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Melhores carros elétricos até R$ 160 mil

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Dicas de modelos para quem quer fazer a transição energética na sua garagem sem gastar muito

Por Fernando Miragaya 

Muita gente ainda tem um pé atrás com veículos movidos a bateria. Autonomia e onde e como carregar ainda povoam de receios as mentes de potenciais compradores. Sem falar no preço. Mas existem carros elétricos até R$ 160 mil que estão entre as melhores opções do segmento.

Ainda mais com os recentes lançamentos de marcas chinesas, que fizeram outras fabricantes se movimentarem e fazerem promoções agressivas. Separamos os melhores carros elétricos até R$ 160 mil para você descarbonizar a sua garagem. 

*Preços apurados na segunda semana de dezembro de 2023
**Autonomias com base no padrão Inmetro/PBEV – Tabela 2023

1 – Peugeot e-2008

  • Preço: R$ 159.990
  • Potência: 136 cv
  • Torque: 26,5 kgfm 
  • Autonomia: 234 km

O SUV zero combustão da marca francesa baixa de preço sistematicamente. No primeiro semestre de 2023, teve a tabela reduzida de R$ 240 mil para R$ 210 mil. Depois, mais R$ 10 mil de desconto. Agora, a nova promoção (válida apenas em dezembro) reduziu o preço do carro elétrico em 20%, para menos de R$ 160 mil.

Importado da Europa e com desenho alinhado ao modelo de lá (a variante a combustão feita no Brasil tem estilo antigo), o e-2008 oferece itens de auxílio à condução, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente ativo de permanência em faixa, detector de fadiga, câmera 180º, reconhecimento de placas de trânsito e alerta de ponto cego.

O Peugeot e-2008 GT destaca-se pela dirigibilidade e dinâmica apurada. Além disso, tem acabamento caprichado, bom espaço interno e nível de conforto elevado no rodar. A bateria com 50 kWh de capacidade obtém 80% de capacidade em estações de recarga rápida em até 30 minutos. 

2 – BYD Dolphin

  • Preço: R$ 149.800
  • Potência: 95 cv
  • Torque: 18,3 kgfm 
  • Autonomia: 291 km

Lançado em julho, o Dolphin chacoalhou o mercado de carros elétricos pelo custo/benefício. Tem lista de equipamentos bastante completa, que inclui seis airbags, câmera 360, sistema de limpeza dos discos dos freios, ar-condicionado automático, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial e retrovisores externos com desembaçador e aquecimento.

Destaque ainda para o revestimento de couro e para a central multimídia com tela rotativa de 12”, que poucas pessoas têm maturidade para lidar – inclusive, esse que vos escreve. Recheio que faz do modelo com espaço interno de sedã médio um dos melhores carros elétricos até R$ 160 mil. 

Tanto que obrigou rivais, como os subcompactos Renault Kwid E-Tech, Caoa Chery iCar e JAC E-JS1 a baixarem os preços – e, dizem, até o posicionamento do GWM Ora 03. Perde, inclusive, em alguns equipamentos para o novo rival chinês, mas está vendendo que nem cerveja em estádio de futebol.

3 – GWM Ora 03 Skin

  • Preço: R$ 150.000
  • Potência: 171 cv 
  • Torque: 25,5 kgfm 
  • Autonomia: 232 km

Esta versão de entrada do carro elétrico da Great Wall briga diretamente com o Dolphin. Perde nos detalhes. Mais especificamente no espaço a bordo, já que o rival da BYD tem 5 cm a mais no entre-eixos e um espaço discretamente maior para joelhos, ombros e pernas dos ocupantes.

O porta-malas do Ora 03 é pouca coisa menor, mas na potência sobra: são 171 cv. Só que a maior vontade nas acelerações significa uma autonomia menor, algo ainda muito sensível no segmento de carros elétricos. O alcance do modelo da GWM fica em 232 km, bom para a cidade, mas 60 km a menos que o adversário.

A bateria de 48 kWh promete 3 horas na tomada para ser completada em um carregador AC, de 11 kW. Nos aparelhos rápidos do tipo DC, de 64 kW, são necessários cerca de 30 minutos para ir de 30% a 80% de capacidade.

O pacote de equipamentos do GWM é similar ao do seu principal concorrente. Ganha nos airbags entre os bancos dianteiros. Destaque ainda para a tela de 10,25” horizontal, que faz as vezes de quadro de instrumentos e multimídia, e para a possibilidade de combinação de cores na cabine.

4 – Renault Kwid e-Tech

  • Preço: R$ 139.990
  • Potência: 65 cv
  • Torque: 11,4 kgfm 
  • Autonomia: 185 km

Não fosse o silêncio a bordo e a estabilidade (um pouco) melhor, não dá muito para diferenciar o Kwid E-Tech importado da China do seu similar a combustão feito no Brasil. Mas nem por isso deixa de ser uma das melhores opções de carro elétrico por até R$ 160 mil. Isso porque a Renault baixou o preço após a chegada do Dolphin e do Ora 03.

A favor do Kwid zero combustão, a marca Renault, mais estabelecida no Brasil e com uma rede de distribuidores consolidada – e bem maior que a maioria dos rivais desta lista. O acabamento, contudo, é simples como na versão flex. Entre os equipamentos, seis airbags, painel de instrumentos parcialmente eletrônico, câmera de ré e central multimídia com display de 7”.

5 – Caoa Chery iCar

  • Preço: R$ 119.990
  • Potência: 61 cv 
  • Torque: 15,3 kgfm 
  • Autonomia: 197 km

O iCar é o carro elétrico mais barato do país, e pode ser considerado um dos melhores até R$ 160 mil. Até porque custa bem abaixo desse teto, R$ 120 mil, valor que foi reduzido drasticamente desde a chegada dos novos chineses da BYD e da GWM – custava por volta de R$ 150 mil.

Um dos diferenciais do subcompacto da Caoa Chery é justamente a eficiência. A autonomia pode parecer baixa, mas o peso de apenas 995 kg – pouco para um modelo elétrico – e as baterias de 30,8 kWh garantem uma média de 69,7 km/le (quilômetros por litro equivalente – se fosse comparar com um carro a combustão a gasolina, segundo o Inmetro). 

Além disso, o carro promete recarga completa em carregadores do tipo Wallbox em menos de cinco horas. Em aparelhos rápidos, 32 minutos para ir de 20% a 80% da capacidade da bateria.

Na parte de equipamentos, um custo benefício razoável. O iCar chega com ar-condicionado automático, bancos dianteiros elétricos, carregador de celular por indução, multimídia com tela de 10”, câmera e sensor de ré e teto panorâmico. Deve itens de segurança além dos obrigatórios.

6 – JAC E-JS1

  • Preço: R$ 126.990
  • Potência: 62 cv
  • Torque: 15,3 kgfm 
  • Autonomia: 161 km

O JAC fecha em último a lista dos melhores carros elétricos até R$ 160 mil por alguns fatores. Apesar de ser o segundo veículo movido a bateria mais barato do país, jogam contra o baixo alcance e uma rede de concessionárias pequena, o que preocupa quem quer se aventurar no mundo da mobilidade descarbonizada.

No desempenho, tamanho, comportamento dinâmico e acabamento, não difere muito do Kwid e do iCar. Assim como a lista de equipamentos: câmera e sensor de ré, central multimídia, chave presencial, ar-condicionado automático e bancos de couro, mas sem ousadias nos itens de segurança.

Foto principal | Montagem sobre fotos de Marlos Ney Vidal/Autos Segredos, Renault/Divulgação e JAC/Divulgação

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