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10 dicas de Jeep Renegade usado para você levar para casa

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Versões e séries especiais do SUV compacto são boas opções para quem quer bancar o aventureiro sem gastar muito no 0 km

Por Fernando Miragaya

Em 2015 houve um verdadeiro frisson no mercado de aventureiros urbanos. O Jeep Renegade chegou naquele ano em uma leva de crossovers compactos que ajudaram a transformar o segmento. Passados quase oito anos, hoje o modelo produzido em Goiana (PE) é uma boa dica de usado.

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E o que não falta é opção de Jeep Renegade usado e seminovo. O modelo foi lançado em abril de 2015 já se destacando por ser o único com visual realmente de utilitário e por até ter conjunto mecânico que possibilitava a mínima pretensão off-road.

Além das variantes com motor 1.8 E.torQ flex, com câmbio manual e automático, o Renegade também iniciou os trabalhos com um robusto 2.0 turbodiesel e tração 4×4 com reduzida.

Os maldosos de plantão vão falar que o Renegade flex não sobe nem meio-fio. Verdade que o já cansado E.torQ, com seus 130/132 cv de potência e 18,6/19,1 kgfm de torque, está longe de oferecer aquele desempenho. Até pela relação peso-potência de mais de 10 kg/cv. Mas ganhou um variador de fase, para dar “aquela forcinha” a mais.

No caso do 1.8, o consumo elevado e o comportamento áspero depõem contra, porém as versões flex do Jeep Renegade são bem mais em conta. E o modelo com câmbio manual tem uma performance melhor e menos beberrona. Só que aí se perde o conforto no dia a dia no trânsito.

O motor 2.0 da família Pratola Serra, turbodiesel de 170 cv, sobra nesse quesito e também em eficiência. A sempre enaltecida caixa automática da ZF, com nove marchas, garante agilidade nas acelerações e o torque de 35,6 kgfm empresta disposição para retomadas de velocidade.

Na linha 2023, lançada em fevereiro, o Renegade trocou os dois motores por um novo 1.3 turboflex de quatro cilindros para se tornar o SUV compacto mais potente do mercado. São 185/180 cv, porém ministrados pelo mesmo câmbio Aisin de seis velocidades – só a variante 4×4 adota o ZF de nove.

Claro que, como todo carro usado,é preciso estar atento ao histórico de manutenção do Jeep Renegade. Além disso, o modelo merece atenção especial em relação justamente ao câmbio da Aisin, que costuma ser fonte de problemas. Olho vivo também na parte de baixo do SUV, já que tem gente que pode achar que ele é um Defender, no sistema elétrico e em barulhos internos.

Outro ponto a considerar é que o Renegade tem um porta-malas ínfimo. Mal e porcamente cabe mais que uma mala grande ou mesmo um carrinho de bebê – menos ainda se for um desses mais modernos e volumosos.

Em compensação, o Jeep Renegade usado ou seminovo vai ter aquela altura do solo (21,1 cm no flex, 22,4 cm no diesel) que muita gente busca para transitar na buraqueira do asfalto. Posição de dirigir bem ajeitada, suspensão com calibragem correta e boa rigidez da carroceria fazem do jipinho um carro bacana para o dia a dia e para a estrada.

Veja agora 10 dicas de Jeep Renegade usado. Tem versões a gasolina e diesel, com caixa manual ou automática, séries especiais e até a recente turboflex, de diferentes anos e preços*.

Jeep Renegade usado: versão Sport 2.0 AT 2015/16

Preços: entre R$ 93 mil e R$ 105 mil

No primeiro ano de vida, o Renegade diesel também teve sua versão Sport. Era a mais barata com o motor 2.0 e câmbio automático de nove marchas. É equipado com controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, sensor de ré, e Isofix na segurança – além do ABS nos freios e airbag duplo frontal obrigatórios por lei.

Ar-condicionado, direção elétrica, trio, som com Bluetooth e USB e volante com ajustes de altura e de profundidade, freio de estacionamento elétrico, piloto automático com limitador de velocidade, chave com telecomando. Por fora, faróis de neblina, luzes diurnas e rodas de liga-leve aro 16”.

Na mecânica, ainda se vale de tração integral. Além do 4×4 e reduzida, traz sistema Selec-Terrain com quatro tipos de terreno e controle automático de descida.

Longitude 1.8 AT 2015/16

Preços: entre R$ 74 mil e R$ 82 mil

Outra versão da primeira fornada do Renegade, porém a opção topo de linha com o 1.8 aspirado flex e câmbio AT de seis marchas. Em relação à Sport anteriormente citada, não tem o sistema de tração 4×4, mas leva central multimídia com tela de 5”, câmera de ré, GPS, entrada USB e comandos de voz.

Além disso, o ar aqui é automático com duas zonas de regulagens e o volante, além de multifuncional, é revestido de couro. Aletas para troca sequenciais de marchas, tapetes de borracha, tomada de 12V no porta-malas e rodas aro 17” com pneus 215/60 completam o pacote.

Jeep Renegade usado: Trailhawk 2.0 2016/17

Preços: entre R$ 100 mil e R$ 110 mil

A configuração mais jipeira do Renegade é a Trailhawk. Além de opção mais completa da linha, é a também com desenho mais diferenciado e mais aptidões para o fora de estrada. Isso porque, além da tração 4×4, recebe suspensão reforçada e pneus 215/60 R17 todo-terreno.

No design, rodas aro 17” exclusivas, ganchos para reboque pintados de vermelho, mesmo tom das costuras aparentes na cabine e diversos detalhes externos e internos escurecidos. Nos itens de série, destaque para os seis airbags, faróis de xenônio, retrovisores rebatíveis eletricamente, espelho interno eletrocrômico, multimídia com tela de 7”, chave presencial e sensores de chuva e de luminosidade.

O modelo ainda podia receber, como opcionais, teto panorâmico e sensor de ponto cego. Então, pesquise bem o Jeep Renegade usado na versão Trailhawk.

Night Eagle 1.8 AT 2017/18

Preços: entre R$ 82 mil e R$ 90 mil

A série especial é baseada na versão Longitude do SUV compacto da Jeep, que na linha 2018 passou a ser equipada com bancos de couro e rodas aro 18”. A Night Eagle tem apelo visual, com detalhes escurecidos. No lugar dos cromados e prateados, pintura preta, alternada em acabamento fosco ou brilhante.

Desta forma, as rodas de liga leve, molduras dos faróis de neblina, logotipos, emblemas e até a tradicional grade com sete barras verticais são pintadas de preto. No habitáculo,  tom brilhante em partes do volante, dos alto-falantes e das saídas de ar, além de na coifa do câmbio e no porta-copos central.

Jeep Renegade usado: Sport 1.8 MT 2018/19

Preços: entre R$ 75 mil e R$ 84 mil

Essa é para quem não faz questão de transmissão automática e pode até usufruir mais do motor aspirado flex. O câmbio de cinco marchas permite até um rendimento melhor do E.torQ e os preços do Jeep Renegade manual na linha 2019 são bem mais em conta.

A lista de equipamentos é a mesma da Sport citada anteriormente. Porém, há algumas novidades, como o monitoramento da pressão dos pneus e o sistema start/stop do motor. Os bancos de couro eram opcionais.

Willys 2.0 AT 2019/20

Preços: entre R$ 153 mil e R$ 177 mil

Uma das séries mais divertidas – e valorizadas – entre os Renegade usados. A edição limitada foi uma das atrações do Salão de São Paulo de 2018 com seu estilo em homenagem ao mais emblemático dos Jeeps, o Willys.

Além da cor verde Recon, a série traz o nome do homenageado nos para-lamas dianteiros, a inscrição “4-Wheel Drive” na tampa do porta-malas e uma grande estrela branca nas colunas traseiras. Rodas, emblemas, molduras de grade e dos para-choques e capas dos retrovisores são pintados de preto. 

No interior, bancos dianteiros com o nome da série bordado. Baseado na Trailhawk, o Renegade Willys traz sete airbags (um a mais para joelhos do motorista) e multimídia com monitor de 8,4 polegadas. Os compradores originais ganharam uma maleta em forma de galão com jaqueta da Osklen e uma garrafa térmica Stanley.

Jeep Renegade usado: STD 1.8 AT 2020

Preços: entre R$ 84 mil e R$ 89 mil

No fim de 2019 a Jeep lançou a STD como a nova versão de entrada do Renegade, no lugar da opção que não tinha sobrenome. Como era baseada na variante então oferecida para o segmento PcD, padecia do alívio de equipamentos para “compensar” o câmbio automático.

Tem o básico: ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, start-stop e controle de cruzeiro. Mas pelo menos também mantém os controles de estabilidade, tração e subidas, luzes diurnas de LED, monitoramento dos pneus e descansa-braço. Agrega apenas rack no teto. 

Não estranhe se achar o Renegade STD com um som ou multimídia nada a ver: o item sequer era oferecido como opcional ou acessório.

Moab 2.0 AT 2020/21

Preços: entre R$ 148 mil e R$ 156 mil

O Renegade Moab nasceu em 2020 para ser o modelo diesel mais barato da linha do utilitário esportivo – e também do Brasil. Com nome do deserto localizado no estado norte-americano de Utah, propício para trilhas e aventuras off-road. O modelo mantém os ganchos de reboque da Trailhawk e os pneus de uso misto com rodas aro 17” escurecidas.

Na parte de equipamentos, ar-condicionado bizona, central multimídia com display de 7”, sensor de ré, faróis de neblina e piloto automático. Adesivos com o nome da versão estão nos para-lamas dianteiros e na tampa traseira, e capas dos espelhos, grade, maçanetas e rack de teto são pintadas de preto.

Jeep Renegade usado: 80 Anos 1.8 AT 2021/22

Preços: entre R$ 94 mil e R$ 101 mil

Baseado na versão Longitude, a edição especial não teve limitação de unidades e foi uma celebração às oito décadas de existência da Jeep. No design, detalhes na cor cinza escuro na grade dianteira, rodas, rack do teto e logotipos. Badges com “80th anniversary” estão na carroceria e na cabine, que ainda traz tapetes exclusivos e bancos de couro com costuras aparentes. 

A grande novidade na carona da série foi a plataforma Adventure Intelligence, com wi-fi a bordo, conexão para até oito dispositivos e aplicativo com funções remotas do veículo. Porém, o serviço era opcional e requer pagamento de mensalidade. Além disso, o Renegade 80 Anos é equipado com multimídia com tela de 8,4” e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.

Longitude 1.3 2022

Preços: entre R$ 138 mil e R$ 143 mil

Jeep Renegade Longitude AT6 4x2 2022
Foto | Jeep/Divulgação – Jeep Renegade Longitude AT6 4×2 2022

O mais novo da lista de Jeep Renegade usados tem como destaque justamente a performance do motor turboflex de até 185 cv. O SUV foi levemente reestilizado para receber o novo conjunto mecânico, e manteve os seis airbags, controles de estabilidade e tração e câmera de ré.

O Renegade 2022 nesta opção Longitude agregou itens de auxílio à condução bacanas, como frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de permanência em faixa, reconhecimento de placas de trânsito e detector de fadiga,

Além disso, estreou nova central multimídia com tela de 8,4” e conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Faróis full LED, carregador de celular por indução, bancos de couro e quadro de instrumentos com tela digital de 7 polegadas completam o pacote.

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Andamos na Jeep Gladiator, a picape de R$ 500 mil:

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*Preços médios coletados nos principais sites de compra e venda de veículos, como Webmotors, Mobiauto e KBB, na segunda semana de dezembro de 2022.

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