Além do controle de estabilidade, exigência de luzes de condução diurna também será adiada em três anos
Strada
Foto | Eduardo Rodrigues – Luzes de condução diurna só será exigidas para 100% da frota em 1° de janeiro de 2024

Em matéria publicada pelo Autos Segredos no dia 23 de junho, nossa reportagem adiantou que a Anfavea pediria a postergação dos itens de segurança que entrariam em vigor no dia 1° de janeiro de 2022. O pedido surtiu efeito e o Governo Federal cedeu aos fabricantes e adiou em dois anos a exigência de controle de estabilidade para 100% da frota nacional.

Nossa reportagem entrou em contato com o Ministério da Infraestrutura que responde pelo Denatran. Segundo o ministério, a Anfavea solicitou o adiamento das resoluções de segurança em três anos.

“A deliberação sobre o adiamento da implantação de equipamentos de segurança pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) levou em consideração a impossibilidade de realização de testes de comprovação da segurança, feitos no exterior, por conta da pandemia. Além disso, a decisão foi analisada por diversos órgãos competentes, que entenderam os impactos no cronograma dos testes. A prorrogação só alcança os projetos de veículos que estão em produção pelas montadoras e não para os novos projetos. Por fim, é importante ressaltar que a decisão foi de postergar por apenas um ano, e não por três, como havia sido solicitado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), afirma a nota do Ministério da Infraestrutura.

Porém, a exigência do controle de estabilidade foi adiada em dois anos e não em um como diz a nota.

Para novos projetos veículos produzidos ou importados, a exigência de controle de estabilidade que entrou em vigor em 1° de janeiro de 2020 está mantida. Mas para os demais modelos produzidos em solo nacional a partir de 1° de janeiro de 2023 50% da produção terá que contar com os itens de segurança e 100% da produção nacional só será obrigada a cumprir a exigência em 1° de janeiro de 2024, ou seja dois após o prazo inicial.

A Resolução Contran 799 publicada em 22 de outubro de 2020 que entrará em vigor no dia 3 novembro regulamenta os adiamentos não só da exigência do controle de estabilidade como também a exigência de luzes de condução diurna Já a exigência de luzes de condução diurna que entraria em vigor no dia 1° de janeiro de 2021 foi adiada para o começo de 2024.

A indicação de cintos de segurança desafivelados para todos os carros que valeria em 2023 foi adiado para 2024.

Impacto lateral

A Resolução 799 também adiou a exigência de testes de impacto lateral para a homologação de todos os modelos vendidos no mercado brasileiro que entraria em vigor no primeiro dia de 2023. Agora, os testes de batidas laterais só serão exigidos para 100% da frota em 1° de janeiro de 2024. Assim como controle de estabilidade, a exigência dos testes está mantida para novos projetos lançados no país desde 1° de janeiro do ano corrente.

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