InícioMarcasCitroënVeja quais são os concorrentes do novo Citroën C3 por preços e...

Veja quais são os concorrentes do novo Citroën C3 por preços e equipamentos

- publicidade -
- publicidade -

A terceira geração do hatch compacto está prestes a chegar ao mercado, mas os rivais já estão bem definidos – ou nem tanto

Por Fernando Miragaya

O novo Citroën C3 acaba de ser lançado e você já viu aqui no Autos Segredos praticamente tudo sobre a terceira geração do hatch compacto. Inclusive, que o carro começa a ser vendido em setembro tem sete versões de acabamento (duas com jeitão de série especial) e duas opções de motores. Agora vamos destrinchar com quais modelos este portfólio da marca francesa vai brigar.

A própria Citroën já elegeu os concorrentes preferenciais “oficiais” do novo C3, conforme o AS antecipou. Mas na faixa de preço, o leque de rivais se abre bastante. O modelo – por enquanto – terá preços entre R$ 68.990 e R$ 97.990.

Importante lembrar que as opções mais em conta do novo C3 são equipadas com o motor 1.0 Firefly e câmbio manual de cinco marchas. O propulsor, já dentro das conformidade do Proconve L7 e com calibração do Fiat Argo: 71 cv e 10 kgfm a 3.250 rpm com gasolina e 75 cv e 10,7 kgfm a 3.250 rpm, com 100% etanol. 

Já as variantes mais completas se valerão do motor 1.6 EC5 que já equipa C4 Cactus e os Peugeot 208 e 2008. São 113 cv e 15,4 kgfm a 4.250 rpm com gasolina e 120 cv e 15,6 kgfm a 4.500 rpm. Com esse propulsor, existe uma opção de câmbio manual de cinco marchas e o restante tem caixa automática, de seis.

Relembre como ficou a linha:

  • Novo C3 Live 1.0: R$ 68.990
  • Novo C3 Live Pack 1.0: R$ 74.990
  • Novo C3 Feel 1.0: R$ 78.990
  • Novo C3 Feel 1.6 16V: R$ 86.990
  • Novo C3 Feel Pack 1.6 16V AT: R$ 93.990
  • Novo C3 First Edition 1.0: R$ 83.990
  • Novo C3 First Edition 1.6 16V AT: R$ 97.990

Controles de estabilidade e tração exigidos por lei, assistente à partida em rampas, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas com comandos elétricos, luzes de condução diurnas e monitoramento dos pneus  estão entre os equipamentos de série para toda a linha do hatch da marca francesa.

Central multimídia com tela de 10” só a partir da Live Pack, ajuste de altura do banco, limpador e desembaçador elétrico traseiro e chave com telecomando das portas só a partir da Live Pack. Vidros elétricos traseiros, alarme, regulagem de altura do volante e rodas de liga-leve só na Feel. E câmara de ré só depois da Feel Pack.

Nenhuma versão recebe mais que o airbag duplo frontal obrigatório no país – assim como rivais da própria Stellantis, como Argo e Cronos, e o veterano Gol. Tampouco há itens de auxílio à condução – sequer como opcional nas configurações mais caras da terceira geração do hatch da marca francesa.

Agora, vamos listar os potenciais concorrentes do novo Citroën C3, não só em carroceria. Além dos hatches compactos, pelo posicionamento de preço, o modelo produzido em Porto Real (RJ) também vai disputar mercado com subcompactos, sedãs e até crossovers. Entenda.

Renault Kwid

Renault Kwid Outsider 2023
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Kwid Outsider deverá perder vendas para o novo Citroën C3
  • Versão: Outsider
  • Preço: R$ 71.990
  • Motor: 1.0 12V 
  • Câmbio: manual de cinco marchas

Como dito, os concorrentes do novo C3 não ficarão restritos aos hatches de entrada do mercado. Ao começar por cerca de R$ 69 mil, o modelo da marca francesa pode até disputar terreno com a configuração topo de linha do Kwid, mais equipada, porém com a vantagem para o Citroën, é claro, de ter bem mais espaço que o pequenino carro da Renault.

Principais equipamentos do Kwid Outsider: quatro airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, monitoramento de pressão de pneus, luz de condução diurna de LED, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico e central multimídia com conexão para Android Auto e Apple CarPlay.

Fiat Argo

  • Versões: 1.0, Drive e Trekking
  • Preços: de R$ 75.190 a R$ 84.890
  • Motores: 1.0 6V ou 1.3 8V
  • Câmbios: manual de cinco marchas

As versões de entrada do novo C3 terão como concorrente um companheiro de Grupo Stellantis e co-irmão de conjunto mecânico. O modelo da Citroën terá o mesmo motor Firefly três-cilindros do Argo nas opções mais básicas. Ainda com a opção aventureira Trekking do modelo da Fiat, os dois carros disputarão mercado em uma boa faixa de versões e preços.

Principais equipamentos do Argo 1.0: ar-condicionado, direção elétrica, comandos elétricos dos vidros dianteiros (one touch e antiesmagamento) e das travas, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, banco traseiro rebatível, chave tipo canivete com telecomando das portas e vidros e alerta de limite de velocidade.

Principais equipamentos do Argo Drive 1.0: itens da 1.0 mais central multimídia com tela de 7″, Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, duas entradas USB e comandos de voz, monitoramento de pressão dos pneus, volante com comandos de rádio e telefone, banco do motorista e volante com regulagens de altura.

Principais equipamentos do Argo Trekking 1.3: itens da Drive mais sensor de ré, retrovisores externos elétricos com tilt down e setas integradas, suspensão elevada, LEDs nos faróis dianteiros, molduras nas caixas de roda, vidros elétricos traseiros com one touch e sensor antiesmagamento, pneus 205/60 R15 ATR e barras longitudinais no teto.

Volkswagen Gol

  • Versão: 1.0
  • Preço: R$ 75.830
  • Motor: 1.0 12V
  • Câmbio: manual de cinco marchas

Prestes a se aposentar, fica até difícil entender porque o Gol ainda existe desta forma. Vendido em versão única e bem aliviado em equipamentos, o veterano compacto da marca alemã pode ser o concorrente da opção mais básica do novo C3 e disputar, inclusive, aquelas vendas diretas para frotistas – hoje a principal razão de ser do VW.

Principais equipamentos do Gol: ar-condicionado, direção hidráulica, comando elétrico dos vidros dianteiros e das travas, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com encosto rebatível, chave tipo canivete e lavador e limpador do vidro traseiro. 

Hyundai HB20

  • Versões: Sense, Comfort MT e AT, Limited, Platinum e Platinum Plus
  • Preços: de R$ 76.690 a R$ 114.390
  • Motores: 1.0 12V aspirado ou turbo
  • Câmbios: manual de cinco ou seis marchas, ou automático de seis

Recentemente reestilizado, o automóvel de passeio mais vendido do país obviamente é um dos alvos preferenciais do novo C3. Especialmente as versões com câmbio manual e motor aspirado do HB, que têm preços até R$ 85.490 (Limited). Aqui o embate se dará também no pós-venda, já que a Citroën promete custos de revisões mais baratos que boa parte dos concorrentes.

Já as opções automáticas do C3 terão a missão de encarar o hatch da marca sul-coreana com motor turbo três-cilindros de 120 cv, enquanto o Citroën mantém o 1.6 16V dos tempos de PSA. Aqui, vale lembrar que os C3 intermediários também podem duelar em preço com versões de entrada do HB20 sedã, que custam R$ 80,390 (Vision) e R$ 84,490 (Evolution), as duas com propulsor aspirado e transmissão manual de cinco marchas.

Principais equipamentos do HB20 Sense: seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar-condicionado, direção elétrica, comandos elétricos dos vidros dianteiros e das travas, luzes diurnas de LEDs e regulagens de altura do banco do motorista.

Principais equipamentos do HB20 Comfort 1.0 MT: itens da Sense mais sensor de ré, central multimídia com tela de 8”, conectividade sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth e comandos de voz, entrada USB para carregamento rápido de celular (tipo C), chave tipo canivete com telecomando das portas, vidros traseiros e retrovisores elétricos.

Principais equipamentos do HB20 Limited: itens da Comfort mais câmera de ré, rodas de liga leve diamantadas aro 15″, detalhes de couro e cromados, comando dos vidros na chave, volante com regulagem de altura e profundidade, sensor crepuscular e serviços conectados do Bluelink.

Principais equipamentos do HB20 Comfort turbo MT: itens da Comfort 1.0 mais rodas de liga leve diamantadas aro 16″ e vidros elétricos dianteiros e traseiros e do motorista com one touch e antiesmagamento.

Principais equipamentos do HB20 Platinum: itens da Comfort e da Limited mais quadro de instrumentos com tela de 4,2”, volante e alavanca do câmbio revestidos de couro, chave presencial para destravamento e travamentos das portas e com partida do motor remota ou por botão, retrovisores rebatíveis eletricamente.

Principais equipamentos do HB20 Platinum Plus: itens da Platinum mais controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem de emergência, assistente de permanência e centralização na faixa, sensor de ponto cego e de farol alto, alerta de tráfego cruzado, detector de fadiga, monitoramento da pressão dos pneus, ar automático, bancos de couro, carregador sem fio para smartphones e banco traseiro bipartido.

Volkswagen Polo

  • Versão: 1.0
  • Preço: R$ 78.550
  • Motor: 1.0 12V
  • Câmbio: manual de cinco marchas

De olho no Polo, dá para vê-lo como um concorrente mais real do novo C3. Além de mais moderno e dinamicamente superior em relação ao Gol já citado aqui, o Polo é mais espaçoso, mais equipado e pouca coisa mais cara. Seria um bom rival para a Citroën, só que vende pouco e sua configuração mais equipada e com motor turbo (Comfortline) passa dos R$ 100 mil.

A marca alemã, inclusive, prepara a remodelação da linha para o fim deste ano e uma nova opção de entrada, Track, para 2023, para entrar no lugar justamente do Gol.

Principais equipamentos do Polo 1.0: quatro airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar-condicionado, direção elétrica, comandos elétricos dos vidros (one touch na frente) e travas, central multimídia com comandos no volante, banco traseiro rebatível e desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro.

Chevrolet Onix

  • Versões: 1.0, LT, AT Turbo, LT Turbo, LTZ Turbo, RS Turbo e Premier Turbo
  • Preços: de R$ 78.700 a R$ 103.220
  • Motor: 1.0 12V aspirado ou turbo
  • Câmbio: manual ou automático de seis marchas

O Onix é um concorrente bastante difícil para o novo C3. Ainda mais pela variedade de versões, oferta de motores turbo e uma rede de concessionárias com mais de 500 pontos de venda. O hatch da General Motors começa em R$ 78.700 em sua versão aspirada, apontada como um dos carros mais econômicos do país.

É outro carro com quem o modelo da Citroën vai disputar versão por versão no mercado. E até o sedã Onix Plus (com preços a partir de R$ 83.480) pode entrar na roda em determinadas configurações, já que, a despeito do porta-malas maior, o C3 intermediário promete mais equipamentos e vem com a proposta de hatch altinho com jeito de SUV, o que faz a cabeça de muita gente.

Principais equipamentos do Onix 1.0 e Turbo AT: seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar-condicionado, direção elétrica, comandos elétricos dos vidros (nas 4 portas com one touch e antiesmagamento) e das travas, luzes diurnas de LEDs, chave tipo canivete com telecomando das portas, som com Bluetooth, USB e comandos no volante banco traseiro bipartido e rebatível.

Principais equipamentos do Onix LT 1.0: itens da 1.0 mais central multimídia com tela de 8”, conexão com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth e entrada USB, controle de limite de velocidade e retrovisores elétricos.

Principais equipamentos do Onix LT Turbo: itens da LT 1.0 mais rodas de liga-leve aro 15”.

Principais equipamentos do Onix LTZ Turbo: itens da LT Turbo mais câmera de ré, sensor crepuscular, chave presencial com partida do motor por botão e abertura das portas por aproximação, volante com ajustes de altura e profundidade, descansa-braço dianteiro, faróis de neblina e rodas aro 16”.

Principais equipamentos do Onix RS: itens da LTZ mais detalhes no acabamento escurecidos, em preto brilhante e vermelho, bancos com revestimento premium e rodas exclusivas.

Principais equipamentos do Onix RS: itens da LTZ  mais bancos e volante com revestimento premium, carregador de smartphone sem fio, controle de cruzeiro, faróis com projetores, detalhes cromados e luz diurna de LED.

Fiat Cronos

  • Versões: 1.0, Drive e Precision
  • Preços: de R$ 74.490 a R$ 92.790
  • Motores: 1.0 6V ou 1.3 8V
  • Câmbios: manual de cinco marchas ou automático CVT de sete

Outro sedã concorrente com a nova geração do Citroën. Por que não? Afinal, a expectativa é que as versões intermediárias do novo C3 sejam mais equipadas que as opções de entrada do recentemente reposicionado Cronos, cuja linha 2023 estreou opções com motor três-cilindros Firefly e câmbio CVT, e com preços até mais em conta que seu companheiro de plataforma Fiat Argo.

Principais equipamentos do Cronos 1.0: ar-condicionado, direção elétrica, comandos elétricos dos vidros dianteiros e das travas, ajuste de altura do banco do motorista e indicador de pressão dos pneus.

Principais equipamentos do Cronos Drive 1.0 e 1.3: itens da 1.0 mais sensor de ré, central multimídia com tela de 7” com Android Auto e Apple CarPlay, comandos no volante e entradas USB para os bancos traseiros, vidros traseiros elétricos e assinatura de LED nos faróis.

Principais equipamentos do Cronos Drive 1.3 CVT: itens da 1.0/1.3 mais controles de estabilidade, de tração e de subidas e piloto automático. 

Principais equipamentos do Cronos Precision 1.3 CVT: itens da Drive 1.3 mais rodas de liga-leve aro 16″, chave presencial, ar-condicionado automático, câmera de ré com linhas dinâmicas, faróis de neblina, retrovisor eletrocrômico, luzes de cortesia sob os retrovisores externos, volante revestido de couro, paddle shift, descansa-braço dianteiro e banco traseiro bipartido.

Peugeot 208

  • Versões: Like, Style, Active, Allure e Griffe
  • Preços: de R$ 79.990 a R$ 109.990
  • Motores: 1.0 6V ou 1.6 8=16V
  • Câmbios: manual de cinco marchas ou automático de seis

O novo C3 usa uma plataforma simplificada modular do 208 produzido na Argentina, e o hatch da Peugeot pode ser um concorrente direto do Citroën. Apesar de o modelo da marca do leão ter pegada bem mais esportiva, acabamento que promete ser superior e espaço interno menor, nos preços o conflito será inevitável. 

Principais equipamentos do 208 Like 1.0 e Active 1.6 AT: quatro airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, central multimídia com tela de 10”, conexão com Android Auto e Apple CarPlay, entrada USB, comandos no volante e Bluetooth, luz diurna de LED e volante com ajustes de altura e de profundidade.

Principais equipamentos do 208 Style 1.0: itens da Like mais câmera e sensores de ré, faróis de LED e teto panorâmico.

Principais equipamentos do 208 Allure 1.6 AT: itens da Active mais câmera e sensores de ré, ar-condicionado automático, bancos de couro e chave presencial para partida do motor e travamento e abertura das portas.

Principais equipamentos do 208 Griffe 1.6 AT: itens da Allure mais airbags do tipo cortina (total de seis bolsas), assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, sensor de farol alto, quadro de instrumentos eletrônico, faróis de LED, descansa braço dianteiro, teto panorâmico e sensores de chuva e de luminosidade.

Renault Sandero

  • Versão: S-Edition
  • Preço: R$ 83.190
  • Motor: 1.0 12V 
  • Câmbio: manual de cinco marchas

A Renault deve ter ficado feliz quando a Citroën elegeu o Sandero como concorrente do novo C3. Meio esquecido e perdido na prateleira da marca, o compacto que se manteve firme e forte com a proposta de “hatch altinho” perdeu opções automáticas e com motor 1.6. Hoje resiste em uma variante única com preço para brigar com opções mais completinhas do C3.

Dizem, inclusive, que o Citroën quer se valer da mesma estratégia de espaço interno mais bem aproveitado entre os compactos, o principal argumento do Sandero por anos. Em itens de série, o novo C3 deve superar o rival da Renault. Sempre bom recordar que a marca considera o Stepway outro carro, que já começa acima dos R$ 95 mil.

Principais equipamentos do Sandero S-Edition: quatro airbags, sensor de ré, ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, comandos elétricos dos vidros (com one touch) e das travas, central multimídia com tela de 7” e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, banco do motorista e volante com ajustes de altura e start/stop do motor.

Fiat Pulse

  • Versão: Drive
  • Preços: R$ 95.590
  • Motor: 1.3 8V
  • Câmbio: manual de cinco marchas

A futura geração do C3 pode ter como concorrente até um crossover compacto. As versões mais completas do hatch altinho da Citroën encarariam a configuração mais básica do novato Pulse, que usa motor 1.3 e câmbio manual. O modelo da marca francesa terá como argumentos a favor o espaço na cabine e a caixa automática, já que no recheio terá de se virar para fazer frente ao Fiat.

Principais equipamentos do Pulse Drive 1.3: seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar-condicionado automático, direção elétrica, trio elétrico (vidros com função one touch e antiesmagamento), central multimídia com tela de 8,4”, conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, entrada USB, comandos de voz e no volante e Bluetooth, faróis de LED, piloto automático, banco do motorista e volante com ajustes de altura, chave tipo canivete com telecomando das portas e monitoramento de pressão dos pneus.

Autos Segredos no YouTube:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -