InícioMatérias especiaisAs melhores centrais multimídia

As melhores centrais multimídia

- publicidade -
- publicidade -

Confira os melhores sistemas de entretenimento presentes em automóveis das marcas mais “populares”

Por Fernando Miragaya

A central multimídia do carro nunca fez tão jus ao nome. Os sistemas de entretenimento evoluíram drasticamente nos últimos anos, incorporaram novas funções e hoje praticamente são uma extensão do smartphone e do automóvel. Além disso, passaram a ser fator de compra para muitos consumidores. E modelos com as centrais originais costumam valorizar mais na hora da revenda.

Porém, entre diversas opções no mercado e nesta evolução constante, existem centrais multimídia melhores que outras. Seja por sua operação intuitiva ou por funções e aplicativos diferentes, seja pelo tamanho da tela ou pelas inovações. 

Pegamos carros de diferentes segmentos e elegemos as melhores centrais multimídia que eles oferecem. Elencamos o equipamento mais bacana dentro da marca. Não consideramos os modelos de fabricantes premium, pois aí seria covardia.

Fiat e Jeep

Melhores centrais multimídia Jeep
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

As linhas 2022 da Fiat Toro e do Jeep Compass estrearam, no embalo da remodelação de meia-vida, uma nova geração de centrais multimídia, com telas de 7, 8,4 e 10,1 polegadas. A mais bacana delas, obviamente, está nas versões topos das linha da picape e do SUV médio. 

Disposta na vertical, mais lembra um tablet com seu display de 10”. Oferece conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e permite conexão 4G através de pacote de dados da Tim pago à parte. Ainda integra as plataformas Fiat Connect Me e Jeep Adventure Intelligence. 

Esses novos serviços conectados das duas marcas – que emprestam nome às respectivas centrais, no lugar de Uconnect – permitem ligar o motor remotamente pelo celular ou assistente virtual. Ou localizar postos de combustível e estacionamentos em conjunto com a navegação, entre outros serviços.

MyLink
Foto | Chevrolet/Divulgação

A MyLink sempre foi uma central simples, porém objetiva e funcional. Em 2020, a linha Onix passou a trazer o sistema em uma tela maior, de 8 polegadas, e com a possibilidade de conexão Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabeamento.

A central continua com sua operação bastante intuitiva – uma das mais fáceis de mexer do mercado – e manteve a interação com o OnStar, o serviço global de concierge da Chevrolet. O dispositivo ainda oferece conexão com 4G nativo – com pacote pago à parte -, interatividade com o aplicativo myChevrolet e permite emparelhar dois celulares por Bluetooth simultaneamente.

Melhores centrais multimídia: VW Play

Melhores centrais multimídia VW Play
Foto | Volkswagen/Divulgação

A nova central multimídia da marca alemã estreou no ano passado na linha Nivus, e hoje já é encontrada em modelos como Polo, Virtus e no novato Taos. Em um monitor de 10 polegadas, é possível acessar, diretamente na tela, aplicativos como iFood, Spotify, Deezer, Waze, Estapar, Porto Seguro, além de apps de audiobooks e, em breve, MobiMax (TV digital) e Get It (para reserva de restaurantes).

VEJA TAMBÉM:

Apesar de não permitir conectividade sem fio com aparelhos Android, a VW Play permite a criação de mais de um perfil de usuário. Caso você divida o carro com outras pessoas, é possível salvar preferências diferentes de conexões, memórias e destinos, por exemplo, além de funções do carro, como a temperatura e velocidade do ar-condicionado.

blueMedia – Hyundai

Melhores centrais multimídia  blueMedia
Foto | Hyundai/Divulgação

Uma das melhores centrais multimídia do pedaço desde o lançamento na linha HB20, a blueMedia segue a lógica da MyLink, da Chevrolet, com navegação simples e intuitiva. Recentemente, hatch e sedã equipados com o sistema agora têm a conveniência da conectividade com Android Auto e Apple Car Play sem fio.

A central multimídia destacada do painel tem tela de 8 polegadas e também passou a ter integração com o aplicativo Bluelink, que permite, pelo celular, acessar e acionar algumas funções do carro. É possível, por exemplo, fechar e abrir portas e janelas e ligar o motor do automóvel por meio do smartphone.

Melhores centrais multimídia EasyLink
Foto | Renault/Divulgação

Mais uma central multimídia sem muitas firulas e eficaz, como o próprio (novo) nome sugere. Desde quando se chamava Media NAV (e mesmo mal posicionada em modelos como Logan e Sandero), o sistema de infoentretenimento da marca francesa sempre foi bastante funcional, prático e de navegação simples. 

Agora, com o renovado Captur 2022, a central passou por um upgrade, a tela de 8” está com melhor definição, as respostas ficaram mais rápidas e o layout foi mudado. Além disso, permite criar perfis individuais personalizados (como na VW Play) e alterar as imagens que aparecem no display.

Melhores centrais multimídia: A-IVI – Nissan

Melhores centrais multimídia Nissan
Foto | Nissan/Divulgação

A marca japonesa sempre teve equipamentos multimídia simples, porém práticos em seus carros de passeio. Só que o sistema que estreou recentemente na Frontier e na nova geração do Versa ilustra bem a evolução. Chamado de A-IVI, tem tela de 8” (picape) ou 7” (sedã), operação intuitiva e atende a comandos de voz.

Ao mesmo tempo, a central multimídia permite baixar app diretamente no sistema. As atualizações de software e do aplicativo do GPS são feitas via wi-fi (Over The Air) e é possível conectar, pelo Bluetooth, smartphones e outros aparelhos ao mesmo tempo. 

Peugeot Citroën

Peugeot Citroën
Foto | Peugeot/Divulgação

O sistema multimídia das marcas francesas também é bastante moderno e avançado, e atende a comandos por voz, – só não é referência quando o assunto é ser intuitivo. Na renovada linha 2022 do 3008, o equipamento estreou um display de alta definição e maior, de 10 polegadas. 

No SUV médio da Peugeot, a central multimídia reúne ainda sete teclas (chamadas pomposamente de “toggles switches”) que permitem acessar diretamente funções de conforto do veículo, como ar-condicionado, além de navegação 3D e configurações do carro.

Sync – Ford

Sync
Foto | Ford/Divulgação

A central multimídia da Ford é uma das pioneiras e sempre se destacou pela boa conectividade e operação funcional desde os tempos de Ka, Fiesta e EcoSport. O sistema está em sua terceira geração e, em SUVs como Territory e Bronco Sport, trabalha com uma tela de 10 polegadas e permite conectividade sem fio, mas só de aparelhos Apple.

O dispositivo integra ainda o Ford Pass, outra plataforma de serviços digitais que também permite ligar o motor do veículo remotamente, por meio do aplicativo no smartphone, e acessar informações e configurações dos modelos. 

Cadê Toyota e Honda?

Estranhou a ausência das centrais multimídia das duas marcas queridinhas do mercado? Estão de castigo, mesmo. Para ver se as duas marcas aprendem a fazer equipamentos tão bons quanto os carros que conquistaram uma reputação ótima no mercado. Os sistemas das marcas são ruins de operar, lentos e pouco intuitivos. Mesmo a Play+ da Toyota ainda fica devendo.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -