv
  • Torque: 28,1 kgfm
  • Autonomia: 322 km
  • Tempo de recarga: 20h (residencial 220V) e 8 h (wallbox)

O sedã compacto da marca chinesa vem segurando bem o preço para estar entre os carros elétricos mais baratos do Brasil. Tem bom espaço interno e porta-malas com 430 litros. O 0 a 50 km/h fica em 5,8 segundos.

Os equipamentos agradam. Chega da China com controles de tração e estabilidade, sete modos de recuperação de energia, assistente de partida em rampa, chave presencial, teto solar elétrico, freio de estacionamento por botão, câmera de ré, bancos com aquecimento, sensor de luminosidade e central multimídia com tela de 10”.

Carros elétricos baratos: JAC iEV40 – R$ 189.900

  • Potência: 130 cv
  • Torque: 27,5 kgfm
  • Autonomia: 300 km
  • Tempo de recarga: 22h (residencial 220V), 7h (wallbox) e 53min (eletroposto rápido)

A variante elétrica do T40 também está entre os carros elétricos mais baratos. Por menos de R$ 200 mil, oferece desempenho um pouco melhor que o iEV20, com 0 a 100 km/h em 9,8 segundos. O modelo ainda desfruta dos mesmos cinco anos de garantia como os outros veículos da marca chinesa.

Ar-condicionado automático, câmera 360 graus, bancos dianteiros com aquecimento, retrovisor eletrocrômico, controles de estabilidade e tração, piloto automático e regulagem elétrica dos faróis estão entre os itens de série.

Carros elétricos baratos: Renault Zoe – R$ 204.990

  • Potência: 135 cv
  • Torque: 25 kgfm
  • Autonomia: 385 km
  • Tempo de recarga: 8h30 (wallbox) e 1h05 (eletroposto rápido)

O hatch elétrico da marca francesa acaba de ser remodelado e lançado no Brasil. O modelo novo ganhou em autonomia (385 km contra anteriores 300 km) e potência – o hatch anterior gerava apenas 92 cv.

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Entre os equipamentos, traz assistente de frenagem de emergência e sensor de ponto cego. Também soma retrovisores rebatíveis eletricamente, ar automático, chave presencial e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. A central usa tela de 10” e os revestimentos de tecido e de plástico na cabine são provenientes de material reciclado.

JAC E-JS4- R$ 244.900

  • Potência: 150 cv
  • Torque: 34 kgfm
  • Autonomia: 380 km
  • Tempo de recarga: 22h (residencial 220V), 7h (wallbox) e 53min (eletroposto rápido)

A JAC Motors é a marca “generalista” com portfólio mais variado de veículos sem motor a combustão e não admira mais um modelo da marca chinesa figurar entre os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil – e olha que nessa lista não consideramos nem a picape nem e o caminhãozinho EVs da empresa.

Derivado do SUV T60, o iEV60 promete ir de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos com o motor mais potente da gama elétrica de passeio da JAC. São 150 cv e alcance de até 380 km.

Chevrolet Bolt EV – R$ 274.000

  • Potência: 203 cv
  • Torque: 33,7 kgfm
  • Autonomia: 416 km
  • Tempo de recarga: 40h (residencial 220V), 8h (wallbox) e 1h30 (eletroposto rápido)

Um dos primeiros veículos sem motor a combustão a ser confirmado para o Brasil, o Bolt também se destaca por estar entre os carros elétricos mais baratos disponíveis no mercado brasileiro. Além da boa autonomia, o monovolume oferece bom desempenho, com 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.

O automóvel ecologicamente correto ainda é bem recheado. São 10 airbags, central MyLink com tela de 10”, alerta de colisão frontal e detecção de pedestre com frenagem automática de emergência, assistente de farol alto, carregador de smartphone sem fio, câmera 360 graus, entre outros. Porém, o carro já mudou lá fora e ganhou uma variante SUV – os dois modelos chegarão aqui em 2022.

Nissan Leaf – R$ 274.900

  • Potência: 149 cv
  • Torque: 32,6 kgfm
  • Autonomia: 389 km
  • Tempo de recarga: 20h (residencial 220V), 8h (wallbox) e 40min (eletroposto rápido)

Um dos carros elétricos mais baratos do Brasil também é um dos mais populares em todo o mundo. E vem com um pacote bem completo de itens de auxílio ao motorista. Dentro do Nissan Intelligent Drive, é importado da Inglaterra com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção de faixa, sensor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado.

Ainda tem câmera 360 graus e o e-Pedal, operação de frenagem e aceleração com um único pedal. É um dos mais espaçosos também, com 2,70 metros de entre-eixos e capacidade do porta-malas para 430 litros.

BMW i3 – R$ 304.950

  • Potência: 170 cv
  • Torque: 26 kgfm
  • Autonomia: 335 km
  • Tempo de recarga: 20h (residencial 220V), 4h52 (wallbox) e 1h23 (eletroposto rápido)

O primeiro modelo de marca premium a se destacar entre os carros elétricos mais baratos é o compacto da marca alemã. Além de ágil, com o 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, o i3 pode ser adquirido com autonomia estendida, que aumenta o alcance do modelo para até 440 km graças a um motorzinho a combustão que apenas carrega as baterias em caso de emergência.

Além do acabamento mais premium, o modelo se destaca pelos itens de fábrica. É equipado com faróis full-LED, teto solar de cristal, câmera de ré, chave presencial e o pacote com itens semi-autônomos Driving Assistant Plus.

Volvo XC40 – R$ 389.950

  • Potência: 408 cv
  • Torque:  kgfm
  • Autonomia: 389 km
  • Tempo de recarga: 48h (residencial), 7h30 (wallbox) e 40min (eletroposto rápido)

Lançado recentemente, o XC40 Recharge Pure Electric, apesar do preço, demonstra ter um custo/benefício quando o assunto é elétrico de luxo. O SUV recebe vários itens de auxílio ao motorista, tem tração integral e é movido por dois motores elétricos, que, juntos, geram 408 cv e garantem um 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.

O modelo está em pré-venda e as entregas só começam em setembro. Porém, as reservas incluem uma promoção interessante: carregador residencial do tipo wallbox grátis e com instalação, três anos de revisões gratuitas, 36 meses de Volvo on Call (a plataforma de serviços e concierge da marca) e pacote de serviços Google.

Jaguar iPace – R$ 508.950

  • Potência: 400 cv
  • Torque: 70,4 kgfm
  • Autonomia: 439 km
  • Tempo de recarga: 48h (residencial 220V), 10h (wallbox) e 1h20 (eletroposto rápido)

O SUV elétrico da marca britânica ultrapassa a barreira dos R$ 500 mil, ok, mas fazer o quê? Ele fica entre os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil. E fecha a nossa lista com aquela dose de sofisticação e esportividade que a montadora premium permite.

Com dois motores elétricos e tração integral, o iPace sai da inércia e atinge os 100 km/h em 4,8 segundos. Tem vários recursos tecnológicos – muitos deles opcionais. Destaque para a suspensão pneumática com controles eletrônicos e o sistema Adaptive Dynamics – que adapta diversas funções de acordo com a velocidade e as condições da pista.

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