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Carros com controle de estabilidade até R$ 50 mil

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Item é obrigatório em projetos novos no Brasil, mas tem muita opção de usado e seminovo com o equipamento de segurança

Por Fernando Miragaya

Uma sigla pode ser a diferença entre um acidente grave e uma viagem tranquila após uma curva. O ESC (Electronic Stability Control) é um equipamento importantíssimo para a segurança veicular, mas que só passou a ser obrigatório em todos os projetos novos de automóveis no país em 2020 – e só será exigido para qualquer carro vendido aqui a partir de 2024, depois que o governo adiou o prazo para a norma.

Também conhecido popularmente como ESP (Electronic Stability Program), nome  patenteado pela Bosch, o item é capaz de reduzir acidentes fatais em até 43%, segundo estudo feito pelo IIHS, o instituto de segurança viária dos EUA. Entenda como o ESC funciona e escolha seu carro com controle de estabilidade até R$ 50 mil.

O que você vai ver nessa matéria:

  • Carros usados e seminovos com controle de estabilidade;
  • Os modelos listados têm valor de, no máximo, R$ 50 mil;
  • Veículos de diferentes carrocerias, tamanhos e anos.

10 carros com controle de estabilidade até R$ 50 mil

Hyundai i30 

Ano: 2011/12

Preços: R$ 45 mil a R$ 50 mil

Hyundai i30
Foto | Hyundai/Divulgação

O hatch médio fez um enorme sucesso quando chegou aqui no fim dos anos 2000, especialmente devido ao seu custo benefício. Esta primeira geração do i30 ainda se vale de um motor melhor, o 2.0 da linha Betta, com 145 cv e versões com câmbio automático de quatro velocidades – a geração seguinte passou a usar o 1.6 do HB20.

Só fique atento porque nem todos os i30 importados dessa época vinham com controles de estabilidade e tração. Eles eram itens de configurações chamadas pelo Grupo Caoa de “Completas”, o que incluía também airbags laterais e de cortina, assistente à partida em rampa, ar automático, bancos de couro, entre outros.

Toyota Camry

Ano: 2008/09

Preços: R$ 40 mil a R$ 48 mil

Toyota Camry
Foto | Toyota/Divulgação

Sedã médio-grande, da Toyota e ainda com controles de estabilidade e tração. O Camry do fim da década retrasada se enquadra nesses requisitos. Além do ESC e da fama de confiabilidade mecânica da marca japonesa, o carro esbanja conforto e tem ar-condicionado automático, teto-solar, bancos de couro, retrovisor eletrocrômico e sensor de ré.

O Camry ainda se destaca pelo bom desempenho do motor 3.5 V6. São 284 cv de potência e 35 kgfm de torque máximo. Com o câmbio automático de seis marchas, é o suficiente para fazer o 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos, conforme medições da época. O porta-malas ainda oferece bons 500 litros de capacidade.

Carros até R$ 50 mil com controle de estabilidade: Ford Ka

Anos: 2015/16

Preços: R$ 39 mil a R$ 44 mil

carros controle estabilidade Ka SEL
Foto | Ford/Divulgação

Um dos carros com controle de estabilidade bem abaixo dos R$ 50 mil e mais recente é o Ka. Boa opção de modelo compacto, econômico e com manutenção razoável. O hatch já dispunha do equipamento nas versões SEL em 2015/16, mesmo quando com o motor 1.0 Ti-CVT de 85/80 cv – para muitos, o melhor três canecos aspirado dos últimos tempos.

Esta configuração também saía com recheio interessante. Tem central multimídia com entrada USB, ar-condicionado, trio elétrico com comando dos vidros em todas as portas, assistente de partida em rampas, rodas de liga-leve e assistente de chamada de emergência. “Ah, mas a Ford deixou de produzir o Ka no Brasil”. O compacto vendeu bastante e é fácil achar peças e mão de obra para o modelo.

Volkswagen Jetta Variant

Anos: 2010/11

Preços: R$ 44 mil a R$ 50 mil

Jetta Variant
Foto | Volkswagen/Divulgação

Nós nos amarramos numa station-wagon e claro que teríamos uma para sugerir entre os carros com controle de estabilidade até R$ 50 mil. Com pouco mais de 10 anos de uso, a perua do Jetta traz ESC, seis airbags e todo o bom acerto dinâmico do sedã – com o pesinho extra do balanço traseiro, o que a torna ainda mais divertida.

Derivada da arquitetura do Golf V, é preciso ficar atento às revisões e estado de conservação. Da mesma forma que confere bom desempenho, o motor 2.5 de cinco cilindros e 170 cv com caixa automática Tiptronic também demanda manutenção preventiva – e mais salgada.

Carros até R$ 50 mil com controle de estabilidade: Honda Civic

Anos: 2008/09

Preços: R$ 44 mil a R$ 48 mil

Civic EXS carros controle estabilidade
Foto | Honda/Divulgação

Considerado um dos melhores Civic de todos os tempos, esta oitava geração do sedã médio – lançada em 2006 como New Civic – é equipada com controles de estabilidade e tração nas versões topo de linha da época, a EXS. Além do carisma e da boa reputação da Honda, traz o eficiente conjunto com motor 1.8 16V de 140 cv e câmbio automático de cinco marchas.

Bancos de couro, ar-condicionado automático, som com USB e Bluetooth, aletas no volante para troca de marchas, rodas de liga-leve e volante com ajustes de altura e profundidade também fazem parte da lista. Além disso, é um Civic, carro sempre valorizado e com ótima liquidez.

Mercedes-Benz C200K

Ano: 2008

Preços: R$ 45 mil a R$ 50 mil

Por que não botar um carro premium nessa lista? A variante 200K foi uma das mais “populares” desta geração do Classe C e traz, além do controle de estabilidade e tração, todo requinte que se espera de um modelo da marca alemã de luxo. No caso das versões Avantgarde, há até mimos, como ajustes elétricos do banco e até dos encostos de cabeça. 

O conforto é garantido pelo espaço interno, assentos macios e o tratamento da cabine, enquanto o desempenho é digno de um V6, mesmo que estejamos falando de um 1.8 de 184 cv, auxiliado por um compressor mecânico e casado com um câmbio automático de cinco marchas. O 0 a 100 km/h é feito em 8,6 segundos.

Carros até R$ 50 mil com controle de estabilidade: Peugeot 308

Ano: 2013/14

Preços: R$ 47 mil a R$ 50 mil

308 carros controle estabilidade
Foto | Peugeot/Divulgação

O 308 é um daqueles carros incompreendidos do mercado – e da Peugeot. Mescla bem conforto e dinâmica, mas o hatch médio jamais emplacou por aqui, apesar de suas virtudes. De qualquer forma, é uma boa opção entre os carros com controle de estabilidade até R$ 50 mil.

Ainda mais que, neste primeiro ano de importação da Argentina, só a versão Griffe THP vinha com ESC de série. O motor 1.6 turbo de 165 cv com câmbio automático de seis marchas empresta um desempenho animado ao 308. Completam a lista seis airbags, sensor de ré, bancos de couro, retrovisores rebatíveis eletricamente, DRL e central multimídia com entrada USB e GPS nativo.

Volvo S60

Anos: 2011/12

Preços: R$ 46 mil a R$ 50 mil

Volvo S60 carros controle estabilidade
Foto | Volvo/Divulgação

A marca sueca sempre foi sinônimo de segurança e desde a era jurássica já equipava seus carros com controle de estabilidade. No caso, o S60, além do ESC, ainda oferece o City Safety, o sistema que reduz a velocidade ou para o carro por completo a velocidades até 30 km/h caso detecte a iminência de uma colisão.

Isso sem falar que o sedã médio-grande ainda entrega conforto e sofisticação de sobra, e o motor 2.0 turbo de 240 cv que atua com a caixa automatizada de dupla embreagem e seis marchas. Só fique atento que esta transmissão precisa estar com a manutenção em dia e que o custo de manter um modelo da Volvo – e de qualquer marca premium – costuma ser salgado.

Por falar em preço salgado, o S60 deste ano tem valor na Tabela Fipe na casa dos R$ 56 mil. No entanto, em sites de compra e venda de carros, é possível garimpar exemplares com preços abaixo ou próximos a R$ 50 mil.

Carros até R$ 50 mil com controle de estabilidade: Fiat 500

Anos: 2013/14

Preços: R$ 42 mil a R$ 45 mil

Fiat 500 Cult
Foto | Fiat/Divulgação

Para quem não precisa de espaço, o carrinho da Fiat é um barato e ainda vem equipado com controles de estabilidade e tração, além do assistente à subida em rampas. Isso mesmo na versão Cult, com o motor 1.4 8V, que, apesar dos 88/85 cv, dá mais do que conta de mover o subcompacto de 1.060 kg. Só fuja das versões com o câmbio automatizado Dualogic.

Chevrolet Captiva

Anos: 2011/12

Preços:R$ 39 mil a R$ 46 mil

CHevrolet Captiva carros controle estabilidade
Foto | Chevrolet/Divulgação

Calma, queríamos colocar um SUV na lista e nada muito “old school”. Então, selecionamos o Captiva que, apesar de ter péssima liquidez e fama de manutenção complicada, é um crossover bem bacana e com controles de estabilidade, de tração e de subidas. Além disso, fica abaixo dos R$ 50 mil.

Como nós somos bonzinhos, sugerimos as versões com o motor 2.4 Ecotec de 185 cv. Não é o suprassumo do consumo e desempenho, mas bebe bem menos que as opções V6. Além do bom espaço interno, o SUV médio da GM também traz seis airbags, bancos de couro, monitoramento da pressão dos pneus, som com USB, ar automático, rodas de liga leve e até partida remota do motor. 

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