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Teste: Peugeot e-2008 GT 2023 – o limite do mundo da tomada

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Nova geração do SUV compacto é vendida inicialmente com motor elétrico e indicada para uso urbano. A carroceria tem dimensões maiores e é semelhante à do 3008. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

O novo Peugeot e-2008 GT 2023 é importado somente com motorização elétrica. O modelo com motor de combustão interna deve chegar próximo ao fim do ano ou no início de 2024. A Peugeot enfatiza que o uso do SUV elétrico é urbano.

Um dos motivos é o limite de alcance da carga da bateria. Diferentemente dos modelos com motor térmico, os elétricos são apropriados ao uso urbano  por que a bateria é recarregada durante as frenagens mantendo a carga por mais tempo.

Na estrada, o consumo aumenta por que o freio é menos usado. Na cidade, pode-se optar pelo modo B, denominado de One Pedal, que freia automaticamente na desaceleração e essa energia recuperada vai para a bateria.

O dilema do carro elétrico no país é a recarga. Há poucos pontos na cidade e menos ainda na estrada. A capacidade da bateria do e-2008 é de 50 kWh (quilowatts hora), com alcance máximo de 345 quilômetros.

O tempo de recarga de 80% da bateria em uma estação de recarga de 100 kW é de 30 minutos; de 53 minutos em estação de 50 kW; de 6h02 em estação de 7,4 kW e 22 kW; na tomada doméstica de 1,8 kW o tempo é superior a um dia: 24h56.

A bateria fica sob o assoalho do carro e tem garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros, enquanto o carro tem garantia total de três anos ou 100 mil quilômetros. O carro elétrico pesa mais que um com motor térmico. A diferença fica em torno de 300 quilos. É muito.

O desenho da carroceria, que cresceu em comprimento, largura e altura, é parecido com o do 3008. O tradicional visual felino com os marcantes dentes de sabre na dianteira, grade frontal enorme e lanternas com LED como nos faróis.

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Andamos no Peugeot e-2008:

Se as linhas da carroceria agradam, o interior conquista pelo bom acabamento interno com material emborrachado no painel central e parte superior das portas dianteiras. Há aplique de carbono na parte central do painel e em parte das portas dianteiras.

Os forros das portas traseiras e parte inferior das portas traseiras são em plástico duro que aparentam qualidade. O espaço no banco traseiro é bom para pernas e confortável para dois ocupantes. O assento deveria ter mais comprimento para apoio total das pernas.

O quadro de instrumentos é do tipo 3D e configurável. O volante pequeno faz parte do tradicional i-cockpit. O quadro é visualizado acima dele.

O sistema multimídia tem tela tátil de 10 polegadas, navegação nativa, e informações sobre carga da bateria. O interior é bem iluminado, com luz ambiente em diversas cores. Porta-luvas não tem luz. Há quatro portas USB, sendo duas para o banco traseiro.

A maioria dos comandos está ao alcance e muitos deles são físicos, descomplicando a ergonomia. Comandos dos vidros recuados na porta e abaixar para entrar no banco traseiro são deslizes. Entretanto, a tampa do porta-malas, de boa capacidade, tem corretamente pega dupla para fechar.

A coluna de direção é regulável em altura e distância, facilitando encontrar a posição ideal ao volante. Os assentos dos bancos dianteiros deveriam ter maior comprimento. O encosto com abas laterais dão bom apoio.

Não há regulagem lombar no banco do motorista, que é regulável manualmente em altura, assim como as demais regulagens. Os bancos dianteiros têm aquecimento, que é útil em regiões frias.

Se o carro elétrico tem a desvantagem do abastecimento e peso, o desempenho é melhor pelo torque total na aceleração. Não há retardo comum aos motores térmicos. O motor tem 136 cv e torque instantâneo de 26,5 kgfm.

O e-2008 dispõe de três modos de dirigir: D (normal), Sport e Eco, que consome menos energia por manter o ar desligado. O sistema de transmissão tem apenas uma marcha ou um redutor de relação fixa. Para consumir menos carga da bateria, vale usar o modo B.

O desempenho é bom, mas sem empolgar. A relação peso/potência é alta: 11,98 kg/cv. A A velocidade máxima sempre é limitada nos carros elétricos para preservar a carga da bateria. Fabricante declara aceleração de 9,9 segundos até 100 km/h no modo Sport.

Os freios a disco nos dois eixos são excelentes assim como lavadores e limpadores de para- brisa e vidro traseiro. Os faróis com luz de LED iluminam bem, mas o facho baixo deveria ter alcance maior. Há auxiliares e lanterna de neblina.

As rodas enormes aro 18 com pneus de medida 215/55, com 11,8 centímetros de altura do flanco, contribuem na transferência menor das imperfeições. O rodar sobre piso irregular e ondulações não incomoda. A suspensão tem bom acerto e a carroceria se movimenta pouco.

A direção tem assistência elétrica variável e boa calibragem em baixa e em velocidade mais alta, sem ser comunicativa. O diâmetro de giro parece maior do que os 10,4 metros declarados pelo fabricante, pois é preciso manobrar mais em espaço reduzido.

O Peugeot e-2008 GT 2023 equipado com itens de direção autônoma: frenagem automática de emergência; farol alto automático; alertas de atenção, fadiga e ponto cego; alerta e correção de permanência em faixa com interferência no volante; reconhecimento de placas de trânsito e controle automático de velocidade.

Há também seis airbags, controles de tração, de estabilidade e assistente de partida em rampa, teto solar, partida sem chave, ar digital, retrovisor externo com desembaçador e interno eletrocrômico, além de muitos outros itens de conforto e conveniência presentes em carro que custa R$ 259.990.

A pintura metálica custa R$ 1.855, enquanto a com pérola chega a R$ 2.835. A cor laranja não é cobrada. A estação de recarga de 7,4 kW e 22 kW tem preço de R$ 6.849 sem a instalação. É importante ter uma em casa para rodar sem apreensão no carro elétrico.

Ficha técnica Peugeot e2008 GT

Motor
Elétrico de 136 cv (100 kw) de potências máxima e torques máximos de 26,5 kgfm

rpm

Bateria
De íon-lítio; capacidade, 50 kWh

Transmissão
Tração dianteira e redutor de uma relação fixa

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica variável; diâmetro de giro, 10,4 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira; disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, travessa deformável, barra estabilizadora; altura do solo, 17,4 centímetros

Rodas/pneus
7 x 18”de liga leve /215/55R18

Peso (kg)
1.630

Carga útil (passageiros+ bagagem) 

400 quilos

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,30; largura, 1,77; altura, 1,55; distância entre-eixos, 2,605

Capacidades (litros)
Porta-malas, 434

Desempenho
Velocidade máxima, 150 km/h; aceleração até 100 km/h, 9,9 segundos

Autonomia
345 quilômetros no ciclo WLTP

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